Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Qual Aquecimento? Ajuda/Dicas/Sugestões....
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
PFL0803
Recém chegado

Registo: 09 Fev 2008

MensagemColocada: 12 Fev 2008 17:0    Assunto: Qual Aquecimento? Ajuda/Dicas/Sugestões.... Responder com Citação

Viva!
Quero desde já dar os parabéns pelo fórum.
Desde o ano passado que andava a preparar o projecto e dps de muitas voltas consegui terminar, estando já aprovado.
Passei longas horas a ler e a reler alguns dos tópicos ( alguns já de 2005) mas como sei que cada caso é um caso gostaria que me dessem umas dicas para o meu. Wink

Vou construir uma vivenda perto de Braga, com uma suite (casa de banho e quarto de vestir) com um total de 35m2 de área, dois quartos simples com 21m2 e 18m2, casa de banho principal com 10m2, escritório com 15m2, sala de estar e jantar com 60m2, cozinha com 24m2, lavandaria com 9,50m2 e dispensa com 3m2. Uma cave com 160m2. Contém varanda quase em todo o redor da casa com mais ou menos 150m2.
A casa será inicialmente habitada por 2 pessoas no entanto com possibilidade de mais tarde serem mais 2 crianças.

Neste momento sinto-me incapaz de conseguir definir ao certo qual aquecimento devo optar pois a minha experiencia na matéria é pouca mas procuro pesquisar e ler sobre o assunto.
Já pedi orçamentos:
- piso radiante eléctrico
- piso radiante hidráulico
- painéis solares
- ar condicionado
- recuperador de calor

E pra já fiquei-me por aqui, no entanto não sei qual o mais viável devido ás dimensões da casa. Fala-se muito mas concretamente são pouco precisos no que diz respeito a gastos.

Na generalidade muitos vendedores acham que a melhor forma de aquecimento da vivenda seria um piso radiante eléctrico (com contador de luz bi-horário) e um recuperador no local da lareira. Isto tendo em consideração os seguintes aspectos: Preço/qualidade de vida; despesas de manutenção; gastos diários ou mensais.

Idea Gostaria que aqui apresentassem algumas ideias se possível construtivas e fundamentadas.

Agradeço desde já toda a disponibilidade…

Obrigado
[/b]
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Oinq
Veterano do Fórum

Registo: 25 Out 2007
Local/Origem: Peniche, Portugal

MensagemColocada: 12 Fev 2008 21:0    Assunto: Responder com Citação

Quanto quer gastar em instalação? e em exploração?
PFL0803
Recém chegado

MensagemColocada: 13 Fev 2008 1:0    Assunto: Responder com Citação

É assim, não queria gastar muito mas isso é relativo. O que pretendia era tipo preço/qualidade.
Voltar acima
RSECE-E
Recém chegado

Local/Origem: Alentejo

MensagemColocada: 13 Fev 2008 9:0    Assunto: Responder com Citação

Bom dia,

Já entrou entrou em vigor um conjunto de legislação relativa à Certificação Energética.

Na minha opinião, a leitura dessa legislação seria conveniente, até porque há vantagens de se colocarem painéis solares térmicos. Portanto, qualquer solução que utilize esses painéis, será o mais sensato.

A legislação pode ser consultada aqui:

http://www.adene.pt/ADENE/Canais/SubPortais/SCE/Legislacao/Nacional/RCCTE.htm

Idea
Voltar acima
Picatolas
Veterano do Fórum

Registo: 30 Set 2007
Local/Origem: Algarve/Portugal

MensagemColocada: 13 Fev 2008 15:0    Assunto: Responder com Citação

Do seu projecto tem q constar em especialidades um projecto térmico, ora nele são indicadas as características da construção e as exigências térmicas, não sei se é assim que se diz mas adiante, percebe-se.
1º ler o projecto e falar com quem o fez para que lhe explique o que não percebe, e questionar sempre se não é de gastar mais em isolamento da habitação, o que é que se pode melhorar, para poupar depois em aquisição de meios de conforto artificiais, e em combustível.
2º de acordo com as necessidades então procurar qual a melhor solução, sendo o ideal não precisar de qq zingarelho para aquecer/arrefecer a casa.
( Mas como os projectos térmicos são feitos sobre uma arquitectura já feita!... o mal já vem lá de traz)
Tenha presente que para aquecimento o mais económico e ecológico é a lenha.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
PFL0803
Recém chegado

MensagemColocada: 14 Fev 2008 0:0    Assunto: Responder com Citação

Agradeço desde já as respostas...

No entanto por falha minha não falei do projecto, pois este ja foi aprovado no ano passado logo não era obrigatório colocar os painéis solares (penso q se refere a isto)...
Para já sou livre de escolher o q pretendo colocar ou não colocar. Não sei confirmar é se é necessário meter algum projecto para poder colocar os painéis solares!!!!!!!

Já tenho orçamento para o piso radiante eléctrico RUMOPLAN:
Preço total ........ 6.626,25 €
Potência = 8.246 Watts. Valor máximo de consumo 24 horas x 30 dias =
1.979,04 kWatts x 0,10 Euros = 197,90 € ( estimativa ).
Aos valores acima descritos acresce IVA à taxa legal em vigor.

Da Energia Solar Termodinâmica Aquecimento de Águas Sanitárias:
Sistema Solar Termodinâmico RUMOPLAN ENERGIE, modelo ECO300I

Preço …………………………………………………………………………………………… 2.654,00 €
I.V.A. não incluído á taxa de 12%.
Infra-estruturas em tubo de cobre devidamente isolado
e Cargas de Frigogénio ……………………………………………………………. 375,00 €
I.V.A. não incluído á taxa de 21%.
Tubo multi-camada;
Grupo de segurança;
Válvula redutora de pressão;
Vaso de expansão 8 litros;
Válvula de segurança; ………………………………………………………………… 145,00 €
Serviços Montagem e Deslocações ……………………………………….. 200,00 €

Agradeço ideias/comentários.
Voltar acima
m-m
Recém chegado

Registo: 29 Jun 2007

MensagemColocada: 14 Fev 2008 12:0    Assunto: RUMOPLAN Responder com Citação

Bom dia,

Eu tb já tive um orçamento da RUMOPLAN e até visitei obras em curso e concluídas e assustei-me com os consumos de electricidade. Eu conheci um caso que pagavam 300€ mensalmente a EDP. Isto é valor de uma renda de uma casa!!!

Por esse preço mete-se um pavimento radiante a agua e fica-se liberto para qq fonte de energia.

M
Voltar acima
xptobola
Participante activo

Registo: 23 Abr 2007
Local/Origem: zona centro

MensagemColocada: 14 Fev 2008 16:0    Assunto: Responder com Citação

No meu caso instalei geotermia + ventiladores.

A minha opinião, os consumos que lhe indicarem multiplique por 2 e estará muito perto do valor final.
O melhor optar segundo o seu gosto/orçamento ventiladores ou piso radiante a agua e depois da casa pronta instala a fonte de calor, começa com um deposito de 300l eléctrico a aquecer a casa até um sistema geotermico.

Por ex. eu gasto 150.00€ +- mensais(aqs+aquecimento), se tirar o investimento inicial é do melhor que se consegue, mas se contarmos com o investimento inicial fica muito caro. com uma fonte de calor mais barato até podia gastar 300.00€ mês e seria barato.
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005
Local/Origem: Faro

MensagemColocada: 14 Fev 2008 23:0    Assunto: Responder com Citação

“É assim não queria gastar…” E assim ? como assim ?

“O que pretendia era tipo preço/qualidade.” Tipo ? que tipo é esse ?

Xptobola

150 € mensais.

Bem agora faça o resto das contas, dificilmente uma bomba de calor durará mais de 10 anos. Se usa o equipamento durante 6 meses, é só dividir o custo, os juros etc… por 10 anos e por 6 meses verificará que gasta mais de 600 € por mês. mas se durar 15 anos sair´um pouco mais baratos
E o seu sistema é bom. Pois tem ventilação, agora imagine os barrete que por aí há com os outros sistemas.

Quanto á qualidade do ar ? como faz para renovar o ar de sua casa ? Abre as janelas e arrefece a casa ?

Pois é … fazer bem saí tão caro que por vezes o melhor é não fazer nada.

Jorge Santos
Voltar acima
PFL0803
Recém chegado

MensagemColocada: 15 Fev 2008 1:0    Assunto: Responder com Citação

“É assim não queria gastar…” E assim ? como assim ?
“O que pretendia era tipo preço/qualidade.” Tipo ? que tipo é esse ?
(Quanto falo em gastar e em preço/qualidade refiro-me a um meio termo. Por exemplo o piso radiante electrico tem um preço razoável em relação ao piso radiante hidráulico(água) no momento da aquisição no entanto os gastos ao final de cada mês parecem-me assustadores.
Daí eu falar em preço/qualidade.
No entanto começo a aperceber-me que seja qual for o sistema que opte ou vai ter um custo inicial elevado e dps mensalmente terei menos gastos ou ter um sistema com um custo inicial mais razoável e pagarei a conta ao fim do mês (elevada por sinal)...

Recebi mais um orçamento: Bomba de calor Geotérmica/pavimento radiante hidráulico/AQS (em anexo) http://www.sendspace.com/file/bc79mn

Começo a pensar em colocar um recuperador com sistema de aquecimento de água para radiadores... (não sei se é assim que se diz) no entanto ainda aguardo orçamentos.

Aguardo comentários e agradeço desde já as respostas.

Pedro Lopes
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005
Local/Origem: Faro

MensagemColocada: 15 Fev 2008 9:0    Assunto: Responder com Citação

Uma bomba de calor é energia renovável ?? desde Quando ?

Quem dá esses orçamentos deveria ter mais cuidado, pois nem toda a gente é ignorante.

Jorge Santos
Voltar acima
yoseikan
Recém chegado

Registo: 11 Nov 2007
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: 15 Fev 2008 10:0    Assunto: Responder com Citação

O que me parece de muito mau tom é os orçamentos contemplarem +-250€ anuais para gastos de electricidade e depois os clientes finais constatarem 150€ mensais com condições reais de funcionamento (como o xptobola). Como já vi aqui dizer, deviam ser pagos em função da poupança e cumprimento dos orçamentos.

Toda a gente sabe que os consumos de um automóvel em condições reais são ligeiramente superiores aos anunciados, no entanto não são o dobro e muito menos 4 e mais vezes o anunciado.... Rolling Eyes
Voltar acima
Picatolas
Veterano do Fórum

Registo: 30 Set 2007
Local/Origem: Algarve/Portugal

MensagemColocada: 15 Fev 2008 11:0    Assunto: Responder com Citação

Já alguma vez fizeram as contas quanto isolamento se pode comprar com 150€?
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
xptobola
Participante activo

Registo: 23 Abr 2007
Local/Origem: zona centro

MensagemColocada: 15 Fev 2008 12:0    Assunto: Responder com Citação

Jorge Santos escreveu:

Xptobola

150 € mensais.

Bem agora faça o resto das contas, dificilmente uma bomba de calor durará mais de 10 anos. Se usa o equipamento durante 6 meses, é só dividir o custo, os juros etc… por 10 anos e por 6 meses verificará que gasta mais de 600 € por mês. mas se durar 15 anos sair´um pouco mais baratos
E o seu sistema é bom. Pois tem ventilação, agora imagine os barrete que por aí há com os outros sistemas.

Quanto á qualidade do ar ? como faz para renovar o ar de sua casa ? Abre as janelas e arrefece a casa ?

Pois é … fazer bem saí tão caro que por vezes o melhor é não fazer nada.

É caro como eu disse desde inicio se os valores fossem o que eles dizem era um bom investimento, se não seria um mau investimento.
Em relação a qualidade do ar, todos os dias abro uma meia janela baixo o estore ao fundo da casa e fica aberta até ao meio da tarde, quando ligo a hora de almoço a exaustor da cozinha este puxa o ar desde o fundo da casa até a cozinha +- 25 metros, e ainda há 2 lareiras sem registo e mais a chaminé da cozinha.
Voltar acima
WaxWings
Recém chegado

Registo: 19 Fev 2008

MensagemColocada: 20 Fev 2008 10:0    Assunto: Responder com Citação

Caro PFL0803

Penso que o melhor sistema para resolver a sua questão será o sistema ALTHERMA da Daikin. É um sistema que tanto pode servir para climatização por piso radiante (hidráulico) como para climatização por fancoils (aquecimento/arrefecimento) ou mesmo radiadores (aquecimento), assim como produção de AQS com ou sem interface com painéis solares térmicos. Os rendimentos desta máquina chegam mesmo a COP's de 5, consoante as temperaturas exteriores. No entanto a aquisição é superior a um sistema de aquecimento central, mas é claramente mais compensador do ponto de vista de eficiência (4 a 5 vezes superior) e poupança a médio longo prazo.

Para mais informações pode ir a http://www.daikin.pt/products/altherma/default.jsp
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
Página 1 de 5

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens