Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Criar painel solar para aquecimento de ar!
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Jorge Caiado
Participante moderado

Registo: 24 Jan 2006

MensagemColocada: 31 Jan 2008 15:0    Assunto: Criar painel solar para aquecimento de ar! Responder com Citação

Caros colegas,

Estava a pensar em efectuar um painel para aquecimento de ar e posterior insuflação dentro de casa utilizando este conceito http://www.solnordic.com/modelos.htm A minha casa possui uma fachada virada para um jardim interior orientado a sul com uma exposição solar muito boa. Esta fachada pertence à parte da casa mais fria, pois tem parte em duplo pé direito, o piso é pedra natural e como tem muito vidro, é por lá que ganho muito calor de inverno mas tambem é por lá que perco maior parte do calor, e acho que 70% dos custos de aquecimento são só para aquecer aquela zona de inverno, que term cerca de 150m2 em open space entre cozinha, sala de jantar, sala de estar, mini bar, duplo piso com mesanine e hall de entrada, pelo que se conseguisse aproveitar o sol para aquecer sempre era uma ajuda. Deixo umas fotos para terem ideia do pretendia fazer!

A fachada é esta. A imagem é verão e já à tardinha dái a sombra que lhe está a dar!

A minha ideia era implementar um ou varios paineis com onde a azul é efectuada a entrada de ar frio e vermelho era efectuada a insuflação dentro de casa.

Isto nem me parece muito dificel de fazer o problema é saber como fazer. Os preços que pedem por este tipo de soluções são um balurdio... ora se conseguimos nós fazermos de certeza que ficava bem mais em conta... ainda me lembro que por uma claraboia com 15m2 com estrutura em aluminio e revestida a policarbonato, ficou-me à pouci tempo por cerca de 850€, ora com a fachada tem 8mt de largura, podia fazer as contas a 8m2 de colector, mais revestimento interior, mais motor, mais painel fotovoltaico, etc, de certeza que ficava por menos de metade do preço de que é pedido pelos paineis que se encontram à venda , agora a questão é não faço ideia que materias utilizar, como implementar e acima de tudo se realmente conseguia algum aqueciemento significativo pelo menos enquanto existe sol

Que vos parece a ideia A fachada está revestida a ardosia escura (um tipo de xisto), que aquece bastante com o sol e é bom armazenador de calor, pois já verifiquei que exposta ao sol fica a escladar e depois de sol se ir embora ainda continua a libertar calor durante bastante tempo...

Para terem uma ideia!

Acham que isto tem pernas para andar??? Agradeço Opinições

Atentamente,
JCaiado
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
chorao
Veterano do Fórum

Registo: 28 Mar 2006

MensagemColocada: 31 Jan 2008 16:0    Assunto: Responder com Citação

ainda mais barato era isto http://www.autosuficiencia.com.ar/shop/detallenot.asp?notid=243

e há tempos vi pela net umas caseira em madeira com o interior forrado a material reflector, vidro, entrada e saida de ar que já que vai meter coisas na faxada porque não fazer com isso?

http://www.mobilehomerepair.com/article17solar.htm
Voltar acima
Jorge Caiado
Participante moderado

MensagemColocada: 31 Jan 2008 17:0    Assunto: Responder com Citação

O ideal era mesmo um sistema do genero, tal como tinha previsto sem ter muitos conhecimentos de termodinamica...

A ideia da parede de trombe, acho-a muito boa mas era necessario que tivesse aquela fachada ao nivel do rés do chão e não lá em cima para tirar melhor rendimento dela... mas ainda em relação aos paineis ainda não consegui perceber o que faz realmente aquecer o ar Confused é a chapa de aluminio que é usada como absorvente de calor, e que depois o ar ao deslocar-se em contacto com mesma é que aquece Exclamation

Até nem parece nada de extraordinário! A questão é mesmo faze-la bem feita e integra-la na componente estetica.

JC
Voltar acima
chorao
Veterano do Fórum

Registo: 28 Mar 2006

MensagemColocada: 31 Jan 2008 18:0    Assunto: Responder com Citação

o que faz aquecer o ar é o sol. a xapa só duplica esse efeito. repara que é tudo bem isolado para não existirem percas para o material e parede. o ar quente movimenta-se no sentido ascendente logo a entrada exterior é em baixo e a saida interior é em cima...
Voltar acima
Picatolas
Veterano do Fórum

Registo: 30 Set 2007
Local/Origem: Algarve/Portugal

MensagemColocada: 31 Jan 2008 19:0    Assunto: Responder com Citação

Aquecer ar e aquecer água com paineis solução dois em um o ideal.
Hoje ou ontem eu li por aqui qq coisa já não sei em que tópico, de alguém que anda a trabalhar numa coisa assim.
A seu tempo vou fazer uma coisa para aquecer água e ar, mas como tenho declive de terreno a estética não é problema, já que sobre as casas acho semprei algo negativo visualmente.
Mas atenção ao sobre-aquecimento.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
Rafael
Veterano do Fórum

Registo: 18 Dec 2005
Local/Origem: Minho

MensagemColocada: 31 Jan 2008 20:0    Assunto: Responder com Citação

Os Srs. andam a pensar …bem eu já pensei isso á mais de um ano Wink e até o disse aqui! só que fazer algo para o inverno…. Não sei pensem mas é num painel que tenha utilidade para todo ano ai sim.
Jorge Caiado
Participante moderado

MensagemColocada: 31 Jan 2008 20:0    Assunto: Responder com Citação

Rafael escreveu:
Os Srs. andam a pensar …bem eu já pensei isso á mais de um ano Wink e até o disse aqui! só que fazer algo para o inverno…. Não sei pensem mas é num painel que tenha utilidade para todo ano ai sim.

Tambem estou de acordo, quando diz que devemos pensar no painel para o ano todo, o problema é que aqui as coisas começam a complicar-se Smile mas já agora, se não for inconveniente, como diz que já pensou nisto à mais de um ano, a que conclusões chegou? Já tem ideia de como fazer esta engenhoca Question

JC
Voltar acima
Rafael
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 31 Jan 2008 22:0    Assunto: Responder com Citação

Bem a fase de pensar essa já passou, agora já vou na fase de testar … e com bons resultados só para exemplar hoje mesmo as 9h a temperatura exterior estava a 4 graus ainda os campos estavam brancos com geada e o painel já mandava ar a 30graus com intervalos de 15 segundos em 15 segundos depois não sei…porque sai! . mas ao meio dia ai sim já estava a injectar a 70graus 500m3 hora (velocidade máxima.)
a casa de manhã estava 18graus ao meio dia 22.5º
mas atenção em simultâneo está aquecer um acumulador de 200lt (agua sanitária)
Bem esta é função de inverno e é o que está feito,
Quando aquecer o tempo ai sim vai aquecer mais 300lt e desligar entrada de ar.
super.byke
Veterano do Fórum

Registo: 06 Mar 2007

MensagemColocada: 01 Fev 2008 0:0    Assunto: Responder com Citação

Rafael escreveu:
Bem a fase de pensar essa já passou, agora já vou na fase de testar … e com bons resultados só para exemplar hoje mesmo as 9h a temperatura exterior estava a 4 graus ainda os campos estavam brancos com geada e o painel já mandava ar a 30graus com intervalos de 15 segundos em 15 segundos depois não sei…porque sai! . mas ao meio dia ai sim já estava a injectar a 70graus 500m3 hora (velocidade máxima.)
a casa de manhã estava 18graus ao meio dia 22.5º
mas atenção em simultâneo está aquecer um acumulador de 200lt (agua sanitária)
Bem esta é função de inverno e é o que está feito,
Quando aquecer o tempo ai sim vai aquecer mais 300lt e desligar entrada de ar.

Então e não é possível explicar como está implementada essa engenhoca?
um desenho, esquema, foto, qq coisa serve Smile
Voltar acima
Picatolas
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 01 Fev 2008 0:0    Assunto: Responder com Citação

Oh Sr. Rafael, ajoelhou vai ter que rezar.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
Jorge Caiado
Participante moderado

MensagemColocada: 01 Fev 2008 9:0    Assunto: Responder com Citação

Estou sem palavras Shocked Shocked Venham de lá essas informações... até pago para ver se for necessário Very Happy eu já não me importava que tivesse só componente de inverno... Pois é Sr. Rafael desta não se escapa Smile

JC
Voltar acima
Rafael
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 01 Fev 2008 23:0    Assunto: Responder com Citação

Sim, sim nem sempre paro por cá mas eu explico!

Isto é projecto á mais de um ano o tempo é que se escapa e so no fim do ano é que meti mãos á obra.
http://forum.aglobal.com/viewtopic.php?t=161&postdays=0&postorder=asc&start=30
Muito simples mandei fazer um simples caixilho em alumínio com uma divisão de 12 vidros com 2mt x 1.2mt onde isolei com esferovite e o absorvedor em chapa de alumínio pintada de preto tinta alta temp para 650ª com ventilador de 500m3 hora com duas velocidades arrancando 1ª velocidade a 30 graus e passando a segunda a 60 e bem aqui estava o painel que o Sr. quer fazer! mas isto só da para injectar ar puro e aquecido no inverno, assim teria que ir mais longe e tirar mais proveito mesmo no inverno fazer aquecer um acumulador de 200lt então recorri a um canalizador para fazer um colector para fixar no absorvedor com tiras de chapas moldadas a cobrir os tubos .
Quando o tempo aquecer desactiva-se a entrada de ar e irá aquecer mais 2 acumuladores de 150l (agua sanitária) e esta quando atingir x temperatura o sistema passa a aquecer agua da piscina que fica a 4mt do painel.
Picatolas
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 02 Fev 2008 0:0    Assunto: Responder com Citação

E rezou alto para todos ouvirem.
Muito simples como diz, os meus Parabéns e por vir contar.
Vão agora é aparecer aí uns Velhos do Restelo, ái isto, ái aquilo percebe? falam falam mas fazer tá quieto.
Voltar acima
Jorge Caiado
Participante moderado

MensagemColocada: 03 Fev 2008 0:0    Assunto: Responder com Citação

Sr. Rafael,

Enviei-lhe uma PM Exclamation

JC
Voltar acima
Rafael
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 03 Fev 2008 1:0    Assunto: Responder com Citação

Entao cá está ! ainda por acabar..falta ventilador que fica na caixa em baixo e depois o toque final com uma pintura na caleira de entrada de ar! Smile

Editado pela última vez por Rafael em 25 Out 2008 22:0, num total de 1 vez
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
Página 1 de 5

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens