Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Aquecimento deficiente com recuperador: Chaminé ou Montagem?
Ir à página 1, 2  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Paulo Correia
Recém chegado

Registo: 31 Dec 2005
Local/Origem: Minho

MensagemColocada: 11 Jan 2008 12:0    Assunto: Aquecimento deficiente com recuperador: Chaminé ou Montagem? Responder com Citação

Bom dia ao forum,

Tenho montado um recuperador de calor, modelo Edilkamin Aquatondo, para aquecimento central e AQS.

O problema é que ele tem mau 'rendimento': tem tendência para apagar o lume ou torna-lo muito fraco (tenho de estar sempre com o ar aberto e a dar a volta à lenha), e os radiadores também não aquecem muito.
Como admissão de ar, pedi para meter um tubo, desde a garagem (que está por baixo da sala) até por baixo do recuperador.

A minha dúvida é se o problema estará na montagem do recuperador ou se poderá estar na chaminé (o topo da está mais ou menos ao nível da cumeeira)? Como posso ver se o problema é da instalação ou mal dimensionamento/construção da chaminé?

obrigado pela ajuda,
Paulo Correia
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Oinq
Veterano do Fórum

Registo: 25 Out 2007
Local/Origem: Peniche, Portugal

MensagemColocada: 11 Jan 2008 21:0    Assunto: Responder com Citação

meta uma foto do telhado / chaminé que ajudam-no...
Rafael
Veterano do Fórum

Registo: 18 Dec 2005

MensagemColocada: 11 Jan 2008 23:0    Assunto: Responder com Citação

Viva!
Se com o ar aberto ele funciona bem pode ser a valvula termostatica que controla o ar... deve estar a fechar com pouca temperatura.
Por acaso o recuperador nao tem nenhum manometro onde se pode ver a que temperatura atinge a agua? ele deveria fechar a entrada do ar totalmente ao chegar aos 85 graus.
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005
Local/Origem: Faro

MensagemColocada: 11 Jan 2008 23:0    Assunto: Responder com Citação

Quantos metros tem o total da conduta de fumos ? e qual o seu diâmetro ?

Deve ser baixa e por isso puxa pouco ou tem um registo automático que está mal regulado ?

Quando a conduta de fumos é baixa aumenta-se o seu diâmetro.

A lenha que usa está húmida ?

Jorge Santos
Voltar acima
Paulo Correia
Recém chegado

MensagemColocada: 14 Jan 2008 10:0    Assunto: Responder com Citação

Muito obrigado pelos comentários...

Vou ver se tiro uma foto à chaminé e se a coloco no forum, para ouvir comentários...

Entretanto, este fim-de-semana, 'entreti-me' a rachar lenha, para testar o recuperador de outro modo: acender bem o lume com lenha mais miúda e deixar arder bem.. depois disso é que fui colocando troncos maiores. A lenha é eucalipto.

Deste modo o lume já foi melhor, bem mais vivo e sem necessidade de manter o registo de ar sempre aberto. Mas o 'baixo rendimento' manteve-se, os radiadores aquecem, mas passado uns minutos voltam a arrefecer, passado uns minutos a aquecer e assim sucessivamente. Pelo barulho da água, parece-me que o recuperador só está a mandar a água para o circuito de radiadores quando atinge determinada temperatura.
O funcionamento do recuperador deve ser mesmo assim? Enviar a água para os radiadores apenas quando esta está muito quente, ou a água deveria estar em constante movimento?

Nota: já purguei o ar de todos os radiadores

cumprimentos e obgd pelo apoio

Paulo
Voltar acima
Paulo Correia
Recém chegado

MensagemColocada: 16 Jan 2008 15:0    Assunto: Responder com Citação

Viva,

Ontem estive a 'pesquisar' o recuperador e parece-me que o termóstato que liga à bomba circuladora está com a temperatura nos 45º.

É este o valor mais correcto?

Será que tenho ganhos substancias no aquecimento da casa se desligar o cilindro das AQS?

Paulo
Voltar acima
Rafael
Veterano do Fórum

Registo: 18 Dec 2005

MensagemColocada: 17 Jan 2008 0:0    Assunto: Responder com Citação

Viva!
Sr. Paulo Correia o Sr. por acaso já procurou o instalador do recuperador para lhe dar as mínimas instruções como funciona o sistema?
É que ninguém lhe vai adivinhar como está instalado, … que isto de recuperadores há muita malta a instalar e raramente se vê um igual ao outro.. quando diz “desactivar aquecimento de aguas sanitárias” pode ser bom ou até mal pois o acumulador pode estar a fazer parte da segurança do sistema.
Bem mas para mim o recuperador para aquecer tem que ter lenha! Quantas reclamações já vi em sistemas a lenha que não funciona e vai se ver tem dois pauzinhos no fundo. Smile
chorao
Veterano do Fórum

Registo: 28 Mar 2006

MensagemColocada: 17 Jan 2008 10:0    Assunto: Responder com Citação

mas a questão da lenha molhada ou verde tb tem a sua razão de ser...
Voltar acima
guerra junior
Participante moderado

Registo: 25 Nov 2007
Local/Origem: lisboa

MensagemColocada: 17 Jan 2008 13:0    Assunto: Responder com Citação

Perfeitamente de acordo com os pauzinhos que muitas vezes se encontram Laughing

Não perder de vista as necessidades termicas que conduziram ao dimensionamento do sistema...fonte de calor...numero de elementos...aguas sanitarias etc. e que 1kg. de lenha com humidade 18% tem CERCA de 3700w de potencia calorifica.Se as necessidades forem de 20000w e o aparelho tiver potencia e eficiencia,o resto é fazer contas Laughing

cumprimentos
Voltar acima
nunolopes
Recém chegado

Registo: 08 Jul 2012

MensagemColocada: 25 Set 2012 22:0    Assunto: Responder com Citação

Sempre resolveu o problema?
Voltar acima
Paulo Correia
Recém chegado

Citação:
Sempre resolveu o problema?

Após desligar o cilindro de AQS e usar lenha bastante seca, o recuperador passou a aquecer significativamente mais, mas continua um aquém do esperado.

Para poupar nas chatices e no trabalho de estar sempre a carregar lenha, instalei uma caldeira a pellets ligada à tubagem de aquecimento..

Aquece bem mais, comparado com o recuperador...
Voltar acima
nunolopes
Recém chegado

Tem noção de quantos quilos de lenha gasta por noite?
Adquiri o aquatondo 29 vamos lá ver se não me arrependo !
Rolling Eyes
Voltar acima
Paulo Correia
Recém chegado

MensagemColocada: 25 Set 2012 23:0    Assunto: Responder com Citação

Desde que tenho a caldeira a pellets, já não uso o recuperador (ou pelo menos tanto como antigamente).

Quanto à lenha gasta, eu diria que deveria gastar cerca de 40-45 kg por noite (das 18:00 às 23:30 +-).

Mas estando a lenha bem seca, a tendência é gastar menos e ter muito menos trabalho a "carregar o animal"... conselho: compre o mais rápido possível a lenha (já o deveria ter feito) e coloque-a num local abrigado e arejado para que ele esteja bem seca.
Voltar acima
nunolopes
Recém chegado

MensagemColocada: 25 Set 2012 23:0    Assunto: Responder com Citação

por acaso já tenho a lenha seca pronta a queimar, tou a ver que vai para o dobro dos quilos que queimava com o recuperador a ar que tinha, e eu já dizia que já queimava bem um CHAMI 98
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005
Local/Origem: Faro

MensagemColocada: 26 Set 2012 1:0    Assunto: Responder com Citação

Se em média cada kilo de lenha fornece 3.000 watts é só fazer as contas da potência que se pretende, para saber quando vai gastar por hora !

Se tem um recuperador de 29.000 Watts vai sempre ter que gastar 9 kilos de lenha por hora.

É o que dá ter casas grandes e quer tudo quente.

Por isso é que na minha zona aquecemos só uma sala e os quartos, mas vocês aí no norte que passam mais frio provavelmente têm que aquecer tudo e isso tem os seus custos.

O ideal será sempre fazerem casas pequenas e colocar recuperadores menos potentes, mais pequenos que têm mais rendimento, embora aqueçam menos, não sei se me entendem !

Mas podem sempre vir morar para o Algarve ! de preferência se estiverem reformados porque para trabalhar aqui ...

Jorge Santos
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2  Seguinte
Página 1 de 2

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens