Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

COLOCAÇÃO DE TELHADO
Ir à página 1, 2  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
FAIVTS
Recém chegado

Registo: 04 Jul 2007

MensagemColocada: 05 Jul 2007 11:0    Assunto: COLOCAÇÃO DE TELHADO Responder com Citação

Bom dia, antes de mais gostaria de dar os parabens por este forum.
Eu e o meu marido adquirimos uma casa com 35 anos ja fizemos algumas obras de reconstrução e chegou a altura de substituir o telhado.
O nosso telhado é de 4 águas (estrutura em madeira) e com placa horizontal. Temos que substituir as telhas, vamos colocar ripas em PVC, substituir a trave principal por uma em ferro e foi-nos recomendado colocar roofmate aparafusado nos barrotes. Gostaria de saber a v/ opinião e já agora que telhas aconselham?
(peço desculpa se os termos não são os mais correctos mas sou leiga neste assunto)

Obrigada
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
gilsp01
Veterano do Fórum

Registo: 15 Set 2006
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: 05 Jul 2007 14:0    Assunto: Re: COLOCAÇÃO DE TELHADO Responder com Citação

FAIVTS escreveu:
Bom dia, antes de mais gostaria de dar os parabens por este forum.
Eu e o meu marido adquirimos uma casa com 35 anos ja fizemos algumas obras de reconstrução e chegou a altura de substituir o telhado.
O nosso telhado é de 4 águas (estrutura em madeira) e com placa horizontal.Temos que substituir as telhas, vamos colocar ripas em PVC, substituir a trave principal por uma em ferro e foi-nos recomendado colocar roofmate aparafusado nos barrotes.

Dado que está a trabalhar numa construção com alguns anos, é na minha opinião aconselhável manter o mais possível as soluções iniciais...
a) Questão fundamental: O sotão vai ser aproveitado ou não?
Caso não o aproveite, deve ponderar colocar o isolamento na laje de esteira (laje horizontal), e deixar a cobertura inclinada fortemente ventilada pois estava muito bem assim.

b) A madeira é um material fantástico, tome cuidado ao substituir traves de madeira por traves de ferro, estas são muito mais pesadas, e têm que ser tratadas contra a corrosão. A própria mistura de varas em madeira c/ ripas de PVC, é para mim uma solução que só se justifica pelos custos, pois prefiro de longe a madeira. se a vivenda tem algum valor arquitetónico, mais vale gastar um pouco mais e manter as soluções originais.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
FAIVTS
Recém chegado

MensagemColocada: 05 Jul 2007 15:0    Assunto: Responder com Citação

Boa tarde,
Efectivamente o sótão não é nem vai ser aproveitado.

Acontece que há alguma instalação eléctrica na laje, o que não sei se impedira a aplicação do isolamento sobre a mesma.

A ser possível, que tipo de isolamento, espessura devo considerar, sendo que a minha casa fica na zona Serzedo, Vila Nova de Gaia?

O problema da trave é que tem algum caruncho. A ideia não é substituir, mas sim reforçar evitando mexer no resto da estrutura. Curiosamente ao almoço falei com um amigo que me sugeriu criar um muro em tijolo por baixo da mesma e nem mexer em mais nada.

Quanto as ripas, acho que vamos considerar a sua opinião. Substituir as que estejam em mau estado por novas mantendo a traça original.
A diferença de preço não deve ser substancial e também acho que a casa ficaria mais pobre.

Desde já grata pela vossa ajuda,

Ana
Voltar acima
gilsp01
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 05 Jul 2007 15:0    Assunto: Responder com Citação

FAIVTS escreveu:
Boa tarde,
Efectivamente o sótão não é nem vai ser aproveitado.

Acontece que há alguma instalação eléctrica na laje, o que não sei se impedira a aplicação do isolamento sobre a mesma.

A ser possível, que tipo de isolamento, espessura devo considerar, sendo que a minha casa fica na zona Serzedo, Vila Nova de Gaia?

Uma solução que é muito usada dada a simplicidade e eficácia, é a colocação de uma 1ª camada de lã mineral em rolo (lã de vidro ou de rocha) c/ +-6cm numa direcção (os tubos electricos e outras reentâncias não constiuirão dificuldade) e de seguida colocar outra camada com os 6cm na direcção perpendicular à 1ª eliminando assim as juntas.
O isolamento mínimo aconselhável para a zona em questão é 6cm, mas
como as lãs referidas são de baixa densidade, têm tendência a compactar com o peso próprio, assim, coloca agora 12cm mas daqui a algum tempo terá efectivamente 8 ou 9cm.
A densidade da lã de rocha desta é normalmente de 30 ou 40Kg/m3, já a lã de vidro tem sempre uma densidade de 10 a 15Kg/m3. No entanto o importante é que a condutibilidade térmica deste material anda próximo dos 0.04 a 0.038W/m.ºC.

FAIVTS escreveu:

O problema da trave é que tem algum caruncho. A ideia não é substituir, mas sim reforçar evitando mexer no resto da estrutura. Curiosamente ao almoço falei com um amigo que me sugeriu criar um muro em tijolo por baixo da mesma e nem mexer em mais nada.

Se ainda for a tempo, dependendo do estado da trave, existem produtos no mercado para o tratamento da madeira que poderão possibilitar a sua recuperação.
O murete é uma solução comum, no entanto, deve ter uma base o maior possível para não colocar uma carga concentrada na laje que não foi calculada para essa mesma carga.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
Vespita
Participante moderado

Registo: 31 Jul 2006
Local/Origem: Ilhavo

MensagemColocada: 05 Jul 2007 16:0    Assunto: Responder com Citação

Boa Tarde.
A opinião que vou dar, tem como base aquilo por que estou a passar em termos de recuperação.

Em termos de telhas e se estas forem marselha, definitivamente coloque telhas da marca Sotelha de Bustos.

Uma vez que vai substituir as telhas, deve colocar isolamento rofmate, em que este deve estar assente em placas de MDF, de preferencia Hidrofugo.

Em relação ao ripado, esqueça o PVC é lindo e não digo que não seja bom, mas o preço... coloque o ripado em eucalipto velho, tratado com coprinol e vai ver que isso dura muito.

O Coprinol utilize o da marca Mavirel ref. cuprivirel é o mais barato e em termos de qualidade é muito bo. 5l Litros=12€

Em relação à trave se encontrar uma serração em que tenha um eucalipto posto abaixo há um ano, então aproveite, ponha essa trave em eucalipto, se não utilize o pinho flandres conhecido por casquinha.
O preço do eucalipto ronda os 250€ e os 300€ o m3.
O pinho fladres ronda os 800€ m3.

NÃO COLOQUE PINHO NACIONAL, o nosso pinho infelizmente está minado com bixarada.

De uma vista de olhos ao seguinte post que diz recuperação de casa antiga.

Se presisar de mais alguma ajuda mande um mail para: oliveiracarlos@hotmail.com
Cumprimentos

O Vespita
Ilhavo
Voltar acima
Vespita
Participante moderado

Registo: 31 Jul 2006
Local/Origem: Ilhavo

MensagemColocada: 05 Jul 2007 16:0    Assunto: Responder com Citação

Existe também uma outra marca de telhas muito boa, mas mais caras. Telhas Umbelino
http://www.telhasum.com/telhasum/PortalRender.aspx?PageID={faf0cd5e-3676-4146-9ac2-5710f3ae2c19}

As que coloquei na minha casa são da Sotelha, e sairam a 0.46€+iva cada
http://www.sotelha.com/

Cumprimentos
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005
Local/Origem: Faro

MensagemColocada: 05 Jul 2007 23:0    Assunto: Responder com Citação

Concordo com a uso da madeira, Alem de ficar mais natural deve durar mais que o PVC.

Agora lã de rocha não faça isso pois o pó vai-se libertar e voçê vai respirar um pó que lhe pode fazer muito mal a sua saude ou so apenas um tosse alergica.

Deve colocar isolamento rofmate com já fui dito, nem percebo como podem aconselar o contrario.

Lã de rocha so pode ser aplicada se ficar totalemnte estanque

Par refprçar as vigas coloque duas cantoneias por baixo da mesmas e na ligação á parede umas barras de aço laterais a subir.

Jorge Santos
Voltar acima
gilsp01
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 06 Jul 2007 9:0    Assunto: Responder com Citação

Jorge Santos escreveu:

Agora lã de rocha não faça isso pois o pó vai-se libertar e voçê vai respirar um pó que lhe pode fazer muito mal a sua saude ou so apenas um tosse alergica.

Deve colocar isolamento rofmate com já fui dito, nem percebo como podem aconselar o contrario.

Lã de rocha so pode ser aplicada se ficar totalemnte estanque

No caso em análise, a habitação tem uma laje de esteira em betão, e o sotão é fortemente ventilado, logo as partículas não irão para o interior da casa.

No entanto, e quando se pretende usar uma lã mineral (lã de rocha ou de vidro) em zonas em que as partículas podem ir para o ambiente fechado c/ pessoas, o que tenho feito é na minha opnião simples eficaz e barato:
Envolve-se a lã de rocha (na face que poderá ter a perda de partículas) com véu de fibra de vidro (o mesmo material que vem nos paineis de gesso cartonado perfurado) e dessa forma não há o desprendimento das partículas em questão.
Comecei a usar isso em caixas de insonorização de tubagens de ventilação e hoje em dia uso este sistema em várias situações.
A última foi no mês passado numa empresa de colants em Fafe, em que era necessário isolar o som de um compressor. Revestimos as paredes exteriores c/ lã de rocha em painel e na face interior foi revestida com véu de fibra de vidro (vlgarmente chamado de véu de noiva) aumentando dessa forma a área de absorção do som emitido, e permitindo a livre circulação de pessoas no interior do habitáculo.
Voltar acima
FAIVTS
Recém chegado

MensagemColocada: 06 Jul 2007 17:0    Assunto: Responder com Citação

Boa Tarde,

Resumindo: devemos colocar o isolamento (lã de rocha ou roofmate) na laje horizontal, reforçar a trave principal, manter a madeira no ripado e quanto à telha já escolhemos a lusa.

ainda me resta uma dúvida que é a seguinte, se optar pela lã de rocha e colocar o véu de fibra de vidro este deverá ficar junto à lage ou como última camada?

Muito obrigada pelos conselhos.
Voltar acima
gilsp01
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 06 Jul 2007 17:0    Assunto: Responder com Citação

FAIVTS escreveu:
Boa Tarde,

ainda me resta uma dúvida que é a seguinte, se optar pela lã de rocha e colocar o véu de fibra de vidro este deverá ficar junto à lage ou como última camada?

Só referi o véu de noiva para responder à questão levantada pelo Sr. Jorge.
No entanto e no seu caso particular, como tem uma laje de esterira em betão, as partículas da lã não irão para o interior da casa, logo esta questão não se coloca.

No caso de, imaginemos, que a sua laje era em madeira (com frinchas entre as tábuas, normal em construções antigas) a lã ao ser colocada sobre a estrutura em madeira, levaria primeiro o véu, exactamente para impedir que as partículas passassem através das frinchas da madeira.
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005
Local/Origem: Faro

MensagemColocada: 09 Jul 2007 1:0    Assunto: Responder com Citação

Bem eu não tinha lido onde diz que tem uma laje, mas se tem já pode usar o que quiser tal com diz o sr. Gil.

Mas...

Se tem um laje em betão, não se esqueça que essa laje vai roubar a energia da casa e que o isolamento por cima da laje (no inverno) só vai servir para alguma coisa depois de a laje aquecer.

Se quiser um bom isolamento, só o conseguirá com isolamento pelo interior e tecto falso, tudo o resto são cantigas.
Não percebo é como é possível a malta intelectual não topar isto.

Temos por aí muita gente que pensa que isolando um tecto por cima obtem grandes resultados, na verdade isso só acontece que casos de uso continuo dos sistemas de aquecimento e mesmo assim as vigas têm tb que estar isoladas. Ora em Portugal não faz sentido ter os seus sistemas sempre ligados. Noutros Países sim, se desligarem os aquecimento no inverno , até as canalizações de AQS congelam.

Na prática ao usar o isolamento por cima das lajes, chamados por alguns, de grande inercia, ao usar os sistemas de aquecimento pontualmente ou apenas nocturno de pouco servirá.

Jorge Santos
Voltar acima
Leticia Abreu
Participante moderado

Registo: 05 Jan 2007
Local/Origem: Madeira

MensagemColocada: 21 Abr 2008 23:0    Assunto: Responder com Citação

Cumprimentos a Todos

Citação:
Se tem um laje em betão, não se esqueça que essa laje vai roubar a energia da casa e que o isolamento por cima da laje (no inverno) só vai servir para alguma coisa depois de a laje aquecer

Há uma questão que me intriga em que as opiniões divergem: ao construir uma moradia em que o sotão não seria habitável mas seria aproveitado para arrumos/ tubagens com construiriam a cobertura?: Em ripado de betão e dp aplicar sistemas sandwich (ou similares) ou cobertura em lage e dp colocar isolamento+ subtelha + telhas?
E o piso desse sotão isolavam como?

Obrigada a todos
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Yahoo Messenger
m-m
Recém chegado

Registo: 29 Jun 2007

MensagemColocada: 22 Abr 2008 12:0    Assunto: Telhado Responder com Citação

Boa tarde,

Vou responder com o que fiz na minha casa.

Inicialmente no projecto não estava prevista a utilização do sótão, mas em obra o empreiteiro fez com o sótão pudesse ser utilizado.

Então em vez de colocar o isolamento no chão, optei por colocar abobadilha em esferovite, fazer a laje e colocar a telha sobre a laje. Desta forma a laje é mais leve, mais barata, aproveitamos o sótão e funciona às mil maravilhas. Dependendo da forma como a laje do chão do sótão estiver construída, esta solução pode acarretar perdas de energia.

Cumprimentos,

M
Voltar acima
Mac
Participante moderado

Registo: 17 Abr 2008

MensagemColocada: 16 Mai 2008 17:0    Assunto: Responder com Citação

Vespita escreveu:
As que coloquei na minha casa são da Sotelha, e sairam a 0.46€+iva cada

Bem baratas. Qual é o medelo? Voltaria a optar pelas mesmas?
Obrigado.
Voltar acima
afsantos
Recém chegado

Registo: 12 Abr 2008

MensagemColocada: 19 Mai 2008 16:0    Assunto: Responder com Citação

Eu vou meter estas telhas "Millenium" da Torrense Ceramicas, na minha futura casa, dão um efeito muito bonito, além de que se "encaixam" muito melhor.

http://www.ceramicatorreense.pt/index2.php?menu=200111&ante=200132&idio=pt&tile=0&tipo=0&posi=0&disp=0&barr=0

O preço pelo que me foi dito, foi um pouco mais caro que a tradicional lusa de prato plano.

um abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2  Seguinte
Página 1 de 2

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens