Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Máquinas loiça, roupa, preparadas para água quente
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
system
Recém chegado

Registo: 10 Jan 2008

MensagemColocada: 21 Jan 2008 16:0    Assunto: Qual é o problema de ligar à aqua quente as MLR?? Responder com Citação

Ok, acho que já percebi que posso fazer uma ligação de agua quente para qualquer MLL!! Rolling Eyes

Agora para as MLR , Qual é o problema em apanharem com agua quente
Question Question

Note-se que tenho a agua quente ajustada para sair a 40º no banho .

Para quem tem esquentador, vale a pena aquecer a agua com gas em vez de o fazer na maquina??

É que neste momento tenho gas , mas brevemente vou iniciar uma instalacão Solar (parcialmente feita por mim) com apoio a gas. Mas isso será outro post! Razz

Obrigado
JB
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
sousap
Participante moderado

Registo: 08 Out 2006

MensagemColocada: 21 Jan 2008 16:0    Assunto: Responder com Citação

há roupa que se lava a frio ou a 30º...
pergunte ao lá em casa ao departamento de textil-lar
se estragar uma peça de roupa, ou uma carga, de roupa lá se vai a poupança à conta das renováveis...
Voltar acima
AS
Recém chegado

Registo: 16 Ago 2007
Local/Origem: Palmela

MensagemColocada: 21 Jan 2008 16:0    Assunto: Responder com Citação

Caros Amigos
Ao fim deste tempo todo estive ausente e perdido. Quando quiz retomar o v/convívio enganei-me e entrei noutra porta semelhante. Agora por mero acaso cheguei a este fórum, procurei o assunto e, encontrei a minha intervenção feita com um nome que não é usual. De qq forma cá estou.
Na altura não referi a casa onde comprei a máquina por ignorar se o podia fazer, já vi que pósso pelo que aqui vai, mediamarkt como indicado por termo quid.
Quanto ás medições efectuei algumas (em época de sol) com um aparelho de medição de várias variáveis entre as quais o consumo. De momento não dá para as colocar mas vou procurar fazê-lo ainda hoje.
Voltar acima
system
Recém chegado

Registo: 10 Jan 2008

MensagemColocada: 25 Jan 2008 15:0    Assunto: Responder com Citação

sousap escreveu:
há roupa que se lava a frio ou a 30º...
pergunte ao lá em casa ao departamento de textil-lar
se estragar uma peça de roupa, ou uma carga, de roupa lá se vai a poupança à conta das renováveis...

Na minha casa a agua quente circula a 40-45º por isso lavar a 30º ou lavar a 40º deve ser a mesma coisa e se não for, posso colocar à entrada da maquina uma torneira termoestática, para baixar para 30º, ou mesmo a frio se necessario. Certo?
Como a maquina gasta 43l por lavagem era como ter mais uma pessa em casa. Very Happy

Agora, não estraga nada na maquina de ter a agua a entrar a 30-40º ???
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005
Local/Origem: Faro

MensagemColocada: 13 Mar 2008 1:0    Assunto: Responder com Citação

A 45 não estraga a borracha, mas pode estragar a roupa ou a pele, pois 45 queima-me.

Mas isso é fácil resolver, Voçê compra um esquentador com controlo remoto (com um comando a distancia)

E de cada vez que o sue pessoal lavar roupa, loiça ou tomar banho, voçê mesmo do sofá controla tudinho Laughing

Sabia que o comando da vulcano ganhou um prémio Europeu de designe e que é a prova de agua? Fica agora a saber Cool

Jorge Santos
Voltar acima
MedVet
Recém chegado

Registo: 19 Mar 2008

MensagemColocada: 13 Jul 2008 14:0    Assunto: Responder com Citação

Caros colegas (em especial o subrisum que iniciou o pertinente tópico),

Quando li este tópico achei-o totalmente pertinente, de tal forma que, na minha casa nova, já estou a prever ligação de água quente e fria, tanto para a Máquina de Lavar Louça (MLL) como para a Máquina de Lavar Roupa (MLR).
A dúvida surgiu hoje, quando estava a ler umas opiniões de um colega inglês relativamente às vantagens da ligação de água quente na MLR. Diz ele que, as novas gerações destas máquinas gastam muito pouca água e que são cada vez mais eficientes energeticamente. Uma vez que gastam pouca água, pouco seria a vantagem da ligação de água quente (até porque a água estagnada na canalização não está logo quente). Por outro lado diz que, as máquinas que admitem água quente e fria, são geralmente máquinas menos evoluídas e menos eficientes. Dá assim a entender que, a poupança que teríamos em não aquecer a água, seria desperdiçada, uma vez que a máquina gastaria mais energia na lavagem (por ser menos evoluída).

Ficam os links para quem quiser ler mais:
http://www.washerhelp.co.uk/buying-related_2.html
http://www.whitegoodshelp.co.uk/wordpress/i-want-a-washing-machine-with-a-hot-water-valve/

Presumo que estes argumentos não sejam válidos para as MLL, uma vez que estas gastam água e bem quente, pelo que assumo que aqui justifique plenamente esta opção. Já agora, acham que justifica ter ligação de água quente e fria para a MLL? Porque não apenas água quente?

Aguardo as vossas opiniões.
Voltar acima
PeCas
Recém chegado

Registo: 18 Jul 2008

MensagemColocada: 22 Jul 2008 19:0    Assunto: Responder com Citação

Em primeiro lugar boas tardes, embora acompanhe à alguns anos este forum só agora ganhei coragem para participar (talvez inibido por alguns doutos participantes, face aos seus conhecimentos sobre os mais diversos temas sentia-me um "burro a olhar para um palácio").

Embora a opinião que de mim tenho, quando comparado com os Srs. Subrisum, JFigueiral, Jorge Santos e tantos outros, se mantenha, considero que este forum vive da partilha de experiências, arrisco participar.

Caro MedVet,
Na casa que agora construí instalei um painel solar de 350 litros da marca AoSol, na altura e dando ouvidos a quem não devia, não deixei instalação de água quente junto às maquinas. É certo e sabido que posteriormente me arrependi, mas como tinha a tomada de água fria da MLL junto à torneira do lava loiças, facilmente resolvi a questão através da instalação de um Tê na tomada de água quente e fazendo a alimentação da MLL a partir desse ponto.
Da minha experiência, posso informá-lo que de certa forma concordo com o que é dito nos sites referenciados:
Nas casas de banho dos quartos, que se situam no 1º andar gasto cerca de 7 litros de água até obter água quente, como a MLL se situa no andar térreo, gasto obviamente um pouco mais até obter água quente.
A minha MLL gasta, segundo dados do fabricante, entre 10 a 13 litros de água num programa normal e 4 litros na pré-lavagem, é fácil de ver que dificilmente terei água quente a entrar na máquina.
A unica situação em que tal se verifica é quando esta arranca enquanto se utiliza água quente na cozinha, mesmo nestes casos, devido ao tempo que a MLL demora a lavar a água só entra quente na primeira vez, quando volta a meter água é a que está nos canos e que entretanto já arrefeceu.

Espero que a minha experiência sirva para o elucidar.
Voltar acima
MedVet
Recém chegado

Registo: 19 Mar 2008

MensagemColocada: 26 Jul 2008 8:0    Assunto: Responder com Citação

PeCas,

Uma vez que já tem experiência num sistema que contempla água quente para a MLL (presumo que não tenha para a MLR), qual é o seu veredicto final? Se hoje tivesse que fazer uma casa, optaria por efectuar ligações de água quente para a MLL e MLR?

Eu estou em plena fase de construção e, apesar de os fabricantes cada vez gastarem menos água nas lavagens, penso que vou dar indicações para colocar pontos de água quente para estas máquinas.

Aguardo a sua / vossa opinião.
Voltar acima
subrisum
Veterano do Fórum

Registo: 23 Dec 2006

MensagemColocada: 28 Jul 2008 19:0    Assunto: Responder com Citação

Viva!

Editado o primeiro post com mais informação.

Até mais!
Voltar acima
PeCas
Recém chegado

Registo: 18 Jul 2008

MensagemColocada: 30 Jul 2008 22:0    Assunto: Responder com Citação

Caro MedVet,

A minha opinião e atendendo especificamente ao meu caso não se justifica pelas razões enunciadas no post anterior, além disso a MLR gasta, segundo o fabricante, cerca de 50 litros por lavagem. Se escolher um programa a 45º para a MLL e entrar água a 60º o que acontece é a resistência não arrancar e a loiça ficar um pouco mais quente no final, já com uma MLR a coisa pia mais fino... se a água entrar mais quente do que devia arriscamo-nos a passar umas noites mal dormidas no sofá "...mais o raio da mania das poupanças que me estragaram a roupa toda...".

Fora de brincadeiras, julgo que não perde nada em efectuar a instalação, certamente não encarecerá muito a obra e fica com a instalação preparada para instalar e tirar as suas próprias conclusões.

Depreendo que para efectuar este tipo de instalação disponha, ou pretenda instalar um painel solar, se o fizer e for o sistema de termossifão, instale uma misturadora termostatica, eu não tinha nenhuma e a água quente em Março e à saida das torneiras tinha 70º, nada melhor para uma belissima queimadura...estou agora às voltas com o "montador" de paineis pois entendo que não tenho nada que pagar um equipamento que ele devia ter considerado desde o inicio...

Disponha.
Voltar acima
AS
Recém chegado

Registo: 16 Ago 2007
Local/Origem: Palmela

MensagemColocada: 12 Ago 2008 16:0    Assunto: Responder com Citação

Caros Amigos
Confesso, uma vez mais, que tenho andado um pouco perdido num fórum primo deste esquecendo-me de vir até aqui. Mas... de vez em quando até em buscas no Google acabo por aqui vir parar e fazendo-se luz vejo os meus posts. Cabe-me aqui pedir desculpas por não ter cumprido com a minha promessa de aqui colocar os valores da poupança energética que consegui com a alimentação de água quente solar ás máquinas de lavar. Mas ela é importante! Nem sempre anotei os consumos de energia pelo que não tenho muitos dados mas, os que tenho penso que poderão ser úteis a alguém pelo que vou colocá-los e ver se recolho mais........................................Consumos kWh ................................................... Programa .......................... Indicado fabricante ................. Medidos Verão .......... Novembro
resistente algodão 40ºC ....................0,85 ................. .......... 0,35 ........................ 0,35
idem 60 º C ........................................1,4 .................................. 0,4
idem 60 º C resistente .......................1,02 ................................ a)
idem 90 ºC .........................................2,1 .................................. b)
De onde se pode observar que na lavagem a 40ºC o consumo foi de 40% do indicado pelo fabricante e, no caso dos 60ºC de cerca de 29%. No programa a) não foi feita medição e no b) foi feita mas não anotada.
Como é evidente a medição b) é fundamental por dizer respeito á temperatura mais elevada. tenho idéia de ter andado por volta dos 15% (poupança de 85%) mas como não tenho a certeza vou repeti-la logo que possível.
Em relação ás dúvidas das pessoas que vão construir a minha opinião é a de que deverão sempre ter canalização de água fria e quente junto das máquinas. Como tive oportunidade de referir anteriormente alimentei a MLL com água saída directamente da canalização de água quente. No que respeita á MLR ela é bi-térmica e faz a gestão da temperatura da água não sendo conveniente alimentar só com água quente, porque, como já foi dito haverá peças de roupa que ficarão estragadas. Os reguladores externos não são muito prácticos pois variando a temperatura com o programa de lavagem obrigam a uma regulação caso a caso, por outro lado, os reguladores normalmente existentes no mercado destinam-se a evitar queimaduras nos banhos pelo que só permitem uma temperatura máxima de 38-40ºC.
Um último conselho a quem vai construir. Prevejam pequenas caleiras verticais e horizontais em vários pontos da casa especialmente se de vários pisos. A minha casa foi comprada em 2ª mão mas tenho tubos passados da cave ao sótão (4 pisos) em vários pontos, e uma cave e um sótão que me permitem passar tubos de água, cabos de energia e sinal e tudo o mais que me passar pela cabeça como circulação de ar sem problemas.

Saudações
Voltar acima
jeanuc
Recém chegado

Registo: 03 Mai 2007

MensagemColocada: 19 Ago 2008 10:0    Assunto: Responder com Citação

Relato de experiencia de 3 meses
Tenho uma máquina de lavar roupa normal (hoover de 1200rpm), que só permite utilizar água fria. Para utilizar água dos paineis solares coloquei uma válvula termostática para seleccionar a temperatura.
A temperatura normal de lavagem é de 40º (seleccionados na válvula), sendo a resistência da máquina desligada. O enxaguamento é feito com água quente (dá jeito para secar a roupa), ou fria (selecção manual).
Roupa estragada pela temperatura, nenhuma. Por causa de cores mal fixas, duas peças - solução colocar sal na máquina.
Detergente Skip, no último mês sabão feito em casa (comecei a reciclar o óleo usado) + 1/3 de Skip da dose normal, com bons resultados.
Na máquina de lavar loiça não tenho selecção da temperatura da água de lavagem, e usualmente combina a lavagem da máquina com a manual, para assim evitar a entrada de água fria na máquina. Resultado, aparenta não ter grandes diferenças mas não consigo medir os consumos.
Em relação ao desgaste das peças ainda é cedo, mas as pessoas que contactei do ramo de reparação afirmam que as peças estão todas todas testadas até aos 60º, e que o grande problema não é apenas a temperatura, mas sim a temperatura e a pressão combinados.
Voltar acima
underkaos
Recém chegado

Registo: 24 Ago 2008

MensagemColocada: 25 Ago 2008 20:0    Assunto: Responder com Citação

Boas , vim dar a este forum por causa de uma duvida que tb estava a ter em relaçao as maquinas , eu na minha moradia deixei agua quente e agua fria nas 2 maquinas , na maquina de lavar loiça ja lhe meti uma termostatica regulada para uns 40 graus , mas estava a ver se comprava a MLR ja com as 2 entradas para poupar na termostatica , ainda gasto uns 50 euros so na torneira , mas parece me que nao ha muita escolha no mercado e as k ha parece me ser os modelos mais fracos .

de kualker maneira quem estiver a construir é sempre de deixar os 2 tipos de torneira nas maquinas , nao custa nada e ja la ficam .

eu em prencipio e ate pk nao kero gastar muito dinheiro numa maquina vou optar por comprar uma samsung de 7 kilos por 299 euros ai num site que tem uns preços fixes, e meto lhe uma termostatica a 30 graus
Voltar acima
Jonh
Recém chegado

Registo: 15 Set 2008

MensagemColocada: 23 Set 2008 15:0    Assunto: Responder com Citação

Estou prestes a iniciar a construção da minha casa em que vou colocar painel solar térmico....parece me que vou deixar as ligação mas nao vou optar por este sistema já que pelas opiniões não só aqui descritas, julgo que o que se poupa em electricidade (da resistencia) gasta-se em água...

...já para não falar nos gastos com torneiras termoestáticas e tambem no facto de tornarmos as MLR num alvo constante de atenção ainda assim a temperatura nao se vá desregular de algum modo e estrague a roupa ou a maquina...

...nas de lavar loiça parece me que o caso é mais simples mas mesmo assim nao me convence!

Um abraço a todos! Smile
Voltar acima
nandogonca
Recém chegado

Registo: 17 Out 2008

MensagemColocada: 25 Out 2008 14:0    Assunto: Responder com Citação

Pelo que tenho likdo aqui, parece que não vale muito a pena, primeiro porque como li e de certo ponto é verdade, cada vez utiliza-se pouca agua nas maquinas de lavar e será um ganho minimo, segundo porque como estou a pensar meter a MLR num anexo ainda longe da casa (cerca de 10 a 15m), e o painel solar estara na habitação, são muitos litro de aguá fria nas tubagens que a máquina teria que aquecer, por isso para a MLR é improvável que a compre com esses sistema.

A MLL, já é outra conversa, como fica na cozinha ai sim compensara~.

Mas as tubagens bem isoladas e colocadas devidamente eu meterei, nunca se sabe o que podemos precisar no futuro.
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
Página 4 de 6

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens