Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Isolamento pelo exterior - cappotto
Ir à página 1, 2  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005
Local/Origem: Faro

MensagemColocada: 16 Mar 2007 1:0    Assunto: Isolamento pelo exterior - cappotto Responder com Citação

Um mau exemplo de uma moradia com isolamento pelo exterior "cappotto".
Uma moradia com 3 anos que já foi duas vezes pintada.
Já vim bons exemplos, mas este mau exemplo é grave.
Os entendidos que expliquem se conseguirem.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
gilsp01
Veterano do Fórum

Registo: 15 Set 2006
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: 16 Mar 2007 12:0    Assunto: Re: Isolamento pelo exterior - cappotto Responder com Citação

Boas...
Antes de analisar, gostaria de oter respostas para a seguintes questões:

Qual é a orientação da fachada em questão?
A moradia está assim em toda a envolvente ou só em determinadas fachadas?
A exposição solar, é boa?
Qual foi o revestimento final usado?
Onde é que fica a moradia (norte, centro, sul)?

Cumprimentos

[color=brown]www.projecta.com.pt[/color]
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
Jorge Santos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 16 Mar 2007 12:0    Assunto: Responder com Citação

Viva

Pois… esta é a parede virada a norte, mas as outras tb estão más a do sul está um pouco melhor.

O isolamento foi feito em “esferovite” de 5 cm (não foi no mais fraco)
Provavelmente não levou a rede de fibra.
Fica no Algarve, Esta tarde vou tirar uma foto a um caso semelhante, que eu vi que foi mal feito, ou seja sem a rede.
Deste caso tenho as fotos da aplicação á 3 anos e agora do bolor que eu já imaginava que iria aparecer.

Atenção que mesmo ao pé há casos que estão uma maravilha mesmo na parede virada ao norte.
À noite quando voltar coloco aqui as novas fotos, pois é um matéria que merece ser analisada.

Cumprimentos
Voltar acima
JFigueiral
Veterano do Fórum

Local/Origem: Com vista para a Serra da Estrela

MensagemColocada: 16 Mar 2007 19:0    Assunto: Responder com Citação

Mesmo a norte não faz sentido ter este problema....

João Figuerial

Necessitas de informação para construir e/ou climatizar a tua casa?
Clica neste link
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
gilsp01
Veterano do Fórum

Registo: 15 Set 2006
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: 19 Mar 2007 12:0    Assunto: Responder com Citação

Jorge Santos escreveu:
Viva

Pois… esta é a parede virada a norte, mas as outras tb estão más a do sul está um pouco melhor.

O isolamento foi feito em “esferovite” de 5 cm (não foi no mais fraco)
Provavelmente não levou a rede de fibra.
Fica no Algarve, Esta tarde vou tirar uma foto a um caso semelhante, que eu vi que foi mal feito, ou seja sem a rede.
Deste caso tenho as fotos da aplicação á 3 anos e agora do bolor que eu já imaginava que iria aparecer.

Atenção que mesmo ao pé há casos que estão uma maravilha mesmo na parede virada ao norte.
À noite quando voltar coloco aqui as novas fotos, pois é um matéria que merece ser analisada.

Cumprimentos

Boas...
Onde encontrei alguns casos semelhantes a este (pelo que dá a perceber pela foto) foi em fachadas de monomassa em que não há pingadeiras (como é este o caso) e a água escorre durante todo o inverno pela fachada....
a solução foi ter que lavar a jacto de água regularmente a mesma... em alguns casos (onde foi possível), após colocarmos pingadeiras o aparecimento das manchas da água diminuiram drasticamente....
Poderá ser o caso... depende muito da textura do revestimento....

Cumprimentos

www.procjecta.com.pt
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
JFigueiral
Veterano do Fórum

Local/Origem: Com vista para a Serra da Estrela

MensagemColocada: 19 Mar 2007 17:0    Assunto: Responder com Citação

Se repararem em volta da janela, verificarão um tipo de humidade que se desenvolve de dentro para fora. Que não faz mesmo sentido nesse caso.

João Figuerial

Necessitas de informação para construir e/ou climatizar a tua casa?
Clica neste link
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Jorge Santos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 19 Mar 2007 22:0    Assunto: Responder com Citação

As pingadeiras estão pelo interior da casa, para não estarem visíveis, seja como for a água das chuvas bate sempre nas paredes, sendo a pingadeira apenas para a água dos terraços ou telhados.
Esta humidade, pelo que eu tenho analisado aparece mais nas zonas com melhor isolamento, tal como nas paredes em tijolo onde se podem ver mais bolores nas zonas do tijolo e menos nas suas juntas.

Podemos ver que na zona dos estores onde tem o cappotto e o isolamento da caixa ainda tem mais bolor, Nesta casa foi aplicada um monomassa que respirava o que piorou a situação. Depois já foi lavada e pintada, e este Inverno ficou igual, acho que esta tinta também respira dão o mesmo mau resultado.

Aposto que com uma boa tinta emborrachada de 10 € o litro (Já c/desc.) isto não aconteceria.
O resto das fotos:

Mais um caso:
Neste caso é um isolamento cappotto com 20 anos e o primeiro que vi fazer no Algarve.
A única parede que está neste estado é a que se pode ver na foto.(virada a norte)
Quanto a mim o problema neste caso é na má tinta usada, como podem ver no pormenor a tinta é que é o “ninho” do bolor.
Faro- Faroshoping

Imaginem o que vai acontecer em moradias com monomassa porrosa, daquela “muito boa” que permite que as paredes respirem, o que é óptimo para o bolor se desenvolver.

Para ficarem ainda mais esclarecidos, ou com mais duvidas tal como eu aqui vão mais duas fotos de um edificio em Faro TUI

Foto que tirei na fase de construção à 4 ou 5 anos. (não colocaram a rede de fibra de vidro)

Agora como se pode ver os "escorrimentos normais" do isolamento exterior.

Pois é, uma coisa é ler nos livros, e comprar produtos certificados, confiando em quem os vende ou os aplica e outra é ver os trabalhos ao fim de 5 anos, quando já acabou a garantia da obra.

Nunca consegui perceber porque raio a moda que ate se ensina nas universidades, é dizer que as paredes têm que respirar… Pois é tem que respirar para alimentar o bolor.
Agora até lhes fazem furo para entrar humidade para o interior das caixas de ar, e como todos sabem no meio das caixas de ar as paredes não estão pintadas e só por isso são óptimos ninhos para os fungos.

Com viram nas zonas que o reboco cappotto tem ar por trás (caixas de estor) o seu estado é bem pior.

Podemos tirar montes de conclusões mas o tinha piada é perceberem que os fungos gostam de paredes que respiram.

Não tem lógica pois não ? Mas as fotos não enganam, e tenho muito mais pois não foi hoje que comecei a observar a porcaria que se faz em Portugal onde se misturam bocadinhos dos sistemas que lá fora se usam.
Bem aceitam ideias para as causas, eu já disse o que pensava. Mas tb tenho as minha duvidas e por isso fiz alguns testes pacientemente a uns anos e cheguei a conclusão que com a tinta emborrachada isto não acontece, mas quando começa a “descascar” já pode ser um problema.
Voltar acima
Dias Borges
Recém chegado

Registo: 21 Abr 2012

MensagemColocada: 08 Mar 2014 15:0    Assunto: Responder com Citação

Podemos tirar montes de conclusões mas o tinha piada é perceberem que os fungos gostam de paredes que respiram.

[/quote]

Que disparate Jorge..
Voltar acima
Dias Borges
Recém chegado

MensagemColocada: 08 Mar 2014 15:0    Assunto: Responder com Citação

Dias Borges escreveu:

Que disparate Jorge..[/quote]
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 09 Mar 2014 0:0    Assunto: Responder com Citação

Com tinta emborrachada isso não acontecia ou então com o isolante de silicone que se usa na Alemanha não é sr. Dias ?

E já agora o que acha...

A parede que mais respira tem mais ou menos fungos na face exterior ?

Jorge Santos
Voltar acima
rsj
Veterano do Fórum

Registo: 01 Nov 2011
Local/Origem: Safou-se aqui um Galego!

MensagemColocada: 22 Mar 2014 10:0    Assunto: Responder com Citação

Na minha casa foram feitos dois muros com caixa de ar (construção tradicional) mas depois mudei de ideias, então deixei a caixa de ar completamente vazia e meti capoto de 6 cm por fora... Foi a melhor coisa que fiz... Smile
Jorge Santos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 08 Abr 2014 0:0    Assunto: Responder com Citação

Se foi bem feito e com um barramento de qualidade óptimo.

Mas melhor que a do Figueiral não deve ter ficado, pois a dele tem isolamento no meio das paredes e outro em lã de rocha com pladur pelo interior, ou seja tem dois isolamentos .

Jorge Santos
Voltar acima
paulos
Veterano do Fórum

Local/Origem: Braga

MensagemColocada: 04 Jan 2015 21:0    Assunto: Responder com Citação

A melhor casa que vi com melhor isolamento foi no centro, 6 cm de capoto com fibra no exterior 20 cm betão e 10 cm de esferovite pelo interior. Nos tetos levou com 10 cm esferovite pelo exterior e no chão levou com 6 cm (com piso radiante). A moradia tem 690m2 e ainda esta está fase de construção. Ficará pronta este ano, vamos ver como se comporta. A pessoa está confiante que não vai precisar do radiante (só vai deixar a pré instalação), mas não acredito nisso...
paulos
Veterano do Fórum

Local/Origem: Braga

MensagemColocada: 04 Jan 2015 21:0    Assunto: Responder com Citação

O capoto usado nessa moradia foi este: http://www.perfialsa.pt/site/images/perfialsa/Ficha_tecnica_Eticboard.pdf
Dias Borges
Recém chegado

MensagemColocada: 07 Jan 2015 2:0    Assunto: Responder com Citação

paulos escreveu:
O capoto usado nessa moradia foi este: http://www.perfialsa.pt/site/images/perfialsa/Ficha_tecnica_Eticboard.pdf

Essa marca de ETICS possuí de certificação ETA?
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2  Seguinte
Página 1 de 2

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens