Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

probelemas com sistemas solares termicos
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 10, 11, 12

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Rigsun
Recém chegado

Registo: 07 Dec 2008
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: 29 Dec 2009 21:0    Assunto: Responder com Citação

Caro Sr. Vitorol,

Sou suspeito, mas qualquer marca presente na Medida Solar tem a máxima certificação para os colectores conforme a legislação obria, logo estão aptos a cumprir todas as exigências a nivel de rendimento.

Não quero com isto dizer que as marcas que não estão presentes na medida não sejam igualmente certificadas, pois existem algumas nessa situação.

Quanto a ter sombreamento no Azimute Sul, pode perder algum rendimento do seu sistema, ams conciste primeiramente e analisar o ângulo de incidência solar a 21 de Dezembro, ou usar as cartas solares portuguesas para a região de Tomar e fazer as contas trignométricas para identificar possiveis sombreamentos...pode até nem se dar o caso!

Fale com um instalador que domine o tema para o aconselhar da melhor forma.

Editado pela última vez por Rigsun em 02 Jan 2010 16:0, num total de 1 vez
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Observador
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005

MensagemColocada: 29 Dec 2009 22:0    Assunto: Responder com Citação

Rigsun escreveu:

.... qualquer marca presente na Medida Solar tem a máxima certificação para os colectores conforme a legislação obria, logo estão aptos a cumprir todas as exigências a nivel de rendimento.

E qual é a mínima certificação? Que marcas/modelos têm essa?
Quais são as várias exigências de rendimento?

Que raio de disparate é esse?

Há certificação de primeira e de segunda?

Francamente.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Rigsun
Recém chegado

MensagemColocada: 02 Jan 2010 16:0    Assunto: Responder com Citação

Comentário, quase incomentável...já nos habituamos...

Que pretende que comente, com base nestas questões?

Que pretende com o "Francamente..."?

A ver se é basicamente isto:
Keymark, ou como lhe chamam SolarKeymark pela TUV, pela Certif, pela lá qual seja a entidade é sempre uma certificação baseada na Norma Europeia...não define esta o minimo rendimento, aliás curva de rendimento que o colector tem de ter...cumpre apenas requisitos de consturtivos e de funcionamento. A tecnologia de absorção é diferente de marca para marca e ainda bem...ou seria tudo igual...
Observador
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 04 Jan 2010 11:0    Assunto: Responder com Citação

Rigsun escreveu:
Comentário, quase incomentável...já nos habituamos...

Que pretende que comente, com base nestas questões?

Que pretende com o "Francamente..."?

A ver se é basicamente isto:
Keymark, ou como lhe chamam SolarKeymark pela TUV, pela Certif, pela lá qual seja a entidade é sempre uma certificação baseada na Norma Europeia...não define esta o minimo rendimento, aliás curva de rendimento que o colector tem de ter...cumpre apenas requisitos de consturtivos e de funcionamento. A tecnologia de absorção é diferente de marca para marca e ainda bem...ou seria tudo igual...

Deixe de dizer disparates.
Pode começar por ler a EN 12975 e já agora a EN 12976.

É por afirmações gratuitas e sem qualquer sentido que o mercado anda desgovernado e a bandalheira que anda.
Se não sabe do que fala esteja calado.

Atentem que não respondeu nada do que lhe foi questionado.

"E qual é a mínima certificação? Que marcas/modelos têm essa?
Quais são as várias exigências de rendimento?
Há certificação de primeira e de segunda? "
Voltar acima
Rigsun
Recém chegado

MensagemColocada: 04 Jan 2010 21:0    Assunto: Responder com Citação

E vou continuar sem responder.
As perguntas não têm cabimento nem resposta possivel...são do tipo: ao calha!

Não possuo qualquer simpatia por si seja em que situação for, portanto pode ficar certo que jamais perderia tempo em lhe responder visto o nosso passado recente e para que fique informado, profissionalmente falando, fui Dir. do Dep de Qualidade na Industria, além de outras coisas, conheço bem a metodologia da certificação de produtos e de empresas, mas como estive mais ligado à àrea de segurança eléctrica em electrodomésticos pela EN3351 Geral e Particulares, sei o suficiente para falar sobre o assunto, mas não dou aulas gratuitamente e o tema é demasiado especifico para o expor aqui, nem interessa ao comum mortal.

Chamo-o à atenção para os comentários de ataque que pratica...considere ler sobre o assunto, ou empregue-se na área respectiva e ficará super esclarecido, visto que tem um interesse particular em escrever neste fórum. Seja útil para o mesmo dessa forma, visto ter mais tempo livre que a maioria dos presentes!

Editado pela última vez por Rigsun em 04 Jan 2010 21:0, num total de 1 vez
Voltar acima
Observador
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 05 Jan 2010 10:0    Assunto: Responder com Citação

Rigsun escreveu:
E vou continuar sem responder.
As perguntas não têm cabimento nem resposta possivel...são do tipo: ao calha!

Não possuo qualquer simpatia por si seja em que situação for, portanto pode ficar certo que jamais perderia tempo em lhe responder visto o nosso passado recente e para que fique informado, profissionalmente falando, fui Dir. do Dep de Qualidade na Industria, além de outras coisas, conheço bem a metodologia da certificação de produtos e de empresas, mas como estive mais ligado à àrea de segurança eléctrica em electrodomésticos pela EN3351 Geral e Particulares, sei o suficiente para falar sobre o assunto, mas não dou aulas gratuitamente e o tema é demasiado especifico para o expor aqui, nem interessa ao comum mortal.

Chamo-o à atenção para os comentários de ataque que pratica...considere ler sobre o assunto, ou empregue-se na área respectiva e ficará super esclarecido, visto que tem um interesse particular em escrever neste fórum. Seja útil para o mesmo dessa forma, visto ter mais tempo livre que a maioria dos presentes!

Efectivamente está patente a sua forma de estar no mercado.
As perguntas são todas resultantes dos disparates que escreveu. Não são "ao calha" como refere. Foi você que para tentar "impingir" a sua dama veio com argumentos falsos, retórica para tapar olhos e fazendo comparações disparatadas. Os produtos valem por si só, não necessitam de falsos argumentos. O produto que vende tem o seu valor, nunca o neguei. Não necessita (antes pelo contrário) que o venham impingir da forma que faz.

Posso lhe dizer que também já fui Dir. de Qualidade e por duas vezes. Embora isso nada queira dizer, pois já me deparei com Dir. de Qualidade a afirmar verdadeiros "atentados". Por ex. que uma entidade por ser ISO 9001 garantia que todos os produtos que fabricava eram certificados. Portanto o seu "argumento" de nada garante (infelizmente).

E vejam lá. Nem existe EN 3351.
Existe sim uma DIN EN 3351 Aerospace series - Titanium alloy TI-P63001 - Grade 2, solution and outsourced, forgings D e <= 150 mm
Parabéns, esteve no Huston de PT. Mas não tenho necessidade de aulas aeraunauticas.

E desejo que as suas (boas) contribuições para o fórum consigam igualar tanto em qualidade como em quantidade com as que já fiz. Seria muito bom sinal, para todos.
Voltar acima
Rigsun
Recém chegado

MensagemColocada: 05 Jan 2010 17:0    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pela sua atenção, agradeço a correcção!

Segue abaixo um possivel "link" para a análise da situação e com as respectivas correcções ortográficas do EN"60"335"-"1, assim já não há engano:

EN60335-1
EN60335-2-xxx

RoHS
EMC
Eficiência Energética
Etc...

http://www.ee.sgs.com/ee_index/industries-ee/household-appliances-ee/household-appliances-standards-and-conformity-requirements-ee.htm

Não se trata de informação confidencial e está acessivel a todos, mas não diz tudo...Smile
Observador
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 05 Jan 2010 19:0    Assunto: Responder com Citação

Em PT

NP EN 60335 - Segurança de aparelhos electrodomésticos e análogos.

Tendo depois várias partes e anexos.

http://www.ipq.pt/custompage.aspx?modid=0&pagid=8
Voltar acima
APDDSP
Recém chegado

Registo: 16 Set 2007

MensagemColocada: 26 Fev 2010 20:0    Assunto: Sistema AQS - Actualização de Informação Necessária Responder com Citação

Caros,
Depois de ler muitas horas de conversa sobre instalações AQS, fico ainda com mais dúvidas pois não sou um entendido na matéria. Fica então a minha pergunta, claro que complementada pela explicação da minha situação.
Estou em fase de finalização da moradia. Preciso instalar AQS e tenho dúvidas sobre que sistema instalar. Estava inclinado para o de circulação forçada, com apoio de um esquentador a gás daqueles de última geração (termoestáticos). Não refiro a marca pois não sei se posso. Somos 4 cá em casa (2 adultos e 2 crianças). Existe algum consenso qual a melhor tecnologia (preço/qualidade) a instalar? Se necessitarem enviem uma MP. Mais tarde virão os fotovoltaícos, mas isso é outro tema. Agradeço que me elucidem, pois as vossas opiniões, apesar de muitas vezes bem diferentes, serão sempre escutadas com atenção, da minha parte. Se necessitarem de mais informação para me poder responder estarei à vossa disposição.
Cumprimentos Renováveis Smile
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Local/Origem: Faro

MensagemColocada: 16 Mar 2010 2:0    Assunto: Re: Sistema AQS - Actualização de Informação Necessária Responder com Citação

APDDSP escreveu:
Caros,
Preciso instalar AQS e tenho dúvidas sobre que sistema instalar. Estava inclinado para o de circulação forçada, com apoio de um esquentador a gás daqueles de última geração (termoestáticos).

Pois é para mim a opção mais rentável em sistemas caseiros.

Já agora uma pergunta para o sr. Rigsun ...

No site da rigsun.pt diz assim:

A Rigsun é a nova marca nacional de painéis solares térmicos.

Pergunto eu... onde são fabricados os painéis e depósitos ?

Já me disseram que era em Israel, na Australia e sei lá onde...

Sendo uma marca portuguesa não percebo e gostaria de saber.

E já agora uma pergunta.

Um sistema da Rigasun com um deposito de 1000 litros e 6 paineis solares irá aquecer uma casa com 150 m/2 por chão radiante ?

Eu tenho a minha opinião mas gostaria tb de ler a do sr. Rigasun ou e outros com experiência no assunto.

Jorge Santos
Voltar acima
Rigsun
Recém chegado

MensagemColocada: 16 Mar 2010 13:0    Assunto: Responder com Citação

Já que me permitem falar um pouco sobre a "nova" marca RIGSUN que foi idealizada e lançada no mercado em 2006 pelas mão do Eng Rafael Ribas, informo:

Os kits termossifão, são produzidos na Grécia, com uma experiência superiror a 27 anos no fabrico destes equipamentos.
Os kits forçados domésticos, têm proveniência Austriaca, tanto nos colectores, como Acumuladores, escola que já nos habituou a produtos de topo, caso da Sonnenkraft e outras.

Não pretendo com esta informação, desmerecer os fabricantes Israelitas, ou Turcos e outros paises vocacionados para a industria do solar termico. Quanto à Australia, isso advém da conhecida e badalada Solahart (fabricada na Austrália).

O facto de lhe dizerem uma sére de nomes de paises e fábricas aleatórias, prende-se com o facto de ninguém saber ao certo, onde a maioria das marcas tem localizada a sua fábrica, logo diz-se o que vem à cabeça, sem se saber, mas isso faz parte da cultura Nacional!

Quanto à pergunta:
"-Um sistema da Rigasun com um deposito de 1000 litros e 6 paineis solares irá aquecer uma casa com 150 m/2 por chão radiante?"
Respondo:
-Não! Não vai aquecer uma casa com 150m^2 com piso radiante, vai antes apoiar o sistema de aquecimento que for definido.
Logicamente que a fracção solar do apoio desse sistema varia tendo em conta o dimensionamento e o grau de isolamento da habitação, mas num caso desses, prevejo que poderá chegar a dar entre 30% a 35% de apoio ao sistema convencional.
Observador
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 16 Mar 2010 15:0    Assunto: Responder com Citação

Rigsun escreveu:
Já que me permitem falar um pouco sobre a "nova" marca RIGSUN que foi idealizada e lançada no mercado em 2006 pelas mão do Eng Rafael Ribas, informo:

Os kits termossifão, são produzidos na Grécia, com uma experiência superiror a 27 anos no fabrico destes equipamentos.
Os kits forçados domésticos, têm proveniência Austriaca, tanto nos colectores, como Acumuladores, escola que já nos habituou a produtos de topo, caso da Sonnenkraft e outras.

Não pretendo com esta informação, desmerecer os fabricantes Israelitas, ou Turcos e outros paises vocacionados para a industria do solar termico. Quanto à Australia, isso advém da conhecida e badalada Solahart (fabricada na Austrália).

O facto de lhe dizerem uma sére de nomes de paises e fábricas aleatórias, prende-se com o facto de ninguém saber ao certo, onde a maioria das marcas tem localizada a sua fábrica, logo diz-se o que vem à cabeça, sem se saber, mas isso faz parte da cultura Nacional!

Então neste caso tenho de concordar com o Sr. Santos.
"A Rigsun é a nova marca nacional de painéis solares térmicos. " é informação falsa.
Voltar acima
Rigsun
Recém chegado

MensagemColocada: 16 Mar 2010 20:0    Assunto: Responder com Citação

Observador escreveu:
Rigsun escreveu:

Então neste caso tenho de concordar com o Sr. Santos.
"A Rigsun é a nova marca nacional de painéis solares térmicos. " é informação falsa.

De facto a RIGSUN é já uma marca amplamente conhecida, embora para um mercado Solar em grande alvoroso tardio no nosso País, seja considerada ainda uma marca nova, mas a seu tempo isso está a mudar, especialmente na zona Norte e Centro, onde a aposta tem sido muito grande, face a anteriores visões, visto que no Sul está graciosamente implantada. Diga-se que é uma marca que está para mostrar resultados promissores para o Solar Termico em Portugal.
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Local/Origem: Faro

MensagemColocada: 17 Mar 2010 2:0    Assunto: Responder com Citação

Bem estou esclarecido e na verdade é apenas um nome Português.

Sendo como diz, acredito que seja de boa qualidade, pois não é nada vindo da china, e há por aí mta marca, e até Alemã vinda da China.

Sei que na china tb há bom, mas tb sei que a ambição dos europeus é comprar chinês mau e vender por europeu bom, na china tal como na Europa há de tudo.

Por acaso estou por vezes numa obra onde estão a montar um deposito com 1000 litros e os tais 6 painéis para aq. de piso radiante e parece uma boa maquina, a fonte principal de calor vai ser uma bomba de calor.

Agora a casa vai tb ter Ar condicionado pois é no Algarve.

Vai ser mais um barrete com piso radiante pois os painéis solares apenas dão 35% eu pensava que era 25% (no máximo)

Sendo assim estão a colocar duas bombas de calor para o mesmo serviço.

Está na moda convencerem os clientes que vão aquecer a casa com energia solar, quando neste caso nem o piso radiante tem inercia para acumular.

Seja como for o sistema da Rigsun parece ser bom e espero que seja pois uma irmã minha acabou de instalar um termo-sifão.

Jorge Santos
Voltar acima
APDDSP
Recém chegado

Registo: 16 Set 2007

MensagemColocada: 22 Mar 2010 12:0    Assunto: Orçamento AQS Responder com Citação

Tendo obtido para cima de 10 orçamentos para a instalação de AQS, tenho agora que tomar a decisão. Infelizmente (ou não) será de circulação forçada pois é para isso que a pré-instalação ficou preparada. O apoio será por resistência (também por imposição de toda a pré instalação). No entanto estou em dúvida se espero um pouco mais para tomar a decisão, pois penso que ainda não se sabe como ficarão os apoios ao AQS (se é que vão existir). Alguém me pode esclarecer se já existe alguma decisão tomada em relação a isto? Se por acaso precisarem de saber os preços e tecnologias para as quais eu recebi orçamento, só precisam pedir. Tenho para todos os gostos e carteiras... Very Happy
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 10, 11, 12
Página 12 de 12

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens