Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

probelemas com sistemas solares termicos
Ir à página 1, 2, 3 ... 10, 11, 12  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
valter oliveira
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005
Local/Origem: alentejano do CABO SARDÃO a viver na margem sul

MensagemColocada: 25 Nov 2006 23:0    Assunto: probelemas com sistemas solares termicos Responder com Citação

gostaria de poder ajudar participantes deste forum que tenham probelemas com sistemas solares.

estejam á vontade em colocar as vossas duvidas ou probelemas.

obrigado
JFigueiral
Veterano do Fórum

Local/Origem: Com vista para a Serra da Estrela

MensagemColocada: 27 Nov 2006 13:0    Assunto: Responder com Citação

Amigo Valter,

Começo por o saudar pela brilhante disponibilização.
Tenho três questões para lhe colocar:

Questão nº 1: Queria ter água quente em dias de chuva sem recurso ao apoio elecrico. De verão não tenho problemas pois mesmo num dia de chuva consigo ter a água quente acumulada de dia anterior. Mas a partir de Outubro até Março tenho dificuldade em ter água quente em dias de chuva ou muito enublados. No caso do apoio electrico 2400W torna-se gastador e descompensador. Para ser bom, tinha de funcionar só com sol.... Tem de haver modo económico de o fazer.

Questão nº 2: Conhece algum sistema para monitorizar a temperatura da água do painel? Um sistema económico, claro...

Questão nº 3: Porque recomenda que se desligue o apoio electrico de outubro a março? E no resto do periodo? Mesmo no verão ao fim de 2 dias de chuva já não consegue ter água quente. No resto dos dias por efeito do sol as ressitências não funcionam, certo?

João Figuerial

Necessitas de informação para construir e/ou climatizar a tua casa?
Clica neste link
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
valter oliveira
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 27 Nov 2006 20:0    Assunto: Responder com Citação

Olá sr figueiral.
Você está a ser malandro comigo.

Quanto à 1ª questão todos nós sabemos que a energia solar por si só não garante a totalidade de água quente nos meses de menos sol.
Quanto ao apoio a utilizar já depende do tipo de consumo do utilizador.
Eu penso que para uma família até 5 pessoas com consumos normais de água quente o melhor será mesmo o esquentador em série ou então a resistência comandada pelo relógio, mas por exemplo se o utilizador tiver aquecimento pode-se sempre utilizar a caldeira para fazer o apoio.
No meu ponto de vista é claro.

Quanto à 2ª questão penso que a melhor forma será os diferenciais utilizados no sistema de circulação forçada. Este tipo de diferenciais ronda os 200 €.
Penso que também existe a possibilidade de o fazer manual mas teria de ter a ajuda de alguém que perceba de electrónica.
As sondas utilizadas nos diferenciais fazem a leitura em ohm, onde x de ohm equivalem a x temperatura, basta depois arranjar forma de converter a leitura.

Quanto à 3ª questão
Vamos supor que existe um consumo superior ao normal durante a noite, a resistência ira trabalhar sem necessidade porque no dia seguinte vamos ter sol.
Obviamente que só se pode fazer este tipo de situação por alguém que se interesse pela situação e saiba lidar com ela.
Mas se a resistência estiver ligada também não à qualquer tipo de problema só mesmo numa situação deste género ou com 2 ou 3 dias sem sol é que elá vai ligar.

O objectivo deste tópico será mais destinado a utilizadores que tenham sistemas solares com problemas, ou algumas questões.

Que não me parece que seja o seu caso, percebe tanto disto como eu ou mais.
(ainda lhe vou mudar o nome para Sr. figueiral Matreiro)

boas noites a todos
alvaro
Recém chegado

Registo: 27 Mai 2006
Local/Origem: porto

MensagemColocada: 11 Dec 2006 14:0    Assunto: Responder com Citação

Sr. Valter Oliveira, por acaso já conhece o novo sistema de painel solar da "nikko" que é com tubos de vacuo onde no seu interior tem um capator de aluminio carregado com o gás klea. Estava a pensar comprar para a minha casa pois está á venda numa campanha da casa Merlin Leroy por 1338 euros durante este mes, mas não sei se é bom sistema.
por favor podia-me ajudar ou elucidar sobre a sua rentabilidade e se é um bom sistema.
Obrigado
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
valter oliveira
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 12 Dec 2006 23:0    Assunto: Responder com Citação

Muito boa noite Sr. Álvaro.

Não poderei comentar nem o preço nem a qualidade nem se será o indicado para as suas necessidades pelos seguintes motivos:

Não conheço a marca nem os tipos de material utilizado (já procurei na net mas não encontro informação).

A nível de rentabilidade tenho pouca informação (qual o seu perfil de consumo de águas sanitárias, quais as áreas do colector e capacidade de acumulação bem como o tipo de instalação).

A garantia dos sistemas solares é de 6 anos. Agora pergunto, se tiver qualquer tipo de problema no sistema quem vai resolve-lo e quem lhe vai dar assistência ou mesmo que o Sr. perceba do assunto e queira resolver o problema onde vai encontrar material para substituir.

É uma pergunta que devemos fazer a nós próprios antes de comprarmos seja o que for.

Sr. Álvaro espero ter sido útil, para o poder elucidar melhor terá que me facultar mais informação tanto do equipamento como do seu consumo.

Sem mais de momento os meus cumprimentos.
alvaro
Recém chegado

MensagemColocada: 13 Dec 2006 0:0    Assunto: Responder com Citação

Sr. Valter Oliveira, obrigado pela sua resposta, mas para que possa visualizar melhor a questão vou esplicar o tipo de situação:
familia: dois adultos e três crianças, tomamos cada um um duche á noite (adultos) e um banho de emersão (crianças), mais água para lavar a louça (duas vezes ao dia).
Painel solar da marca UNIKO modelo Unithermo 150 do tipo sistema solar tubo de vácuo cpc, dimensões de 1700mmx2000mm (altura x largura), depósito esmaltado de 150 litros, revestido a poliuretano de 40kg/cm3 com 75mm de espessura, equipado com apoio eléctrico com resistência de 1600W, tecnologia do colector solar do tipo selectivo selado dentro de um tubo de vidro, em borosilicatro de alta resistencia 5x10 pa de vácuo, não sofrendo qualquer deterioração mesmo em zonas húmidas.
A serie de lâminas em aluminio espelhado de alta refletividade com forma que lhes confere uma óptica de baixa concentração - CPC.
É fabricado pela Lar bombas da póvoa de varzim.
Dizem que a água aquece acima dos 100º e por isso o deposito não precisa de ser maior pois deverá ser colocada á saida da água quente do deposito uma torneira termoestática misturadora de forma a misturar a água e logo quase duplicando a capacidade de fornecimento de água quente.
Desculpe o missal mas estive a transcrever as caracteristicas de um folheto que me deram no Leroy Merlin.
Espero ter ajudado o Sr. Valter Oliveira a me ajuar.
Uma boa noite e obrigado
Voltar acima
valter oliveira
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 16 Dec 2006 1:0    Assunto: Responder com Citação

Boa noite Sr. Álvaro.

Os 150 litros a meu ver é pouco, o cálculo de dimensionamento ronda mais ou menos os 50 litros diários (conforto de utilização normal) por pessoa, banhos de imersão e hábitos de consumo mais demorados nos banhos vai elevar essa média.

Até podíamos ter 10m2 de painéis solares mas se tivermos um acumulador de 150 litros de nada adianta, só vai acumulár os 150.
está certo que será 150 litros a temperaturas mais elevadas, mas esse tipo de temperaturas só trás problemas.

Se lhe dizem que ultrapassa os 100º pergunte qual a temperatura máxima de funcionamento do deposito acumulador.

E quais os mecanismos de segurança de protecção do mesmo.

Quanto à misturadora posso-lhe dizer que a adequada para funcionar com temperaturas acima dos 100º custa 366€ + Iva, visto o valor que lhe apresentaram não me parece que seja essa a válvula que lhe vão colocar, ou então algo não bate certo.

Tentei novamente procurar informação sobre essa marca mas não descobri nada.

Existem sistemas no mercado de linha branca em que a marca é a do fornecedor, não sei se será este o caso.

Sr. Álvaro espero ter sido útil, se não o fui continuo à disposição.

Um abraço para todos.
alvaro
Recém chegado

MensagemColocada: 19 Dec 2006 14:0    Assunto: Responder com Citação

Sr. Valter Oliveira, muito obrigado pelo alerta sobre a válvula termoestática, e já agora pela sua experiencia profissional qual lhe parece o melhor sistema : o de kit isto é painel e depósito juntos (termossifão) ou o de painel no telhado e depósito no interior do vão do telhado (com bomba circuladora). Bem sei que o de bomba circuladora por si só já gasta energia para fazer circular a água, mas pode até compensar em termos globais, isto é, o custo pode ser muito inferior ao beneficio.
Gostaria de saber do pessoal do forum, aqueles que têm sistemas solares que expressa-sem as suas opiniões (verdadeiras e não as que lhes contaram) sobre os sistemas que possuem e se ajam que compensou o investimento.
Voltar acima
valter oliveira
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 20 Dec 2006 20:0    Assunto: Responder com Citação

Olá boa noite a todos.

Sr. Álvaro.

Antes de mais as minhas citações são dadas como instalador e pessoais, obviamente que existem instaladores com ideias diferentes.

Sempre que as condições são favoráveis recomendo o termosifão.
É o sistema que tem menos percas na transferência de calor, visto funcionar por si só sem o auxílio de qualquer tipo de regulação.
A meu ver a inestética em determinados tipos de habitação é uma desvantagem.

Com o sistema bombeado o consumo da bomba não será o grande problema visto consumir à volta de 35 a 100W.
A meu ver as desvantagens deste tipo de sistema são a colocação do depósito acumulador dentro de casa (em locais sem qualquer tipo de acesso ainda é pior).
Uma ruptura ou qualquer outro tipo de problema com o depósito pode criar estragos ou inundação. Não é uma situação normal acontecer esse problema mas pode, eu muito sinceramente não tenho conhecimento de nenhum caso desses.
A manutenção é outra situação, anualmente devia de se verificar a instalação, pressão, anticongelante etc…

O termosifão é mais barato e tem uma rentabilidade superior.

Até breve e continuo à sua disposição.
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Local/Origem: Faro

MensagemColocada: 21 Dec 2006 0:0    Assunto: Responder com Citação

Esse sistema é Chinés não é fabricado pela Larbombas

Eu não o compraria. Colocar peças em vidro nas varandas que se partem facilmente pode não ser uma boa solução.

Pode ver esses aparelhos aqui:

http://www.made-in-china.com/Metallurgy-Mineral-Energy-Catalog/Solar-Renewable-Energy.html

Nem a Larbombas não diz no folheto que os fabrica.
Voltar acima
alvaro
Recém chegado

MensagemColocada: 29 Dec 2006 22:0    Assunto: Responder com Citação

Obrigado ao Sr. Valter Oliveira e ao Sr. Jorge Santos pelas dicas e pesando todos os pontos + e - acabei por comprar o sistema que como bem disse o Sr. Jorge Santos é comercializado pela Lar Bombas, e embora só precise dele para o fim do próximo ano acabei por o comprar este ano porque quero deduzir os 30% no irs deste ano e como para o ano terei o emprestimo da casa já não o poderia fazer visto não poder ser comulativo. Agora surge a seguinte questão a minha casa vai ter tubagem de retorno nas AQS mas o painel não tem essa possibilidade. Poderei eu improvisar um retorno pela entrada da água fria através de uma válvula de três vias que faria o desvio da água fria/água de retorno.Se me poderem ajudar a indicar um site aonde poderei ver o sistema agradecia. Já agora uma outra pergunta o painel solar para ter uma óptima rentabilidade no aquecimento de água todo o ano de preferência para estar quente ao final do dia, qual será a melhor orientação sul ou poente (moro em gondomar - porto) e a inclinação?.
Obrigado. Desejo de um Bom Ano a todos os utilizadores do forum.
Voltar acima
valter oliveira
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 02 Jan 2007 22:0    Assunto: Responder com Citação

Bom ano para todos.

Sr Álvaro a melhor orientação será sul geográfico e a inclinação será latitude do lugar menos 5 graus.

Quanto ao retorno pode fazer a ligação na entrada de agua fria mas não necessita de válvula de três vias, basta colocar válvula de retenção no retorno e na agua fria.

A bomba para a recirculação também lhe aconselho uma específica, que tem incluído um relógio e um térmostato. De uma vista de olhos

http://www.grundfoss.com/web/grfosweb.nsf/Webopslag/RGRD-5U5AJP

muito boa noite a todos.
Mário Trindade
Veterano do Fórum

Registo: 30 Mar 2006

MensagemColocada: 02 Jan 2007 23:0    Assunto: Responder com Citação

E para preciosismos.

http://www.fallingrain.com/world/PO/
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
valter oliveira
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 03 Jan 2007 22:0    Assunto: Responder com Citação

espetaculo sr mario.

impecavél.
Tigra
Participante activo

Registo: 04 Jan 2006
Local/Origem: Na terra do leitão assado

MensagemColocada: 10 Jan 2007 20:0    Assunto: Responder com Citação

Caro Valter,
será que me pode dar alguma informação sobre este sistema:
http://www.climacity.com/asp/santi.php?cod=1011
São uns paineis solares pequenos, em forma de "almofada" e que incorporam um reservatório de 135L. Dão pelo nome de "Discoterm".

Obrigado

Tigra
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2, 3 ... 10, 11, 12  Seguinte
Página 1 de 12

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens