Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Humidade na caixa de ar
Ir à página 1, 2, 3  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
A Caniço
Recém chegado

Registo: 28 Dec 2005

MensagemColocada: 28 Dec 2005 15:0    Assunto: Humidade na caixa de ar Responder com Citação

Construi recentemente uma vivenda num local um pouco humido e com receio disso mesmo coloquei a placa terrea (julgo ser este o nome) a cerca de 1.20m do solo e deixei varios orificios para o exterior a fim de haver circulação de ar. No entanto verifico não resultou, já que no pico deste Verão (2005) inspecionei a "cave" e verifiquei que estava cheia de condensação (havia gotas de água por toda a placa) e as juntas dos azulejos do chão parecem ter manchas de humidade.
Existe alguma solução, pelo menos para evitar que a humidade cause problemas à placa terrea.

Desde já os meus cumprimentos aos participantes e criadores deste forum
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Visitante

MensagemColocada: 28 Dec 2005 21:0    Assunto: Responder com Citação

Olá Sr A. Caniço,

Deixou uma plataforma de condensação no fundo da cave?
Deve ter deixado o seguinte da terra para cima:
- Camada de rochas grandes de preferência muito frias (granito ou basalto). Pode ser das mesmas que se colocam na base das fundações;
- Camada de brita, para condensar as águas não condensadas nas primeiras;
- Caixa de ar de pelo menos 60 cms de alto e comunicações de ar par oexterior;
- Lage de betão;
- Na lage depois do primeiro encimento, deveria levar uma membrana de borracha aquosa;
- Isolamento termico;
- Camada betuminosa de regularização;
- Revestimento.

Não sei se é muito bom, mas foi o que fiz na minha casa e li isso num manual de arquitectura portugês dos anos sessenta. Dizem que hoje não se sabe construir, e a melhor solução que encontrei foi esta e com quase 40 anos que o meu sócio trouxe de Moçambique por altura da descolonização.
Se não tiver esta solução, exponha-a melhor para ser melhor entendida.
Espere por mais ajudas.

João Figueiral
Voltar acima
Alexandra Monteiro Lisboa
Recém chegado

Registo: 20 Dec 2005

MensagemColocada: 29 Dec 2005 12:0    Assunto: Re: Humidade na caixa de ar Responder com Citação

A Caniço escreveu:
Construi recentemente uma vivenda num local um pouco humido e com receio disso mesmo coloquei a placa terrea (julgo ser este o nome) a cerca de 1.20m do solo e deixei varios orificios para o exterior a fim de haver circulação de ar. No entanto verifico não resultou, já que no pico deste Verão (2005) inspecionei a "cave" e verifiquei que estava cheia de condensação (havia gotas de água por toda a placa) e as juntas dos azulejos do chão parecem ter manchas de humidade.
Existe alguma solução, pelo menos para evitar que a humidade cause problemas à placa terrea.

Bom dia sr. Caniço

Sabe, também construí a minha casa mais alta (70cm)do que o solo e no 1º ano também tive muita condensação. O problema era só e apenas falta de ventilação ou seja, tinhamos deixado orificios de ventilação, mas não eram suficientes. Agora colcámos 3 grelhas de 1 mt comprido por 25cm de largo e já não há condensação debaixo da casa.
Portanto o meu conselho é: faça mais orificios e grandes.

Alexandra
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
400adm
Recém chegado

Registo: 18 Dec 2005
Local/Origem: Beira-Mar de Sintra

MensagemColocada: 29 Dec 2005 22:0    Assunto: Responder com Citação

Quando se constroi em locais humidos, o projecto de construção deve prever o seguinte:

- Placa bem isolada;
- Membrana de impermiabilização intercalada nas paredes, acima do terreno e abaixo da placa, para evitar a subida da humidade por capilaridade;
- Ventilação;
- Sistema de drenagem com encaminhamento para o esgoto pluvial.

Verifique o que tem e o que pode corrigir.
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005
Local/Origem: Faro

MensagemColocada: 04 Jan 2006 3:0    Assunto: Responder com Citação

A condensação é normal em casas elevadas, se arejar é obvio que vai arejar (arrefecer) a cave e secar a humidade ao renovar o ar.
Penso que essa humidade vem da terra, deveria selar toda a terra com material isolante.

Mas para fazer bem feito eu não faria assim.

Colocava isolamento por baixo de todas as sapatas, vigas ou laje de fundação e não apenas na placa.
Se isolar apenas a placa a humidade sobe pelas paredes e eu pessoalmente já vi subir 4 metros.

Alem de colocar a tela por baixo de toda a estruturas, teria como já foi dito que colocar um sistema de drenagem nas paredes exteriores.

Na zona interior em vez de deixar caixa de ar eu deixaria caixa com isolamento com camadas de brita, areia, leca e manta geotextil devidamente drenada.

A muitas maneira de construir mal mas muito poucas de fazer bem feito

Pessoalmente estou farto de ver fazer mal, e raramente vejo fazer bem.
Eu próprio já construí algumas moradias e fiz inúmeros erros, antigamente nem haviam os materiais que à hoje.

Sei perfeitamente como se deve fazer bem feito.

Mas teria que fazer primeiro a pergunta… Você quer mesmo fazer bem ? e ainda vai a tempo ?

- E preciso fazer as coisas certas e não apenas certas coisas.
Voltar acima
Interessado
Visitante

MensagemColocada: 06 Jan 2006 12:0    Assunto: Responder com Citação

Sr. Jorge Santos

Pode enviar algumas fotografias ou desenhos do que refere?
Voltar acima
AMCC
Recém chegado

Registo: 07 Jan 2006
Local/Origem: COIMBRA

MensagemColocada: 08 Jan 2006 0:0    Assunto: Responder com Citação

Efectivamente parece-me suficiente prever várias frestas, digamos 50cm largo por 5cm de altura, que quando não puderem ser dispostas em cotas diferentes (facilitando a circulação do ar) poderão ser ajudadas por ventilação forçada em alturas de maior necessidade.
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 09 Jan 2006 1:0    Assunto: Responder com Citação

Nunca consegui perceber porque razão querem meter ar a circular, e a sua respectiva humidade nas caixas de ar.
Surprised
O ar é um bom isolante se estiver parado, O ar em movimento é um mau isolante.

Não percebo porque razão colocar humidade e ar húmido por detrás da parede exterior sem esta ter qualquer tipo de protecção terá algum benificio, vai acabar por humedecer a parede exterior. Já alguém viu como fica o reboco por traz da tinta quando isso acontece? (posso enviar fotos do musgo atas das camadas de tinta)

Na minha modesta opinião é mais um moda sem qualquer lógica. A malta gosta de copiar os outros sobretudo nas asneiras.

Não sabem que não se dão condensações nas caixas de ar se não entra ar nas mesmas, Pensem um pouco…

Tapem mas é esses tubos todos. Cool

No verão já é diferente, por isso se fizerem aberturas, têm que poder ser fechadas, e não encher as casa de tubos horríveis, que ainda por cima são em plástico e não duram muito tempo, por aí vá entrar até a chuva. Só vi numa casa colocarem esses tubos em inox, mas apenas porque eu exigi.

Façam testes não se limitem a usara a cabeça apenas para suporte de cabelo.

Interessado, pode ver mais ou menos como se deve isolar uma cave na pagina de um cliente meu, se sabe pensar em:

www.Projecci.pt

Veja em fundações e as impermeabilizações e aprenda como se deve fazer para a humidade não subir pelas paredes.

Agora diga-me se algum dia viu fazer bem… e quem já fez uma moradia se pensava que tinha bem feito vai descobrir muito provavelmente que fez mal.
Voltar acima
gilsp01
Veterano do Fórum

Registo: 15 Set 2006
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: 15 Set 2006 12:0    Assunto: caixa de ar ventilada Responder com Citação

A Questão da caixa de ar ventilada só tem sentido quando de verificam as seguintes questões:
1. O isolamento fixo à parede interior
2. É colocada uma barreira pára-vapor entre o isolamento e a parede interior
3. É executada a ventilação natural com respiradores no topo e no fundo de cada pano
4. Os tubos de plástico têm como função purgar a água que condensa na superfície exterior do isolamento e têm que ser complementados com uma meia cana cerzitada no fundo da caixa de ar, para encaminhar a referida água para os tubos
A ideia de “ar parado” só pode ter sentido no caso da fachada exterior ter levado uma camada impermeável ao vapor, caso contrário tal conceito não existe – No caso de se proceder à impermeabilização da fachada ao vapor é pior a emenda que o soneto, pois impede a respiração da parede, e de toda a casa!!
Quando se coloca a caixa de ar ventilado é para que a humidade que existe no ar da caixa de ar (e por vezes atinge os 100%) possa ser retirada para o exterior, e volto a repetir que o facto da caixa de ar estar fechada não implica que a mesma seja hermética…. E reforço que se for é pior para a habitação. Onde existe a grande diminuição da temperatura é no isolamento, que por vezes tem a sua face exterior a 5º e a interior a 19º… é exactamente por esta razão que é aconselhável o recurso
à caixa de ar ventilada e a barreira pára vapor entre o isolamento e a parede interior, pois na zona de maior diferença de temperaturas não há cruzamento de diferentes humidades relativas do ar.

No entanto e apesar de poder dissertar sobre este assunto dissecando-o até à exaustão, o que daria aproximadamente para umas 50 a 60 páginas e alguns pormenores em desenho, apenas deixo a minha opinião que o melhor sistema de isolamento para paredes é o sistema de isolamento pelo exterior (ETICS) e que a maioria dos problemas de humidades nas habitações advém exactamente pela deficiente ventilação das mesmas, aliada ao comportamento obsessivo de vedar tudo a 100%, esquecendo–se que estamos num país com humidades relativas do ar que podem ser muito elevadas.

O sistema de parede dupla com isolamento, poderá ser eficaz, mas exige cuidado na sua execução, sendo que normalmente não é feito convenientemente, no entanto segue uma descrição resumida do processo:
Método construtivo:
• Pano interior de alvenaria (tijolo cerâmico, bloco betão) assente sobre banda resiliente
• Barreira pára-vapor
• Meia cana cerzitada na base do pano interior para recolha de águas provenientes da humidade
• Painel de Poliestireno Extrudido ou Lã de rocha (esp.≥6cm), fixo mecânica ou quimicamente
• Pano exterior de alvenaria, com aberturas para ventilação no topo e base e drenos da meia cana
• Reboco
• Pintura
Nota: As espessuras recomendadas para o pano interior e exterior, são 11 e 15cm respectivamente. Na execução do pano exterior, deve-se ter o cuidado de apoiar a base do tijolo na totalidade.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
JFigueiral
Veterano do Fórum

Local/Origem: Com vista para a Serra da Estrela

MensagemColocada: 15 Set 2006 13:0    Assunto: Responder com Citação

Olá gilsp01,

Gostaria de ver esclarecidas umas questões:
-Em termos genéricos um isolamento pelo exterior é mais eficaz termicamente que o sistema de parede dupla?
-É também mais eficaz em termos de evacuação de humidades?
-Se uma cosntrução de paredes duplas necessita de tantas barreiras de vapor e caleiras de condensação, a de isolemento pelo exterior não necessita dos mesmos conceitos ou mais reforçado ainda?
-O problema da má ventilação não é tão comum ás casas com isolamento pelo exterior e de paredes duplas?

Bem, eu já tenho a casa pronta, mas cada vez fico mais baralhado. O nosso colega "gilsp01", veio-me baralhar mais ainda.... Eu sempre tive a ideia que as paredes duplas com uma boa caixa de ar eram muito úteis para:
-Ajudar no isolamento, uma vez que a parte exterior do isolamento nunca estaria exposto às temperaturas da rua;
-Ajudar de verão aumentando a inercia termica, compensado com a ventilação da caixa de ar;
-Ajudar a manter as divisões com a humidade mais controlada;
-Permitir a ventilação das divisões atravéz das caixas de ar, sem estar exposto às correntes de ar exteriores.

Já que falamos de humidades relativas das casas, eu tenho registos de humidade relativa de uma casa junto a uma albufeira de uma barragem, dentro de casa no espaço de ano e meio entre com registos entre os 25% e os 69%... O ideal seria entre os 40% e os 60%... Mas apesar de ter uma construção que permite a retenção, absorção e libertação e consequente autocontrolo da humidade, não funciona em pleno... Mas na minha casa apesar de ter vidros duplos e de não ter qualquer protecção exterior, nunca verifiquei condensações nos vidros. Tenho apreciado em muitas casas da região casas com vidros duplos e estores ou portadas corridas de inverno e os vidros a escorrer água por dentro. Será que uma casa dessas onde escorrem condesados nos vidros, com isolamento pelo exterior não teria ainda mais problemas?
Quando comecei a construção, a ideia inicial era recorer ao isolamento pelo exterior, mas foi uma das mais bem represantadas empresas de isolamento pelo exterior que me desaconselhou o uso do mesmo numa zona de muita humidade.

Lembro que sou um ignorante nestas coisas e que gostaria de ver estas questões esclarecidas, não para mim porque é tarde demais, mas para os novos participantes.

Eu por mim fico cada vez mais com a ideia que nada presta.... E que cada vendedor tenta impingir o seu produto como o milagroso....
Tenho a casa construida com excelentes metodos de isolamento, mas também necessito de a aquecer e arrefecer artificialmente... Coloco em dúvidas a viabilidade do investiemento...
Tenho vidros duplos Climalit Silence Plus, e mesmo assim eles aquecem em demasia no verão e são a principal porta de fuga de calor para a rua no inverno.... Mas até hoje fui a única pessoa que me queixei à Saint Gobain que estava a ser enganado com os vidros e que os mesmos não correspondem ao anunciado....
Tenho um painel solar que se não o transformar, me torna a AQS mais cara que com esquentador ou cilindro electrico.... Também fui o único a chatear a empresa do painel no sentido de que a sua aquisição é um barrete, pois o seu retorno pode tender para infinito....(quando o comprei já previa que não funcionasse em pleno e já tinha em mente um plano de reconversão)...
Também já verifiquei que os aparelhos de ar condicionado não possuem o COP anunciado.... Que o real pode ser bem inferior ao anunciado....
Na empresa onde trabalho temos 2 salas de igual tamanho climatizadas por 2 aparelhos iguais... Um funciona razoavelmente e o outro nem por isso.... Não possuem o mesmo COP e a mesma capacidade? O que falhou?

Será que eu comprei tudo mal ou anda meio mundo a enganar o outro meio?

Enfim!!!! Ainda bem que não vou fazer outra casa...

João Figuerial

Necessitas de informação para construir e/ou climatizar a tua casa?
Clica neste link
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
A Caniço
Recém chegado

Registo: 28 Dec 2005

MensagemColocada: 15 Set 2006 14:0    Assunto: Responder com Citação

Julgo que se gerou alguma confusão estamos a falar de uma cave e não de paredes duplas
Voltar acima
gilsp01
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 15 Set 2006 16:0    Assunto: Responder com Citação

JFigueiral said:
Gostaria de ver esclarecidas umas questões:
-Em termos genéricos um isolamento pelo exterior é mais eficaz termicamente que o sistema de parede dupla?

Idealmente, os dois sistemas são eficazes, no entanto, na prática o isolamento de parede dupla c/ caixa de ar torna-se mais propenso a erros de execução devido à sua complexidade comparativamente ao isolamento pelo exterior. Aliado a isto temos o tratamento das pontes térmicas, que, no sistema de isolamento pelo exterior é inexistente e que caso não seja resolvido convenientemente, pode trazer problemas de condensações no interior dos edifícios. Daí o facto de na minha opinião o Sistema pelo exterior dar mais garantias pois é de execução mais fácil.
Adicionalmente devemos também referir que a inércia térmica do edíficio é mais forte no caso do isolamento pelo exterior, pois normalmente a alvenaria associada a esta solução tem espessuras de 20 a 25cm contra as de 11 a 15cm (na envolvente interna do isolamento) comum no isolamento de parede dupla com caixa de ar.

JFigueiral said:
-É também mais eficaz em termos de evacuação de humidades?

As humidades na construção, são uma das patologias mais comuns e no entanto mais fáceis de resolver, pois a sua origem está normalmente numa ineficiente ventilação do espaço interior… as habitações de 30 anos atrás não tinham os problemas que hoje em dia temos em termos de humidades, pois a ventilação era executada naturalmente através das portas, janelas, tectos, etc….
Hoje em dia, tentamos vedar tudo e mais alguma coisa, esquecendo-mo-nos que a humidade existe e que com a presença de pessoas dentro de um espaço fechado, esta tem tendência para aumentar. Assim tanto num caso como no outro, a ventilação (e consequente “evacuação de humidades”) é um factor essencial e que deve ser cuidadosamente efectuado.

JFigueiral said:
-Se uma cosntrução de paredes duplas necessita de tantas barreiras de vapor e caleiras de condensação, a de isolemento pelo exterior não necessita dos mesmos conceitos ou mais reforçado ainda?

O facto da caixa de ar estar antes do isolamento faz com que seja um local de eleição para a condensação da água na superfície exterior do isolamento, esta ocorrência é empolada caso a caixa de ar não seja ventilada, pois em determinadas conjugações de temperatura int + temp. ext + humidade interna + humidade ext. existe o encaminhar da humidade externa para a caixa de ar, o que a partir de um determinado ponto de saturação, condensa inevitavelmente! Ao ventilarmos a caixa de ar, a renovação do mesmo torna os níveis humidade sempre relativamente inferiores aos verificados no exterior, e quando se propiciar a condensação (inevitável) a água resultante é encaminhada para o exterior, não danificando o interior do edifício.

JFigueiral said:
-O problema da má ventilação não é tão comum ás casas com isolamento pelo exterior e de paredes duplas?

Esta pergunta penso que já está esclarecida no ponto anterior.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
gilsp01
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 15 Set 2006 17:0    Assunto: Re: Humidade na caixa de ar Responder com Citação

Alexandra Monteiro Lisboa escreveu:
A Caniço escreveu:

Bom dia sr. Caniço

Sabe, também construí a minha casa mais alta (70cm)do que o solo e no 1º ano também tive muita condensação. O problema era só e apenas falta de ventilação ou seja, tinhamos deixado orificios de ventilação, mas não eram suficientes. Agora colcámos 3 grelhas de 1 mt comprido por 25cm de largo e já não há condensação debaixo da casa.
Portanto o meu conselho é: faça mais orificios e grandes.

No caso específico da cave, concordo com a opinião colocada pela Alexandra Monteiro
Voltar acima
Flowrider
Participante moderado

Registo: 08 Ago 2006
Local/Origem: Santa Comba Dão

MensagemColocada: 15 Set 2006 19:0    Assunto: Responder com Citação

Nota-se que o Sr. gilsp01 percebe da coisa.
De facto, e excepto em casas com isolamento térmico térmico impermeável (poliuretano projectado ou injectado p.ex.), todos os estuques absorvem, e conduzem as humidades do interior da casa (cozinhas, wc's, respiração humana, etc.) para o interior da caixa de ar. Assim, facilmente se percebe a necessidade de ventilar as mesmas, especialmente quando se pinta a casa com membranas, vulgo tintas de borracha. É que a maioria das tintas plásticas permite que a humidade se liberte lentamente. Já as membranas aborrachadas, retiram cerca de 50 a 80 % da capacidade de transpiração.
Em minha casa utilizei poliuretano projectado na face exterior das paredes interiores (das paredes duplas), inclusivamente em todas as vigas e pilares, de modo a corrigir pontes térmicas.
Esta solução não é ideal, mas como todo o interior da casa irá ser feito em gesso cartonado, aposto nas propriedades higroscópicas deste para absorver o excesso de humidade do ar, para de pois o libertar assim que as condições de humidade do ar o permitam.

Relativamente á condensação debaixo da placa, também eu concordo que neste caso a abertura de ventilações maiores deverá resolver o problema, ou então, pode sempre optar por ventilação forçada e garantir assim uma ventilação ainda mais eficaz. Já ajudei a resolver um problema parecido deste modo, com ventiladores de WC, ligados 4 horas por dia.

A minha casa também se encontra sobreelevada entre 60cm e 2m. Mas eu não a fechei por baixo. O ventinho passa dia e noite.

Cordialmente
Jorge Santos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 16 Set 2006 2:0    Assunto: Responder com Citação

O que diz o gilsp01 e o que terá para escrever em 50 paginas, deve ser o que ele leu, e o que muita gente anda a ler.

Eu não concordo ! Cool

Com tanta conversa sobre ventilação já vi que leram o diário da republica com os novos regulamentos.

Sim é verdade muita gente descobriu agora que as casas devem ser ventiladas há realmente cada vez mais gente que sabe ler e copiar é bem fácil faze-lo .

Digam o que pensam, falem sobre as suas ideias pois é bom partilhar e discutir.

Quando sair o novo RGEU (que por acaso já o tenho) ainda vão descobrir mais coisas e opinar sobre o que leram como se uma verdade se tratasse.

- Não concordo que a humidade se deve a casas mal ventiladas
- Não concordo com os furos nas caixas de ar (excepto se forme feitos como os do sr. Figueiral)
- Acho que as barreiras para vapor não servem para nada.
- Acho que o poliuretano projectado é pior que o poliestireno extrudido bem aplicado se bem que ao projectar se torna mais fácil.

Tenho provas de tudo o que referi e digo mais… o poliuretano pode apodrecer com a humidade e sabem porque digo isto ? Porque já o vi podre e até conheço bem o cheiro horroroso que liberta.

Por ultimo acrescento:

- Acho que um isolamento com uma caixa de ar ventilada isola menos no Inverno que um sem ventilação.

Esta ultima qq eng. do IST deve saber pois está nas sebentas usadas.

Esta por acaso não é uma coisa que se diz… mas que está estudada . (consulte a tabela do IST sobre materiais isolantes)

E se eu disser que as humidades nas casas não tem nada a ver com a qualidade ou renovação do ar vão dizer que não concordam comigo ? então expliquem por não estão de acordo.
Estarei disponível para provar que tenho razão.

Agora se me disserem que temos que renovar o ar faz falta para melhorar a qualidade do ar que respiramos em nossa casas … ai sim concordo, mas não é abrindo buracos para a rua em todos os quartos (como obriga o novo regulamento) que vamos lá.

Para ter boa qualidade de ar temos que colocar nas nossas casas ar novo sim mas ar de qualidade, devidamente filtrado e se possível com a humidade ideal.
Alem disso o ar injectado na casa não deve vir da rua directamente, devemos sim permutar o calor que o ar extraído leva com o ar que entra, senão não ganhamos para a energia por mais isolamentos que tenhamos.

Algum dos sr.s sabe porquê temos humidade a escorrer nas nossas paredes ?

Acham por acaso que ele entra pelo tijolo e com a barreira para-vapor (lindo nome) já não passa ? ou nunca passar.

- A razão das casas antigas não terem problemas de humidade não tem quase nada a ver com estarem mal calafetadas QUASE NADA.

Há outras razões que vocês não leram

Os grandes erros que se cometem na construção são fácil de resolver e com pouco dinheiro, talvez por não dar lucro ninguém se lembre desses “pequenos” pormenores
Ps.

Com dizem que é bom o vento passar por baixo das casas, eu gostaria de saber como se pode fazer isso numa cave ehehe. Smile
Por para mim casa sem cave não vale nada. (excepto se tivermos um bom terreno para nos “estendermos”)
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2, 3  Seguinte
Página 1 de 3

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens