Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Isolamento da placa
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Neto
Participante moderado

Registo: 09 Dec 2009

MensagemColocada: 10 Jan 2010 17:0    Assunto: Isolamento da placa Responder com Citação

Boas a todos,

Quando construí a minha casa, cometi um grande erro que foi não isolar a placa. Preocupei-me com o isolamento das paredes mas, a placa, "Népias"! (Grande erro!) Minha casa é de rés-do-chão, sendo que o sótão está quase todo livre, a excepção de uma pequena divisão que tenho lá acima.

Erros todos nós cometemos! Toda a forma, penso que ainda estou a tempo de remediar a situação. Não podemos desanimar, não é? Very Happy

Pedi há pouco tempo um orçamento para aplicarem uma camada de poliuretano projectado.

Citação:
Vimos por este meio enviar a nossa cotação de preços:

Fornecimento e aplicação de poliuretano projectado em placa de
sotão com uma espessura média de 4cm.
Densidade 30/37 kg m3.
-Com limpeza -----------6.50€ m2 + I.V.A
-Inclui gerador trifásico

Resultados obetidos no isolamento de sotãos 40% de redução em
energia ou gasóleo e redução de 10 a 12 graus temperatura no
interior da habitação em pleno Verão.
Disponibilidade aprox: uma semana
NOTA: O sotão pode ser utilizado.

Condições de pagamento: pronto pagamento.
Validade da proposta: 90 dias

Bom, esta é uma solução. Mas estive a pensar se não teria os mesmos resultados colocando aquele esferovite azul fixado às vigas, onde as telhas estão acentes. Será que conseguia o mesmo resultado em isolamento térmico?

Digo isso porque eu até era capaz de fazer isso, ou seja, comprava o esferovite azul e aplicava-o sem problemas.

Claro que teria de "fazer contas à vida" de modo a saber se justificava a nível de €€€

Toda a maneira a pergunta que faço é: Obteria os mesmos resultados a fixar esferovite azul nas vigas onde acentam as telhas, ou obterei melhor resultado com o poliuretano projectado?

Obrigado pela vossa atenção Wink

Abraços

Vitor Neto
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
fjcns
Veterano do Fórum

Registo: 04 Jan 2008
Local/Origem: Penafiel

MensagemColocada: 10 Jan 2010 21:0    Assunto: Responder com Citação

se bem precebi, pretende projetar poliuretano ou colocar esferovite azul (roofmate) junto as telhas

salvo erro o roofmate é mais caro, mas tambem isola melhor que o poliuretano, no roofmate tem sempre uma espessura garantida enquanto o poliuretano é mais ou menos a olho, se projetar poliuretano diretamente nas telhas quando precissar substituir alguma vai ser um problema, nos dois casos vai continuar a aquecer o sotao que quase na sua totalidade não é utilizado, seria melhor isolar logo por cima da placa desse modo não perdia calor para o sotao, na parte do sotao que é utilizada isola junto as telhas
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Neto
Participante moderado

MensagemColocada: 10 Jan 2010 21:0    Assunto: Responder com Citação

fjcns escreveu:
se bem precebi, pretende projetar poliuretano ou colocar esferovite azul (roofmate) junto as telhas

A ideia seria colocar placas de esferovite azul (roofmate) junto às telhas, ou melhor, afixar as placas mesmo por baixo das vigotas, onde as telhas estão acentes Wink

Por acaso não sei qual o preço do roofmate mas penso que conseguia adquiri-lo por um preço simpático (digo eu!).

As placas seriam uma hipótese. Resta-me analisar se é uma opção mais económica e se é viável, ou seja, se de facto ficaria com um bom isolamento.

Esta foi uma ideia que me ocorreu. Espero que não seja uma ideia disparatada Embarassed

Abraço
Voltar acima
fjcns
Veterano do Fórum

Registo: 04 Jan 2008
Local/Origem: Penafiel

MensagemColocada: 10 Jan 2010 22:0    Assunto: Responder com Citação

não é disparatada, se de futuro pretende utilizar mais alguma parte do sotao já fica preparado para tal, agora se não tiver tal ideia ficava melhor pousado em cima da placa pois o calor já não se perdia da placa de tecto para o sotao
Voltar acima
Neto
Participante moderado

MensagemColocada: 11 Jan 2010 1:0    Assunto: Responder com Citação

Boas,

A ideia seria mais ou menos como esta aqui:

Este indivíduo ainda colocou esferovite normal entre a telha e o roofmate.

Tenho que me informar dos preços pra ver se vale a pena Wink
Voltar acima
Popeye
Recém chegado

Registo: 13 Dec 2008

MensagemColocada: 15 Jan 2010 13:0    Assunto: Responder com Citação

O XPS parece-me que fica mais económico e seja mais eficiente.
O poliuretano projectado seria mesmo junto às telhas? Caso uma se parta como se faria? cortar com uma faca?

Também ando com as mesmas ideias, utilizar XPS aparafusado às vigas (vigotas).
Qual é o melhor local para furar as vigotas para não as afectar estruturalmente?
Na periferia ou no centro? Para não atingir o ferro, parece que o melhor é no meio...

O ideal seria isolar junto às telhas (bom de Verão) e no piso (para o Inverno).
Voltar acima
Neto
Participante moderado

MensagemColocada: 15 Jan 2010 15:0    Assunto: Responder com Citação

Popeye escreveu:
O ideal seria isolar junto às telhas (bom de Verão) e no piso (para o Inverno).

Estou quase decidido a mandar aplicar o poliuretano projectado sobre a placa.

Meu problema é com o inverno e não com o verão.

Vamos ver ...
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005
Local/Origem: Faro

MensagemColocada: 30 Jan 2010 3:0    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Estou quase decidido a mandar aplicar o poliuretano projectado sobre a placa

Irá cometer um erro, e não lhe vão colocar 4 cm de espessura mas sim 2 a 3 irregularmente.

Deve sim aplicar EPS ou XPS por baixo da placa o resto são tretas.

Foi assim que eu fiz é é assim que se deve fazer, sempre por baixo para o calor da casa não necessitar de aquecer a laje.

Jorge Santos
Voltar acima
Neto
Participante moderado

MensagemColocada: 30 Jan 2010 9:0    Assunto: Responder com Citação

Jorge Santos escreveu:
Citação:
Estou quase decidido a mandar aplicar o poliuretano projectado sobre a placa

Irá cometer um erro, e não lhe vão colocar 4 cm de espessura mas sim 2 a 3 irregularmente.

Deve sim aplicar EPS ou XPS por baixo da placa o resto são tretas.

Foi assim que eu fiz é é assim que se deve fazer, sempre por baixo para o calor da casa não necessitar de aquecer a laje.

Pois Sr. Jorge, eu tenho noção de que seria o ideal mas isso implicaria tectos falsos, obras ... Confused

Até me deu um arrepio na espinha só de pensar Confused
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 31 Jan 2010 1:0    Assunto: Responder com Citação

Pois, mas podia ir fazendo com calma divisão a divisão, começaria pelo seu quarto como eu comecei.

Pois o que vai fazer pode ser apenas dinheiro jogado fora.

Mas se o fizer fure o isolamento com um prego em vários locais para verificar as 4 cm. Um dia mais tarde se quiser melhorar o conforto logos faz os tectos nas zonas mais importantes, com calma.

Jorge Santos
Voltar acima
Neto
Participante moderado

MensagemColocada: 31 Jan 2010 11:0    Assunto: Responder com Citação

Jorge Santos escreveu:
Pois, mas podia ir fazendo com calma divisão a divisão, começaria pelo seu quarto como eu comecei.

Pois o que vai fazer pode ser apenas dinheiro jogado fora.

Mas se o fizer fure o isolamento com um prego em vários locais para verificar as 4 cm. Um dia mais tarde se quiser melhorar o conforto logos faz os tectos nas zonas mais importantes, com calma.

Boas,

Estive a ponderar e resolvi chamar uma pessoa cá a casa de modo a me dar um orçamento. À partida, colocarei tecto falso apenas no meu quarto e casa de banho, visto serem as divisões mais críticas. Depois, se ficar satisfeito (penso que ficarei), vou colocando no resto da casa.

Pelos valores que ele me deu ontem ao telemóvel (valores por alto), até nem fica assim tão caro como imaginava.

Ele falou-me num isolamento à base de lã de rocha ou algo parecido. Eu falei-lhe que não estava muito virado para isso e que preferia XPS.

Sr. Jorge, que medidas recomenda para o XPS? 4cm?

Entretanto ele deve vir cá e veremos a melhor solução Wink

Vou dando notícias.

ehehehehe, as voltas que tenho dado à minha cabeça pra resolver este problema Razz

Abraços e obrigado por tudo.

Vitor Neto
Voltar acima
Neto
Participante moderado

MensagemColocada: 31 Jan 2010 14:0    Assunto: Responder com Citação

Aproveitando o tópico, vou expor uma ideia que tive e gostaria que comentassem Wink

Estava a pensar em colocar no meu quarto, num canto do tecto que dá para o sotão, um tubo com 120 mm. A ideia seria depois colocar uma ventoinha de modo a que esta ventilasse o meu quarto, ou seja, seria uma forma de ventilar/renovar o ar nessa divisão. Poderia colocar essa mesma ventoinha ligada a um relógio no quadro eléctrico. A ideia era que esta ligasse todos os dias ao meio-dia durante uma hora (por exemplo). Assim teria um sistema de ventilação eléctrico. É que no inverno e principalmente nos dias de chuva, por norma, não abrimos janelas. Daí pensei que esse sistema seria muito prático.

Que acham?
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 31 Jan 2010 16:0    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Sr. Jorge, que medidas recomenda para o XPS? 4cm?

Sim esse XPS de 4 cm foi o que eu coloquei em minha casa e tb no meu quarto.

Mas forrei tb as duas paredes exteriores.

E cuidado com a lã de rocha, numa casa habitada nunca mais se livrava do pó.

Quanto ao tubo no tecto eu não o colocaria, faria isso, aliás fiz por tb tinha os seus problemas, coloquei essa saída na WC, mas vai levar agora um permutador para trocar o calor Smile

No seu caso, se tem problemas de humidade o ideal é fazer uma entrada de ar no seu quarto. mas ligada a um sistema solar para aquecimento de ar, ai sim arejava o quarto a o ar sairia pela WC.

Bem, já estou a falar de mais....

Jorge Santos
Voltar acima
Neto
Participante moderado

Jorge Santos escreveu:
No seu caso, se tem problemas de humidade o ideal é fazer uma entrada de ar no seu quarto. mas ligada a um sistema solar para aquecimento de ar, ai sim arejava o quarto a o ar sairia pela WC.

Na casa de banho já tenho um extractor. Coloquei-o há pouco tempo. Espectacular!

O permutador seria algo a pensar, quanto mais não fosse mais para a frente. Sendo assim, faço bem em deixar esse tubo no quarto para o sotão, para mais tarde ligar a um permutador. Será que a medida de 120 mm é suficiente?
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Sim 120 não é mau, mas 150 seria melhor, e por esse tubo mais tarde no inverno entraria ar e no verão pode funcionar como saída.

Jorge Santos
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
Página 1 de 8

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens