Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Remodelação de casa por conta própria: dúvidas gerais

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Saturniano
Recém chegado

Registo: 23 Nov 2015

MensagemColocada: 18 Jan 2016 0:0    Assunto: Remodelação de casa por conta própria: dúvidas gerais Responder com Citação

Boas. Depois de todas as más experiências com empresas de construção e prejuízos ao longo dos anos, com aldrabices que até foram parar ao tribunal com direito a gorjetas indemnizatórias, fartei-me de aturar tudo toda e decidi mergulhar de cabeça e remodelar a casa por conta própria. Estou desempregado e assim tiro proveito do tempo. Depois da última intervenção (ou destruição...) fiquei com a casa destruída, cheia de humidade, sem tectos e electricidade em metade dos compartimentos, com paredes partidas etc etc. Está em mau estado.

A casa é antiga, tem mais de 60 anos. Não tem isolamentos, sempre teve muita humidade, salitre, recantos de tectos e paredes com manchas pretas de fungos a aparecer ao fim de uns anos, etc. Tem paredes exteriores em alvenaria de pedra com 40cm de espessura, paredes interiores em alvenaria de tijolo cerâmico todo mal assente e revestida com barro/saibro e gesso de acabamento. A casa tem um desvão sanitário com altura variável (média de 1m de altura em relação à cota do terreno). O chão era em barrotes de madeira e soalho maciço. Há mais de 20 anos atrás, quando ainda era muito novo que mal me lembro, os meus pais mudaram o chão na cozinha, corredor e casas de banho por laje aligeirada com vigas pré esforçadas e abobadilhas. Na altura não fizeram nos quartos e na sala para não desabitar tudo. Decidi fazer isso agora mas antes tive uma breve conversa com um engenheiro civil.

Surgem as primeiras dúvidas então.

Já substituí os barrotes na sala e num dos quartos por vigotas pré esforçadas e abobadilhas cerâmicas. Também já armei. Falta agora encher com uma camada de compressão, com sorte ainda esta semana.

Duvida 1: o que fazer em relação à condensação nas paredes exteriores, no desvão sanitário? Alguma solução simples ou prática? Não havia problema se a humidade não subisse por capilaridade até às zonas dos rodapés, sobretudo por baixo das janelas onde a parede é muito fina. O desvão tem bastante arejamento que circula por baixo de toda a casa mas mesmo assim o terreno fica molhado junto das paredes e a humidade sobe. Nota-se que as massas ficam húmidas e com tons mais escuros. Posteriormente os compartimentos vão ter isolamento nas paredes exteriores com caixa de ar, lã de rocha e pladur verde (hidro não sei quê). No desvão não tencionava fazer nada mas tenho receio que isso me afecte a obra.

Dúvida 2: Qual é a melhor mistura para fazer a camada de compressão em betão da laje aligeirada? Devo usar betão normal para a laje e depois meter uma camada autonivelante por cima? Devo usar algum aditivo ou produto específico no betão?

Dúvida 3: Que técnica devo usar para garantir que o enchimento fica direito? Meter umas guias niveladas perto dos cantos do quarto e apoiar a régua para nivelar por aí? Ou até mesmo encher as linhas entre as guias e esperar para depois assentar a régua nas linhas e deslizar para nivelar o resto do espaço? Consegui desenrascar-me surpreendentemente bem a nivelar e intervalar as vigotas mas tenho mais medo do enchimento porque aqui é que a coisa pode correr torta (literalmente).

Só quero mesmo ouvir algumas opiniões. Mais para a frente irei colocar mais questões neste tópico, à medida que for avançando no trabalho. Obrigado desde já.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens