Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
Autor |
Mensagem |
as33 Recém chegado
Registo: 04 Ago 2006 Mensagens: 12
|
Colocada: 09 Nov 2015 0:0 Assunto: Regulação aqs em aquecimento central a lenha |
|
|
Boas a todos.
Tenho um sistema de aquecimento a lenha que liguei também ao tanque do solar e estou a deparar-me com o seguinte problema:
O tanque foi ligado em série como se fosse mais um radiador . Nao estando em causa se foi a melhor opção, a agua proveniente do recuperador vai primeiro ao tanque e depois segue para os radiadores.
O problema é que na entrada do tanque não tem qualquer válvula de controlo. Quando o recuperador tem a água a 60°, a água do tanque assume esta temperatura. Porém, quando a temperatura baixa, por exemplo quando o lume se vai extinguindo ao longo da noite, os radiadores vão roubar temperatura ao tanque, que baixa para temperatura na ordem dos 40°, demasiado fria para os banhos da família (somos 4 cá em casa).
A minha pergunta é se haverá alguma válvula que eu possa colocar na entrada do tanque que impeça que a circulação se verifique pelo tanque caso a temperatura no tanque seja superior à temperatura da água em circulação, ou se existe outra forma de controlo mais adequada.
Agradeço aos entendidos que comentem se vos parecer que há alguma solução.
Cumprimentos,
As33 |
|
Voltar acima |
|
 |
chorao Veterano do Fórum

Registo: 28 Mar 2006 Mensagens: 530
|
Colocada: 09 Nov 2015 12:0 Assunto: |
|
|
se está mesmo em série não tem qualquer controlo... pois ao cortar corta tudo. |
|
Voltar acima |
|
 |
Observador Veterano do Fórum
Registo: 19 Dec 2005 Mensagens: 1863
|
Colocada: 09 Nov 2015 13:0 Assunto: |
|
|
Mesmo os radiadores nunca devem estar montados em série.
Como tem a instalação não tem "safa". |
|
Voltar acima |
|
 |
as33 Recém chegado
|
Colocada: 09 Nov 2015 17:0 Assunto: |
|
|
A minha instalação está assim, de forma sucinta. Não sei se "em série" será o termo adequado ...
De qualquer das formas, penso que deverá haver uma válvula que se possa colocar no local indicado, permitindo o controlo da admissão da água proveniente do recuperador.
 |
|
Voltar acima |
|
 |
chorao Veterano do Fórum

Registo: 28 Mar 2006 Mensagens: 530
|
Colocada: 09 Nov 2015 18:0 Assunto: |
|
|
se está assim (e agora é um leigo a falar) bastas duas torneiras de corte no frio e no quente do recuperador. Pergunta: como é que a água chega aos chuveiros? (termoacomulador tem duas entradas e duas saidas???) |
|
Voltar acima |
|
 |
|
Colocada: 09 Nov 2015 18:0 Assunto: |
|
|
Para fazer um serviço em condições tem de colocar um controlador e ou uma válvula de 3 vias ou dois circuladores.
Esse controlador tem de fazer a prioridade ao aquecimento do acumulador e limitar a temperatura que lhe é "injectada".
Qual é o material do acumulador?
PS Já agora, pelo desenho isso não está em série mas sim em paralelo. |
|
Voltar acima |
|
 |
as33 Recém chegado
|
Colocada: 09 Nov 2015 19:0 Assunto: |
|
|
O esquema apenas representa o circuito de agua que provem do recuperador. Omiti as tubagens das aguas sanitarias.
Registo as 3 possibilidades indicadas pelo amigo observador.
Terá possibilidade de me enviar uma mp com mais informação, tais como fabricantes (eventualmente preços), e já agora qual a melhor opção para si, para minha investigação? |
|
Voltar acima |
|
 |
|
Colocada: 09 Nov 2015 19:0 Assunto: |
|
|
as33 escreveu: | O esquema apenas representa o circuito de agua que provem do recuperador. Omiti as tubagens das aguas sanitarias.
Registo as 3 possibilidades indicadas pelo amigo observador.
Terá possibilidade de me enviar uma mp com mais informação, tais como fabricantes (eventualmente preços), e já agora qual a melhor opção para si, para minha investigação? |
Para mim a melhor opção que tem é instalar uma válvula de 3 vias e um termostato digital a controlar.
Quanto a marcas, existe muita variedade para "todos os gostos".
Aconselhava-o a contactar um instalador que o seja efectivamente. |
|
Voltar acima |
|
 |
fjcns Veterano do Fórum

Registo: 04 Jan 2008 Mensagens: 261 Local/Origem: Penafiel
|
Colocada: 09 Nov 2015 20:0 Assunto: |
|
|
sem se saber ao certo como esta montado o circuito e qual a utilizaçao pretendida é complicado ajudar.
supondo que tem um termostato que controla uma bomba circuladora, experimente aumentar a temperatura de arranque da bomba pois deve estar a arrancar muito cedo. com isto quando a agua do recuperador baixar dessa temperatura (que pode ser por exemplo 60º) a bomba para deixando de roubar calor ao tanque. a casa vai aquecer melhor pois os radiadores não ficam a meio gás. se o arranque é manual aconselho a colocar um termostato para controlar isso.
o que pode tambem estar a acontecer e caso tenha o tanque do painel solar numa zona mais baixa que os radiadores é a agua quente subir por termocifao e criar uma circulação que lhe arrefece o tanque, para isso tem que montar uma valvula de retenção de mola no sentido da circulação da agua para travar esse fenomeno
pode tambem optar por separar os circuitos e colocar outra bomba ou ate montar uma valvula de tres vias como já foi dito.
tem é que saber como quer que isso funcione. se quer aquecer primeiro a agua do tanque e depois a casa ou se quer aquecer tudo ao mesmo tempo.
se montar a valvula de tres vias, vai aquecer o tanque do painel solar ou os radiadores e nunca os dois ao mesmo tempo. ou seja, primeiro vai aquecer a agua dos banhos e so depois a casa ou vice versa mas nunca os dois ao mesmo tempo. |
|
Voltar acima |
|
 |
as33 Recém chegado
|
Colocada: 10 Nov 2015 19:0 Assunto: |
|
|
O sistema está montado com um termostato, que aciona a bomba.
O tanque do solar (circulação forçada) está instalado no sotão, a um nivel superior relativamente a todos os radiadores, por isso o problema que menciona não se coloca.
A minha prioridade vai para as aguas sanitarias.
Para mim a forma ideal de funcionamento seria com a colocação de uma electrovalvula regulada por um termostato.
Seria uma forma de controlo idêntica ao controlador dos paineis solares:
- Se a temperatura dentro do tanque for inferior à temperatura da agua proveniente do recuperador, a electrovalvula abre
- Se a temperatura dentro do tanque for superior à temperatura da agua proveniente do recuperador, a electrovalvula fecha
Também me parece que existem torneiras termostáticas para os radiadores. Não sei exactamente como funcionam, mas se elas abrirem o circuito automaticamente quando a temperatura da divisão baixa até determinado nivel, talvez seja possivel adaptar para aquilo que pretendo. |
|
Voltar acima |
|
 |
fjcns Veterano do Fórum

|
Colocada: 10 Nov 2015 20:0 Assunto: |
|
|
Se colocar uma eletrovalvula não lhe da prioridade a água quente, para ter prioridade a água quente tinha que ter duas eletrovalvulas mas nesse caso faz mais sentido colocar uma válvula desviadoras de três vias.
Torneiras termostáticas para o que pretende não conheço mas tambem não sou expert na área.
A que temperatura esta a arrancar a bomba do recupetador? |
|
Voltar acima |
|
 |
as33 Recém chegado
|
Colocada: 10 Nov 2015 23:0 Assunto: |
|
|
A bomba do recuperador arranca aos 50. Depois de estabilizar passo para os 60. O que eu queria era reduzir novamente para os 50, ou mesmo 40, para tirar partido do lume até extinguir. Mas se o fizer, a temperatura no tanque baixa da mesma forma, tal como mencionei no 1° post. |
|
Voltar acima |
|
 |
fjcns Veterano do Fórum

|
Colocada: 11 Nov 2015 20:0 Assunto: |
|
|
Mantenha o termostato nos 60°. No fim da moite quando o lume começa a apagar e a bomba parar a água vai aquecer na mesma e quando chegar aos 60° a bomba arranca mais um bocado. Os radiadores precisam de muita temperatura para serem eficazes. Baixar o termostato para os 40° só vai gastar mais eletrecidade pois os radiadores ficam mornos e não aquecem em condições.
Mas se quiser montar uma válvula...
Se usar uma eletrovalvula consegue o que quer mas não da prioridade a água quente
Se usar uma válvula desviadora de três vias consegue prioridade para a água quente. Mas antes de montar este tipo de valvula experimente simular o seu funcionamento. Consegue isso fechando todos os radiadores e deixando apenas o tanque do solar aberto e estando atento a temperatura da água do recupetador. Se o recuperador for grande(muito potente) e o tanque do solar não conseguir dissipar todo o calor que o recuperador está a produzir a água do recuperador pode chegar a ferver o que se torna muito perigoso se o recupetador não estiver montado com vaso aberto. Se a temperatura da água subir dos 85° é melhor não usar a válvula de três vias.
Em qualquer das duas a bomba tem de ser controlada com a temperatura do recuperador e a válvula tem de ser controlada com a temperatura do tanque. A temperatura do tanque tem que ser mais baixa que ser mais baixa do que a temperatura do recuperador para que a válvula feche/desvie antes de poder baixar o termostato do recuperador. |
|
Voltar acima |
|
 |
|