Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Regulação aqs em aquecimento central a lenha

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
as33
Recém chegado

Registo: 04 Ago 2006

MensagemColocada: 09 Nov 2015 0:0    Assunto: Regulação aqs em aquecimento central a lenha Responder com Citação

Boas a todos.
Tenho um sistema de aquecimento a lenha que liguei também ao tanque do solar e estou a deparar-me com o seguinte problema:

O tanque foi ligado em série como se fosse mais um radiador . Nao estando em causa se foi a melhor opção, a agua proveniente do recuperador vai primeiro ao tanque e depois segue para os radiadores.
O problema é que na entrada do tanque não tem qualquer válvula de controlo. Quando o recuperador tem a água a 60°, a água do tanque assume esta temperatura. Porém, quando a temperatura baixa, por exemplo quando o lume se vai extinguindo ao longo da noite, os radiadores vão roubar temperatura ao tanque, que baixa para temperatura na ordem dos 40°, demasiado fria para os banhos da família (somos 4 cá em casa).

A minha pergunta é se haverá alguma válvula que eu possa colocar na entrada do tanque que impeça que a circulação se verifique pelo tanque caso a temperatura no tanque seja superior à temperatura da água em circulação, ou se existe outra forma de controlo mais adequada.

Agradeço aos entendidos que comentem se vos parecer que há alguma solução.
Cumprimentos,
As33
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
chorao
Veterano do Fórum

Registo: 28 Mar 2006

MensagemColocada: 09 Nov 2015 12:0    Assunto: Responder com Citação

se está mesmo em série não tem qualquer controlo... pois ao cortar corta tudo.
Voltar acima
Observador
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005

MensagemColocada: 09 Nov 2015 13:0    Assunto: Responder com Citação

Mesmo os radiadores nunca devem estar montados em série.

Como tem a instalação não tem "safa".
Voltar acima
as33
Recém chegado

MensagemColocada: 09 Nov 2015 17:0    Assunto: Responder com Citação

A minha instalação está assim, de forma sucinta. Não sei se "em série" será o termo adequado ...
De qualquer das formas, penso que deverá haver uma válvula que se possa colocar no local indicado, permitindo o controlo da admissão da água proveniente do recuperador.

Voltar acima
chorao
Veterano do Fórum

Registo: 28 Mar 2006

MensagemColocada: 09 Nov 2015 18:0    Assunto: Responder com Citação

se está assim (e agora é um leigo a falar) bastas duas torneiras de corte no frio e no quente do recuperador. Pergunta: como é que a água chega aos chuveiros? (termoacomulador tem duas entradas e duas saidas???)
Voltar acima
Observador
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 09 Nov 2015 18:0    Assunto: Responder com Citação

Para fazer um serviço em condições tem de colocar um controlador e ou uma válvula de 3 vias ou dois circuladores.

Esse controlador tem de fazer a prioridade ao aquecimento do acumulador e limitar a temperatura que lhe é "injectada".

Qual é o material do acumulador?

PS Já agora, pelo desenho isso não está em série mas sim em paralelo.
Voltar acima
as33
Recém chegado

MensagemColocada: 09 Nov 2015 19:0    Assunto: Responder com Citação

O esquema apenas representa o circuito de agua que provem do recuperador. Omiti as tubagens das aguas sanitarias.

Registo as 3 possibilidades indicadas pelo amigo observador.
Terá possibilidade de me enviar uma mp com mais informação, tais como fabricantes (eventualmente preços), e já agora qual a melhor opção para si, para minha investigação?
Voltar acima
Observador
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 09 Nov 2015 19:0    Assunto: Responder com Citação

as33 escreveu:
O esquema apenas representa o circuito de agua que provem do recuperador. Omiti as tubagens das aguas sanitarias.

Registo as 3 possibilidades indicadas pelo amigo observador.
Terá possibilidade de me enviar uma mp com mais informação, tais como fabricantes (eventualmente preços), e já agora qual a melhor opção para si, para minha investigação?

Para mim a melhor opção que tem é instalar uma válvula de 3 vias e um termostato digital a controlar.
Quanto a marcas, existe muita variedade para "todos os gostos".
Aconselhava-o a contactar um instalador que o seja efectivamente.
Voltar acima
fjcns
Veterano do Fórum

Registo: 04 Jan 2008
Local/Origem: Penafiel

MensagemColocada: 09 Nov 2015 20:0    Assunto: Responder com Citação

sem se saber ao certo como esta montado o circuito e qual a utilizaçao pretendida é complicado ajudar.

supondo que tem um termostato que controla uma bomba circuladora, experimente aumentar a temperatura de arranque da bomba pois deve estar a arrancar muito cedo. com isto quando a agua do recuperador baixar dessa temperatura (que pode ser por exemplo 60º) a bomba para deixando de roubar calor ao tanque. a casa vai aquecer melhor pois os radiadores não ficam a meio gás. se o arranque é manual aconselho a colocar um termostato para controlar isso.

o que pode tambem estar a acontecer e caso tenha o tanque do painel solar numa zona mais baixa que os radiadores é a agua quente subir por termocifao e criar uma circulação que lhe arrefece o tanque, para isso tem que montar uma valvula de retenção de mola no sentido da circulação da agua para travar esse fenomeno

pode tambem optar por separar os circuitos e colocar outra bomba ou ate montar uma valvula de tres vias como já foi dito.

tem é que saber como quer que isso funcione. se quer aquecer primeiro a agua do tanque e depois a casa ou se quer aquecer tudo ao mesmo tempo.

se montar a valvula de tres vias, vai aquecer o tanque do painel solar ou os radiadores e nunca os dois ao mesmo tempo. ou seja, primeiro vai aquecer a agua dos banhos e so depois a casa ou vice versa mas nunca os dois ao mesmo tempo.
Voltar acima
as33
Recém chegado

MensagemColocada: 10 Nov 2015 19:0    Assunto: Responder com Citação

O sistema está montado com um termostato, que aciona a bomba.
O tanque do solar (circulação forçada) está instalado no sotão, a um nivel superior relativamente a todos os radiadores, por isso o problema que menciona não se coloca.

A minha prioridade vai para as aguas sanitarias.
Para mim a forma ideal de funcionamento seria com a colocação de uma electrovalvula regulada por um termostato.
Seria uma forma de controlo idêntica ao controlador dos paineis solares:
- Se a temperatura dentro do tanque for inferior à temperatura da agua proveniente do recuperador, a electrovalvula abre
- Se a temperatura dentro do tanque for superior à temperatura da agua proveniente do recuperador, a electrovalvula fecha

Também me parece que existem torneiras termostáticas para os radiadores. Não sei exactamente como funcionam, mas se elas abrirem o circuito automaticamente quando a temperatura da divisão baixa até determinado nivel, talvez seja possivel adaptar para aquilo que pretendo.
Voltar acima
fjcns
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 10 Nov 2015 20:0    Assunto: Responder com Citação

Se colocar uma eletrovalvula não lhe da prioridade a água quente, para ter prioridade a água quente tinha que ter duas eletrovalvulas mas nesse caso faz mais sentido colocar uma válvula desviadoras de três vias.

Torneiras termostáticas para o que pretende não conheço mas tambem não sou expert na área.

A que temperatura esta a arrancar a bomba do recupetador?
Voltar acima
as33
Recém chegado

MensagemColocada: 10 Nov 2015 23:0    Assunto: Responder com Citação

A bomba do recuperador arranca aos 50. Depois de estabilizar passo para os 60. O que eu queria era reduzir novamente para os 50, ou mesmo 40, para tirar partido do lume até extinguir. Mas se o fizer, a temperatura no tanque baixa da mesma forma, tal como mencionei no 1° post.
Voltar acima
fjcns
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 11 Nov 2015 20:0    Assunto: Responder com Citação

Mantenha o termostato nos 60°. No fim da moite quando o lume começa a apagar e a bomba parar a água vai aquecer na mesma e quando chegar aos 60° a bomba arranca mais um bocado. Os radiadores precisam de muita temperatura para serem eficazes. Baixar o termostato para os 40° só vai gastar mais eletrecidade pois os radiadores ficam mornos e não aquecem em condições.

Mas se quiser montar uma válvula...
Se usar uma eletrovalvula consegue o que quer mas não da prioridade a água quente
Se usar uma válvula desviadora de três vias consegue prioridade para a água quente. Mas antes de montar este tipo de valvula experimente simular o seu funcionamento. Consegue isso fechando todos os radiadores e deixando apenas o tanque do solar aberto e estando atento a temperatura da água do recupetador. Se o recuperador for grande(muito potente) e o tanque do solar não conseguir dissipar todo o calor que o recuperador está a produzir a água do recuperador pode chegar a ferver o que se torna muito perigoso se o recupetador não estiver montado com vaso aberto. Se a temperatura da água subir dos 85° é melhor não usar a válvula de três vias.

Em qualquer das duas a bomba tem de ser controlada com a temperatura do recuperador e a válvula tem de ser controlada com a temperatura do tanque. A temperatura do tanque tem que ser mais baixa que ser mais baixa do que a temperatura do recuperador para que a válvula feche/desvie antes de poder baixar o termostato do recuperador.
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens