Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Bomba de água, autoclave (balão) e depósito

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
amdias
Recém chegado

Registo: 12 Dec 2014

MensagemColocada: 19 Fev 2015 12:0    Assunto: Bomba de água, autoclave (balão) e depósito Responder com Citação

Bom dia!

Como o título indica, tenho uma instalação em casa composta por uma bomba de água, um autoclave (balão) que está ao nivel do solo, e no sótão existe um depósito de água. A casa tem R/C e primeiro andar, logo o sótão deve estar a uns 10~12m do nivel do solo. O pressostato do autoclave estava regulado para ligar aos 2.5bar e desligar aos 4.5bar.

O depósito está montado conforme a seguinte imagem:
http://i.imgur.com/UzrfxyI.jpg?1

O problema é que o nivel da água no depósito sobe até chegar ao nível máximo e a água sai pela "saída de segurança". Não é muita mas vai pingando bastante.

Como é obvio a primeira coisa que fiz foi colocar uma bóia nova no depósito e ajusta-la para desligar a um nível bastante abaixo no nível máximo. O problema é que passado algumas horas, o nível volta outra vez para o nível máximo e volta a pingar água.

Já tentei baixar a pressão e nesta altura o pressostato está ajustado para ligar aos 1.5 bar e desligar aos 3.5 bar. Mesmo assim o problema continua. Não consigo perceber porquê.

Um abraço,
Américo
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
chorao
Veterano do Fórum

Registo: 28 Mar 2006

MensagemColocada: 19 Fev 2015 16:0    Assunto: Responder com Citação

o balão deveria evitar isso. tens de ver se o balão está bem dimensionado e se a membrana tem ar a 2/2.5 bar.
mas eu não percebo muito disto, alguém mais experiente te ajudará.
Voltar acima
amdias
Recém chegado

MensagemColocada: 19 Fev 2015 16:0    Assunto: Responder com Citação

chorao escreveu:
o balão deveria evitar isso. tens de ver se o balão está bem dimensionado e se a membrana tem ar a 2/2.5 bar.
mas eu não percebo muito disto, alguém mais experiente te ajudará.

Pois, eu também não percebo grande coisa. Nem sei se o balão tem membrana ou não. Sei que de tempos a tempos o motor começa a ligar/desligar com bastante frequência quando abro uma torneira... quando isso acontece tenho que esvaziar o balão e o problema resolve-se durante uns tempos.

Um abraço,
Américo
Voltar acima
fjcns
Veterano do Fórum

Registo: 04 Jan 2008
Local/Origem: Penafiel

MensagemColocada: 19 Fev 2015 21:0    Assunto: Responder com Citação

Deve ter uma válvula de retenção junto a saída do depósito, deve estar danificada a deixa entrar agua por onde só devia sair.
Voltar acima
amdias
Recém chegado

MensagemColocada: 23 Fev 2015 15:0    Assunto: Responder com Citação

fjcns escreveu:
Deve ter uma válvula de retenção junto a saída do depósito, deve estar danificada a deixa entrar agua por onde só devia sair.

Obrigado pela dica. Nem sabia que tinha lá uma válvula. Existe também uma torneira em série com a válvula e para testar fechei-a. Agora o depósito deixou de pingar água.

Vou chamar uma canalizador para ir lá mudar a válcula.

Um abraço,
Américo
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens