Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

recuperador para aquecimentos central
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
paulos
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005
Local/Origem: Braga

MensagemColocada: 17 Jun 2015 8:0    Assunto: Responder com Citação

Jorge Santos
Veterano do Fórum

Local/Origem: Faro

MensagemColocada: 17 Jun 2015 9:0    Assunto: Responder com Citação

Bom dia

Esta válvula de segurança e temperatura "Foi colocado 1 válvula de segurança de 3bar ou 90ºC"

Não presta , não dura muito .

Deve sim colocar esta:

Esta é que abre ou fecha conforme a temperatura, ou seja é uma válvula de controlo que dura que se farta...

A outra avaria, começa a deixar passar agua fria para o sistema e voçÊ nem dá por isso .

Veja os manuais do fabricante !

Não veja os manuais de alguns fabricantes ( nabos ) nacionais .

Já agora , vejo aí um purgador ... Pergunte ao seu instalador para que serve ... Se ele disser que é para purgar tente perceber como funciona um purgador e o que faz numa zona baixa de um tubo....

Não faz nada aí , nem purga . tem que ser colocado no ponto mais alto do circuito a purgar, se ele não sabe isso ... Cuidado !

e boa continuação ...

Jorge Santos
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
paulos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 17 Jun 2015 9:0    Assunto: Responder com Citação

Boas,

Jorge, como deixa passar água para o sistema se essa válvula é para o escoamento?

Falei disso ao instalador, pois já tinha visto no site das lareiras ou noutro sitio a dizer que as mais baratas dão problemas, ele disse-me que já as monta faz anos e nunca substituiu nenhuma. Que só avariam sim, se estiverem sempre com o recuperador a passar dos 90º e ela estiver sempre a disparar.
Jorge Santos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 17 Jun 2015 14:0    Assunto: Responder com Citação

Dizem sempre isso para instalar o mais barato e não o melhor !

Sempre fiz assim etc...

Os fabricantes recomendam a que lhe indiquei mas quem "percebe" é o instalador !

Eu também nunca tive problemas com válvulas de pressão e temperatura, pois a 1ª que instalei retirei-a logo porque me avisaram .

"Jorge, como deixa passar água para o sistema se essa válvula é para o escoamento? "

Ao escoar entra agua nova pela válvula de enchimento e nem se nota. Só quando se queixam de mau rendimento é que vão ver que a válvula não está a vedar bem.

Há quem diga que essa válvula avaria logo que dispare a 1ªe vez, pergunte ao Rafael que está farto de as arrancar !

Mas o melhor mesmo é dar uma volta pelos fabricantes de renome ou pelo manual de bimassa da calefi !.

E quando ao purgador a meio da subida ? que disse o seu instalador ? que também tem usado assim ?

Se ele não sabe que o purgador se instala sempre no ponto mais alto do sistema pois é para essa zona que vai o ar da tubagem, então não sabe nada ! O purgador onde ele o colocou não faz nada e vai necessitar de um purgador na parte mais alta da tubagem, ou seja na parte onde os tubos estiverem mais alto dentro do tecto.

Se não o fizer nunca vai conseguir purgar o sistema como deve ser, mas mesmo que o consiga, ao mínimo sobre-aquecimento em que entra ar no sistema vai ficar com problemas.

Mas há aí mais erros grave...

Vi agora que ele usou a zona do purgado por cima do recuperador para fazer as ligações da segurança ...

Veja o manual do fabricante.

A abertura por cima do recuperador é para ligar apenas um purgador. Assim nunca vai purgar nem o recuperador a não ser que o equipamento sobreaqueça .

O homem leu as instruções do equipamento ?

Jorge Santos
Voltar acima
paulos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 17 Jun 2015 14:0    Assunto: Responder com Citação

Jorge Santos escreveu:
Dizem sempre isso para instalar o mais barato e não o melhor !

Sempre fiz assim etc...

Os fabricantes recomendam a que lhe indiquei mas quem "percebe" é o instalador !

Eu também nunca tive problemas com válvulas de pressão e temperatura, pois a 1ª que instalei retirei-a logo porque me avisaram .

"Jorge, como deixa passar água para o sistema se essa válvula é para o escoamento? "

Ao escoar entra agua nova pela válvula de enchimento e nem se nota. Só quando se queixam de mau rendimento é que vão ver que a válvula não está a vedar bem.

Há quem diga que essa válvula avaria logo que dispare a 1ªe vez, pergunte ao Rafael que está farto de as arrancar !

Mas o melhor mesmo é dar uma volta pelos fabricantes de renome ou pelo manual de bimassa da calefi !.

E quando ao purgador a meio da subida ? que disse o seu instalador ? que também tem usado assim ?

Se ele não sabe que o purgador se instala sempre no ponto mais alto do sistema pois é para essa zona que vai o ar da tubagem, então não sabe nada ! O purgador onde ele o colocou não faz nada e vai necessitar de um purgador na parte mais alta da tubagem, ou seja na parte onde os tubos estiverem mais alto dentro do tecto.

Se não o fizer nunca vai conseguir purgar o sistema como deve ser, mas mesmo que o consiga, ao mínimo sobre-aquecimento em que entra ar no sistema vai ficar com problemas.

Mas há aí mais erros grave...

Vi agora que ele usou a zona do purgado por cima do recuperador para fazer as ligações ...

Veja o manual do fabricante.

A abertura por cima do recuperador é para ligar apenas um purgador, a saída de agua quente deve ser ligada de lado . Ele tamponou a saída lateral é ? Não vejo bem na foto !

A pessoa que está fazer o serviço não me engana, pois é amigo em quem confio.
No contrato do serviço, tem lá que me dá 5 anos de garantia de todo o material! De qualquer maneira o tubo do escoamento está a ir para o piso da varanda (eu não quis direito para o escoamento da mesma pois é tubo em plástico e levar com água assim tão quente não lhe dá saúde) de maneira que se verter, eu vou facilmente ver.

Na saída vertical está a válvula de segurança 3bar/90ºC, o retorno liga na lateral inferior esquerda e a saída na lateral superior direita.
Na tubagem do purgador tem uma outra válvula de segurança de 3bar que vai tb para o escoamento.

Quanto ao purgador, vou fazer essa questão logo.

Obrigado
Abraço
Jorge Santos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 18 Jun 2015 1:0    Assunto: Responder com Citação

Boas

Só cheguei agora ao Pc não sem deparar hoje com problemas bem mais graves que o seu !

Quando ao ser ou não amigo, ter ou não garantia o que lhe interessa, penso eu é ficar com um trabalho bem feito !

E aí é que temos um problema ! Quem coloca um purgador ( que serve para purgar o ar ) numa zona onde o ar não pára, ( porque o ar é mais leve e sobe sempre para ponto mais alto. não sabe o que está a fazer. mas pode ser um amigo, um tipo porreiro etc. Mas não fez bem !

Claro que eu sei que não vai ser fácil colocar um purgador acima do ponto mais alto da tubagem, porque a tubagem está no tecto, mas o seu amigo se é seu amigo e inteligente vai ter que se desenrascar ! Ou seja par ser seu amigo tem que retirar o purgador do local onde o enfiou e mudar de sitio, e já agora que compre um melhor, dos que aguentam mais temperatura, mas esse até é capaz de servir ... É um defeito meu querer colocar sempre o melhor .

Quanto à válvula de segurança !

Como a que colocou é dá marca caleiffi, veja no catalogo da callefi de segurança em biomassa se ela existe... Vai ver que não !

Depois peça ao seu amigo para mostrar a quem lhe vendeu a válvula "conta indicada" que mostre o catalogo da marca !

http://www.caleffi.com/portugal/pt/catalogue/dispositivos-de-seguranca

Já agora um "aparte" depois de eu ver um recuperador de uma marca nacional vir de "fabrica" com o "kit" pré-instalado com todas as peças mais baratas do mercado, como se as instalações fossem todas iguais e obviamente com uma válvula igual à sua, essa de segurança e temperatura que custa 35 € em vez dos 95 € PVP da peça indicada , já acredito em tudo !

Bem, veja o esquema do fabricante e confronte o seu amigo.
mas o que eu gostava mesmo de aprender e como purgar um sistema se o purgador na zona mais alta.

Um abraço e boa continuação ! Vamos lá ver se este inverno não reclama.

Ps.

- O purgador que deveria ser colocado na "boca" mais acima do recuperador, alem de vir no esquema, essa peça vem já com o aparelho ! Jogaram fora ?
- Não usarem acessórios ? Não vejo um T mas apenas soldaduras. furou e soldou ? Vai ter que retirar a valvula de segurança e temperatura e colocar aí um purgador para o recuperador ficar sem ar, depois Pode deixar fica a válvula de se segurança por pressão e deve colocar a que eu lhe mostrei que pode colocar na lateral superior do recuperador que está tamponada .

Jorge Santos
Voltar acima
paulos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 20 Nov 2015 12:0    Assunto: Responder com Citação

Ora viva,

Deixei de aqui colocar o desenvolvimento da instalação pois deparei-me com problemas. A besta do empreiteiro colocou um tubo dentro de casa de 180mm, mas para dentro da placa e até cima estrangulava para 150, com emendas maradas pelo meio que ainda estrangulavam mais. Conclusão não tinha saída nenhuma dos fumos e o fogo não desenvolvia.
Como o tubo que tinha era de duplo 200/150, foi retirado e colocado um simples de 200 em que depois foi passado por dentro um de 180 de cima até ao recuperador.

Tudo está a funcionar. Acendi já 2x em 15/20min dispara a bomba a 1ªx, passado outro tanto dispara a 2ªx e depois normaliza, ou seja para a água estabilizar nos +/- 60º são necessários uns 45min.

A bomba está a disparar aos 45º, vou talvez colocar nos 50º a ver se será mais rápido a ligar da 2ªx.

Não sei se gasta muito ou não pois não tenho termo de comparação, mas com 2 canhotas grandotas (+/- 45cm x 15cm) que coloquei as 21:30, de manhã às 7h ainda estavam os radiadores mornos, mas não circulava água. Ainda tinha um bocado de uma das canhotas uns 20cm por 7cm de diâmetro.

Abraço
Rafael
Veterano do Fórum

Registo: 18 Dec 2005
Local/Origem: Minho

MensagemColocada: 21 Nov 2015 23:0    Assunto: Responder com Citação

So desgraças por cá....
vaso expansão solar "6bar" no aquecimento?
o arranque da bomba nunca a menos de 60º
paulos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 23 Nov 2015 11:0    Assunto: Responder com Citação

Rafael escreveu:
So desgraças por cá....
vaso expansão solar "6bar" no aquecimento?
o arranque da bomba nunca a menos de 60º

Não sei se está bem ou mal, mas o vaso foi calibrado para 1.5 bar com uma bomba de ar acho eu.
paulos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 12 Dec 2015 20:0    Assunto: Responder com Citação

estou contente com o recuperador, nao gasta mt lenha e conigo controlar bem a chama.
Pontos negativos, a pega de abrir a porta aquecte que é uma estupidez nao se consegujndo ter la a mao para segurar na porta aberta.
Jorge Santos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 13 Fev 2016 23:0    Assunto: Responder com Citação

paulos escreveu:

Pontos negativos, a pega de abrir a porta aquecte que é uma estupidez nao se consegujndo ter la a mao para segurar na porta aberta.

Para isso é que vem com uma Luva Smile

E como vai o consumo de lenha ? gasta menos que o anterior e possui a casa toda quente ?

Jorge Santos
Voltar acima
paulos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 14 Fev 2016 19:0    Assunto: Responder com Citação

A luva uso para qd estou a mexer a lenha com o ferro Smile

Este gasta mais que o outro, bem mais, depois de estar a temperatura da agua estabilizada é que gasta pouco, mas nunca menos que o bodart.

mas acho q não há milagres este tem 18kw acho e o bodart tinha 7kw.
Jorge Santos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 14 Fev 2016 20:0    Assunto: Responder com Citação

Para "dar" os 18 kw tem que gastar perto de 6 k por hora,
Mas agira imagine aqueles aparelhos grandes e bem altos, ou bem largos !
Só dão rendimento bem carregados com lenha... Claro que no catalogo estão lá 29 kw mas tem que se carregar bem.
Tem que se ter condições de arrumação de lenha e transporte para dar algum gozo alem de aquecer !

Jorge Santos
Voltar acima
paulos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 15 Mar 2016 15:0    Assunto: Responder com Citação

Outra coisa que detesto neste recuperador e que pondero resolver.
A porra da mola que tem na porta, quando são canhotas grandes, segurar na porta para não fechar e pegar na canhota para meter dentro é um desatino, estou a ponderar arrancar/cortar a mola Confused

O tempo de arranque é elevado, noto isso mais quando só tenho lenha grossa e como o recuperador tem uma entrada de ar muito restrita não deixa que a lenha queime rapidamente, deixando a porta sem trancar ajuda mas nunca faz aquelas labaredas loucas como o bodart&gonnay ou outros recuperadores fazem quando se abre o ar todo.
Para ser rápido no arranque e pegar bem tem de ser pelas regras, lenha fina e ir aumentado gradualmente o tamanho da mesma.
Jorge Santos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 15 Mar 2016 22:0    Assunto: Responder com Citação

Ainda não tirou a mola ?

Isso era para tirar logo Smile

E o deflector como está ? já o cortou ou ainda está como de origem ?

o 1º modelo deles não tinha esses problemas, mas depois resolveram atrofiar a saída de fumo para aumentar o rendimento apenas no papel e no laboratório onde possuem extracção forçada que nada tem a ver com a realidade. Está na moda as marcas lixarem os recuperadores para emitir menos CO e aumentar falsamente as performances . Quase todas as marcas estão a dar cabo dos recuperadores ... Claro que os mais espertos fazem peças para a certificação que depois os instaladores podem retirar.

Os mais burros soldam as peças ...

Algumas marcas fizeram tanta asneira que os mais exigentes deixaram de trabalhar com as mesmas.

Mas claro instalar um recuperado que gasta enormes quantidades de lenha não sai muito em conta quem tem que a pagar.

No inicio até tem piada, mas depois a vida custa !

Jorge Santos
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
Página 3 de 4

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens