Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Aproveitamento de energia da lareira para piso radiante

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
DMACHADO11
Participante moderado

Registo: 07 Mai 2007

MensagemColocada: 10 Dec 2014 11:0    Assunto: Aproveitamento de energia da lareira para piso radiante Responder com Citação

Caros,

Tenho uma lareira de dupla face em refratário, construída por mim, e pretendo aplicar uma serpentina de cobre para aproveitar o calor para o piso radiante do primeiro andar.

Fotos:

O tecto da lareira já foi corrigido con cantoneira em vez de barra.

Para tal, pensei no seguinte esquema para o qual peço opiniões, correcções, sugestões:
1. 25 metros de cobre 22mm/1mm em rolo, para fazer uma serpentina em formato quadrado, por cima, por baixo e de lado, a toda a volta da zona de queima

2. água de retorno do piso radiante entra em baixo, com válvula de retenção, água aquecida sai em cima, com válvula de segurança 2 bar (piso trabalha a 1,5bar), e válvula de segurança térmica para 90º, na lateral da lareira, ligadas a esgoto

3. na caixa de pladur que fica por cima da lareira, instalo um depósito de 100 ou 150 ou 200 litros, para misturar a água, armazenar energia, e evitar que vá a mais de 50ºC para o piso radiante – acho que 150 litros deverá chegar

4. de qualquer forma, instala-se uma termostática para 50ºC entre a saída de água aquecida do depósito e o retorno do piso radiante

5. bomba circuladora ligada a um termostato com sensor na saída do topo da serpentina, com alarme aos 90º - este também activa a bomba do piso radiante

6. vaso de expansão de 24 ou 35 litros do lado do retorno do piso radiante

7. tubos pex (aguentam até 90º?), isolados com manga, por dentro do tecto falso desde a capota de pladur até ao sítio onde vou furar a parede para apanhar os tubos do piso radiante do primeiro andar

Obrigado.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Observador
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005

MensagemColocada: 10 Dec 2014 19:0    Assunto: Responder com Citação

Só lendo a 1ª linha chamo-o à atenção do facto do tubo de cobre ser "recuzido" . O que significa que depois quando for submetido ao calor da fogueira vai deformar todo.
Voltar acima
fjcns
Veterano do Fórum

Registo: 04 Jan 2008
Local/Origem: Penafiel

MensagemColocada: 11 Dec 2014 0:0    Assunto: Responder com Citação

A ideia parece boa, mas será a serpentina capaz de aproveitar calor suficiente para justificar o investimento em depositos, bombas, termostatos, o trabalho que vai dar e todos os outros acessórios que vão ser precisos?
As lareiras são pouco eficientes pois deixam fugir muito calor pela chaminé, já ponderou trocar a lareira por um recuperador de calor a agua, iria poupar na lenha ou ganhar em conforto.
Voltar acima
DMACHADO11
Participante moderado

MensagemColocada: 11 Dec 2014 10:0    Assunto: Responder com Citação

Observador escreveu:
Só lendo a 1ª linha chamo-o à atenção do facto do tubo de cobre ser "recuzido" . O que significa que depois quando for submetido ao calor da fogueira vai deformar todo.

Entretanto já passei as medidas para tubo em vara 15mm e curvas 90º. O cobre em vara também é recozido? Com espessura de 1mm e água a 1,5bar, torce?

fjcns escreveu:
A ideia parece boa, mas será a serpentina capaz de aproveitar calor suficiente para justificar o investimento em depositos, bombas, termostatos, o trabalho que vai dar e todos os outros acessórios que vão ser precisos?
As lareiras são pouco eficientes pois deixam fugir muito calor pela chaminé, já ponderou trocar a lareira por um recuperador de calor a agua, iria poupar na lenha ou ganhar em conforto.

A serpentina é capaz de aproveitar as 4 a 8 horas diárias de queima de lenha. Até pode é ser demais. Quero colocar 25 a 30 metros precisamente para assegurar isso.

O investimento é relativamente baixo face a instalar um recuperador de calor de duas faces a água (1.500€-2.000€ fora instalação).

Além disso a minha lareira é mais eficiente que um recuperador de calor, chega a 600ºC no interior, tem saída restrita para não ter as perdas que menciona, e as paredes irradiam calor por mais de 12 horas todos os dias, em vez de aquecer a sala brutalmente e depois arrefecer brutalmente, como um recuperador. Um recuperador a água poderá ser um pouco diferente.

Um recuperador a água também precisará de mais acessórios e controlo da temperatura para o piso radiante (depósito adicional?).

A minha despesa prevista está nos 600-800€ para já.

Obrigado pelas opiniões, aguardo comentários.
Voltar acima
Observador
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005

MensagemColocada: 11 Dec 2014 10:0    Assunto: Responder com Citação

Sim é. Sim vai.
Voltar acima
DMACHADO11
Participante moderado

MensagemColocada: 11 Dec 2014 11:0    Assunto: Responder com Citação

Nesse caso vou orçamentar uma caldeira em inox, e ver qual a diferença de preço.

Obrigado.
Voltar acima
Alexandra Monteiro Lisboa
Recém chegado

Registo: 20 Dec 2005

MensagemColocada: 23 Jan 2015 13:0    Assunto: Responder com Citação

Bom dia Machado

Como está a situação da sua lareira?
Já resolveu? Como fez? Sempre optou pela caldeira em inox ou pela serpentina?

Alexandra
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
DMACHADO11
Participante moderado

MensagemColocada: 23 Jan 2015 13:0    Assunto: Responder com Citação

Bom dia,

Para já estou convencido de que a melhor solução é a serpentina, ainda não avancei com obras e este ano já não me parece que o faça.

Um dos meus problemas é a estrutura da lareira e ter de a desmontar etc, isto tem de ser feito no verão, não tenho hipótese.

Cumprimentos.
Voltar acima
Recém chegado

MensagemColocada: 23 Jan 2015 18:0    Assunto: Responder com Citação

Olá de novo,

Eu perguntei porque há 3 anos, lá em casa, colocámos uma serpentina na chaminé do recuperador. Tinha 60 cm de altura e cerca de 20 mt de tubo de cobre de 18 por entre o qual passava o fumo que saía do recuperador e depois foi ligado ao circuito de ida e retorno aos radiadores.

Tenho a dizer que funcionou ás mil maravilhas... até o cobre ficar coberto de fuligem e a fuligem é um isolante natural. Ou seja, ao fim de uma semana, radiante com a solução e aproveitamento, caiu por terra, pois o rendimento baixou mais de 30%.
1 mês depois já tinha limpo 2x o sistema. No final da época foi desmontado. Não compensava o tra

Era só para lhe deixar a minha experiência.
Eu, no seu lugar, também optaria pela caldeira em inox. No meu caso já tinha o recuperador pelo que essa situação não era viável.

Gostei de saber o rendimento da sua lareira. Parabéns.

Alexandra
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
Recém chegado

MensagemColocada: 23 Jan 2015 20:0    Assunto: Responder com Citação

Alexandra Monteiro Lisboa escreveu:
Olá de novo,

Não compensava o tra

Gostei de saber o rendimento da sua lareira. Parabéns.

Não compensava o trabalho. Very Happy

Alexandra
Voltar acima
DMACHADO11
Participante moderado

MensagemColocada: 26 Jan 2015 16:0    Assunto: Responder com Citação

Viva, obrigado pela partilha.

No meu caso penso que a serpentina resultaria/resultará bem, como uso o método "top-down" para acender a lareira, e como ficaria mesmo na zona de chama, duvido que acumulasse algumas cinzas, mas só vendo.

Se eu avançar neste verão, é certo que colocarei aqui algumas imagens.
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens