Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Ligação vaso expansão aberto (dúvidas)
Ir à página 1, 2, 3  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Neto
Participante moderado

Registo: 09 Dec 2009

MensagemColocada: 27 Jul 2014 14:0    Assunto: Ligação vaso expansão aberto (dúvidas) Responder com Citação

Boa tarde a todos Wink

Estou com umas dúvidas e julgo que aqui me podem ajudar.

Estou a montar em casa um recuperador de calor a água, para aquecer os radiadores cá de casa bem como as águas dos banhos, lava loiças, etc.

Eu próprio estou a fazer a montagem do sistema, com ajuda e aconselhamento de alguns amigos ou/e pesquisas na internet.

Neste momento, estou com umas dúvidas em relação ao vaso de expansão aberto. Já vi algumas imagens na net mas confesso que, por ser leigo nessa matéria, ainda estou confuso.

A tubagem do recuperador segue para o sótão, nomeadamente o tubo de ida e retorno.

Preciso de aconselhamento no que toca a fazer as ligações. Outro conselho que necessito é onde seria o melhor local para instalar a caixa - No exterior, por cima do telhado ou no sótão, por baixo do telhado?

(3 entradas ou saídas)

(Entrada de água com a boia)

(Interior)

Será que podem me dar umas dicas? Wink

Obrigado desde já pelas respostas

Abraços

Vitor Neto

Editado pela última vez por Neto em 31 Jul 2014 19:0, num total de 1 vez
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005
Local/Origem: Faro

MensagemColocada: 27 Jul 2014 23:0    Assunto: Responder com Citação

Isso é simples de instalar...

O 4 como diz é a entrada de agua ...

O 3 é a alimentação da agua para o sistema e deve ligar à parte mais fria do recuperador ou seja à entrada inferior
( Alguns recuperadores têm essa tomada de fluido (agua) por cima mas com o tubo interior que desce )

O 1 é para ligar à parte mais quente do recuperador e à na zona mais alta pois é por aí que se faz a purga do ar e é por aí que sai o vapor quando sobre-aquece. Por fim o nº 2 é onde dele ligar o esgoto para o deposito nunca derramar por fora, esse esgoto deve ser em tubo que aguente temperaturas.

Ps.

Não deixe forrar o recuperador nem a conduta de fumos com lã de rocha.

Jorge Santos
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Neto
Participante moderado

MensagemColocada: 28 Jul 2014 15:0    Assunto: Responder com Citação

Obrigado Sr. Jorge, está percebido Wink

Também gostei de saber que posso instalá-lo no sótão, por baixo do telhado. Assim facilita-me imenso.

Vejo na sua resposta que o 1 serve (também) de purga. Também tencionava colocar um purga à parte lá em cima. Penso que não perco nada com isso.

Jorge Santos escreveu:
Não deixe forrar o recuperador nem a conduta de fumos com lã de rocha.

Houve quem me dissesse para revestir o recuperador com lã, mas não vou fazer isso.

Houve também quem me dissesse para revestir a hotte com lã, para não rachar as paredes. Aqui fiquei de analisar. O que me diz? Já vi por aqui no fórum uma instalação de um recuperador a ar onde a pessoa não revestiu a hotte com isolamento e por isso, cá tenho mais uma dúvida.

Disseram-me que era conveniente revestir a conduta mas somente da placa da casa (por cima da hotte) até ao cimo da chaminé para não haver condensação. Será verdade?

Mais uma vez obrigado e um abraço Wink

Vitor Neto
Voltar acima
Neto
Participante moderado

MensagemColocada: 28 Jul 2014 20:0    Assunto: Responder com Citação

Jorge Santos escreveu:
Por fim o nº 2 é onde dele ligar o esgoto para o deposito nunca derramar por fora, esse esgoto deve ser em tubo que aguente temperaturas.

Boas,

Pegando nesta citação do Sr. Jorge Santos, pergunto: Há alguma hipótese da caixa derramar para fora?

É que se de facto houver alguma possibilidade de tal acontecer, terei que pensar em instalá-la em outro local, nomeadamente por cima do telhado.

Esta dúvida surgiu agora em conversa com o um sr. que tem um recuperador a água do gênero do que eu estou a colocar agora na minha casa. Acontece que ele tem o sistema ligado de forma diferente. Ele tem um tubo que vai para cima do telhado e quando a água ferve, a mesma é expelida por esse mesmo tubo e, segundo ele, por vezes sai com alguma "força".

Ora bem, se tal acontecer no meu vaso de expansão aberto, provavelmente o esgoto não consegue dar vasão e com isso, a água sai da caixa e inunda o sótão... Será que o meu raciocínio esta correto? Será que há de facto o risco de isso acontecer?

Obrigado a todos desde já

Vitor Neto
Voltar acima
gagocoutinho
Recém chegado

Registo: 09 Fev 2014

MensagemColocada: 28 Jul 2014 23:0    Assunto: Responder com Citação

Também tive esse dilema em colocar o vaso no interior ou exterior, irei colocar no interior.
A situação de derramar para fora deve ser invulgar, pode ser contornada colocando peso por cima da tampa ou mesmo vedando a tampa, ainda uma outra alternativa seria colocar o vaso aberto dentro de 1 deposito.
Voltar acima
chorao
Veterano do Fórum

Registo: 28 Mar 2006

MensagemColocada: 29 Jul 2014 9:0    Assunto: Responder com Citação

gagocoutinho escreveu:
Também tive esse dilema em colocar o vaso no interior ou exterior, irei colocar no interior.
A situação de derramar para fora deve ser invulgar, pode ser contornada colocando peso por cima da tampa ou mesmo vedando a tampa, ainda uma outra alternativa seria colocar o vaso aberto dentro de 1 deposito.

penso que "fechar" o vaso aberto não será a melhor solução. o nível da agua teria de subir a um ritmo vertiginoso para o tubo que escoa não chegar...
Voltar acima
Neto
Participante moderado

MensagemColocada: 30 Jul 2014 22:0    Assunto: Responder com Citação

Boas!

Já está praticamente ligado (o vaso de expansão). Optei por ligá-lo por baixo do telhado... Que Deus me ajude Very Happy

Brevemente posto umas fotos Wink

Vitor Neto
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 31 Jul 2014 3:0    Assunto: Responder com Citação

Se os esgoto tiver bem executado o vaso não enche, pois quando a agua sai fora quente entra logo fria ao mesmo tempo, mas pode sempre colocar uma pedra por cima do vaso não vá a tampa voar Smile

Bem mas os que tenho visto instalados não têm pedras por cima ... Não deve voar !

Boa continuação .

O vaso no sótão nunca congela. pode inspeccionar com mais facilidade o seu estado .

Jorge Santos
Voltar acima
chorao
Veterano do Fórum

Registo: 28 Mar 2006

MensagemColocada: 31 Jul 2014 17:0    Assunto: Responder com Citação

Jorge Santos escreveu:
O vaso no sótão nunca congela. pode inspeccionar com mais facilidade o seu estado .

já era para ter falado nisso mas depois de ler coisa tipo "jatos de agua a ferver que vão encher o vaso num instante" deixei-me dessa coisas pois podia queimar-me Laughing
Voltar acima
Neto
Participante moderado

MensagemColocada: 31 Jul 2014 19:0    Assunto: Responder com Citação

Jorge Santos escreveu:
Se os esgoto tiver bem executado o vaso não enche, pois quando a agua sai fora quente entra logo fria ao mesmo tempo, mas pode sempre colocar uma pedra por cima do vaso não vá a tampa voar Smile

Bem mas os que tenho visto instalados não têm pedras por cima ... Não deve voar !

Boa continuação .

Obrigado Sr. Jorge

E cá está ele já no sítio Wink

Falta só ligar o esgoto.

Vitor Neto
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 01 Ago 2014 0:0    Assunto: Responder com Citação

Neto escreveu:
E cá está ele já no sítio:

Até isolaram o tubo no sótão ... Tudo bem, mas aí (à partida) os tubos não vão aquecer. A não ser que acabe a luz .

Não coloque cabeças termostaticas em todas as válvulas nos radiadores.
Pois se começarem todas a fechar o recuperador sobreaqueçe, pois não adivinha que as valvulas fecharam, a não ser que o recuperador tenha um boa regulação de tiragem automática .

chorao escreveu:
deixei-me dessa coisas pois podia queimar-me Laughing

Desde que não meta lá o dedo não se queima Smile

Eu nunca vi um deposito a derramar por fora, mas mesmo que isso um dia aconteça não era nada de grave ...
Umas pingas de agua uma vez que falte a luz e o recuperador esteja carregado com lenha e com o registo aberto, e obrigue a sair vapor durante muito tempo até podia sair algum vapor para fora, mas nunca seria grave !

Jorge Santos
Voltar acima
Neto
Participante moderado

MensagemColocada: 01 Ago 2014 10:0    Assunto: Responder com Citação

Boas!

Bem, não falem mal do instalador hehehehe ... é que sou eu que estou a fazer o trabalho Laughing Razz

Jorge Santos escreveu:
Até isolaram o tubo no sótão ...

Mas não é um procedimento normal, Sr. Jorge?

Jorge Santos escreveu:
Não coloque cabeças termostaticas em todas as válvulas nos radiadores.
Pois se começarem todas a fechar o recuperador sobreaqueçe, pois não adivinha que as valvulas fecharam, a não ser que o recuperador tenha um boa regulação de tiragem automática .

A minha casa já tinha aquecimento central, mas a gasóleo. O que estou a tentar fazer, é uma adaptação, ou seja, estou a tentar aproveitar tudo o que posso da instalação já existente. Tenho que colocar mais fotos do trabalho Wink

A empresa que montou o AC, na altura deixou 3 radiadores com cabeças manuais, exatamente pela razão que aponta Wink

O meu recuperador tem uma válvula que fecha automaticamente o ar que alimenta a chama quando a temperatura excede determinado valor. Será isso que se refere?

Jorge Santos escreveu:
Eu nunca vi um deposito a derramar por fora, mas mesmo que isso um dia aconteça não era nada de grave ... !

Meus pais tinham em tempos uma fornalha com uma caldeira. Essa caldeira servia apenas para aquecer as águas dos banhos. A segurança dessa caldeira era um tubo em cima do telhado. Era uma espécie de respiro. Aconteceu muita vez desse tubo expelir água quente para cima do telhado. Ouvia-se muito bem quando tal acontecia. Parecia sair muita água ... Daí a minha preocupação Wink

Mas tenho perfeita noção de que às vezes posso ter dúvidas disparatadas. Ninguém nasce sabendo hehehehe

Obrigado pela sua paciência em explicar as coisas.

Grande abraço

Vitor Neto
Voltar acima
Neto
Participante moderado

MensagemColocada: 08 Ago 2014 15:0    Assunto: Responder com Citação

Boas,

Vamos lá a umas fotos de modo a que se possa ver um pouco mais do trabalho que foi feito Wink

Este é o recuperador (BAXIROCA - Musa)

Mais uma do recuperador.

Aqui está a entrada de ar vinda da cave para alimentar a chama do recuperador.

A sala das máquinas da caldeira à gasóleo. Foi aqui que eu fiz a ligação do recuperador à tubagem já existente de modo a reaproveitar a mesma.

A ligação feita atrás da caldeira. Para já, devo utilizar somente o recuperador. Mas, se um dia quiser, posso voltar a ligar a caldeira a gasóleo sem problemas. Para isso, só tenho que fechar duas torneiras e abrir outras duas.

E aqui o vaso já com a ligação do esgoto feita

Já sabem que estão à vontade para comentar e dar sugestões Wink

Abraços

Vitor Neto
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 11 Ago 2014 11:0    Assunto: Responder com Citação

Boas

Em relação ao ter isolado os tubos no sótão ... Mal não faz Smile

Mas à partida a esses tubos não chega calor ou se chega é pouco.
Deve isolar é os tubos na zona da caldeira / deposito.

O tubo de respiro que usavam antes deitava fora a agua, mas o vaso aberto tem esgoto ... E tenho o isso a funcionar bem não sobre-aqueçe a não ser que a bomba de circulação pare. As vezes cola quando não se usa uns meses .

O trabalho está com bom aspecto e feito pele dono mais valor tem Smile

A conduta de fumos vai até ao terminal da chaminé ? Era bom a conduta ter sempre a mesma dimensão e forma, para poder limpar com facilidade por baixo com um escovilhão .

Boa continuação ...

Jorge Santos
Voltar acima
Neto
Participante moderado

MensagemColocada: 11 Ago 2014 12:0    Assunto: Responder com Citação

Bom dia,

Jorge Santos escreveu:
Em relação ao ter isolado os tubos no sótão ... Mal não faz Smile

Mas à partida a esses tubos não chega calor ou se chega é pouco.
Deve isolar é os tubos na zona da caldeira / deposito.

Isolei esses tubos porque um deles sai do recuperador e vai passar pelos radiadores. Isolei-o para não perder o calor da água. O outro é o retorno. Esse a água já não deve estar muito quente mas pensei que não perdia nada em também colocar-lhe a manga Wink

Jorge Santos escreveu:

O tubo de respiro que usavam antes deitava fora a agua, mas o vaso aberto tem esgoto ... E tenho o isso a funcionar bem não sobre-aqueçe a não ser que a bomba de circulação pare. As vezes cola quando não se usa uns meses .

Ou falhar a luz ... Wink
Uma coisa que devo colocar neste sistema é uma UPS ou bateria. Tenho que analisar ainda. Assim devo ficar (ainda) mais descansado.

Jorge Santos escreveu:

A conduta de fumos vai até ao terminal da chaminé ? Era bom a conduta ter sempre a mesma dimensão e forma, para poder limpar com facilidade por baixo com um escovilhão .

A conduta vai quase até lá acima. Para chegar ao topo, faltam uns 30/40cm. São 4 metros de conduta sem curvas. No fim da conduta, coloquei um pouco de betão com uns 4cm de espessura à volta de modo a que o fumo não desça e ande às voltas por ali Wink

Neste momento julgo que só falta aplicar um aparelho que vai ligar as bombas circuladoras. Esse aparelho já está na sala. Ainda vou ter que passar uns cabos para ligá-lo.

Jorge Santos escreveu:

O trabalho está com bom aspecto e feito pele dono mais valor tem Smile

Obrigado Wink

Foi o meu trabalho das minhas férias (parte delas). Isso e buscar lenha!! Laughing

Isto é só parte dela. Ainda há mais mas não cabia tudo na foto Laughing

Abraço e obrigado Wink

Vitor Neto
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2, 3  Seguinte
Página 1 de 3

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens