Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Montagem de recuperador de calor para aquecimento central
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Alexandra Monteiro Lisboa
Recém chegado

Registo: 20 Dec 2005

MensagemColocada: 19 Nov 2014 20:0    Assunto: Responder com Citação

Olá boa tarde

Essa uniões são as ideais para não colocar mais nenhum tipo de vedante.
Simples, fácil e eficaz.

Alexandra
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
gagocoutinho
Recém chegado

Registo: 09 Fev 2014

MensagemColocada: 20 Nov 2014 22:0    Assunto: Responder com Citação

Com esse tipo de união é necessário 2 braçadeiras de tubo flexível, 1 para fixar a união ao recuperador e outra da união ao tubo flexível de exaustãol.

Este acessório permite manter o mesmo diâmetro da saída do recuperador até ao tubo de exaustão, para por exemplo, ter saída do recuperador com diâmetro de 180 e tubo de exaustão de 200 qual o melhor método? Adicionar união de redução? ou outro acessório?
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
gagocoutinho
Recém chegado

MensagemColocada: 12 Jan 2015 0:0    Assunto: Responder com Citação

Passadas as épocas festivas, os trabalhos em obra recomeçaram....

Recuperador escolhido... ADF calida 70.
Retirada conduta com emenda de ligação, tendo ficado tubo flexível em inox de 200 desde o tecto até ao topo da chaminé, devem enfiar por dentro tubo de 180. Neste trabalho como deverá ser rematado as extremidades do tubo de 200?

Entretanto, isto de ir utilizar recuperador, surgem-me dúvidas e procuro saber o porquê das coisas... Sendo a admissão do ar para queima e para a hotte através da caixa de ar (desvão sanitário), poderá a admissão do ar da queima ir buscar o ar ao interior da casa devida à proximidade (facilidade/menor perda de carga) das admissões de ar ou com o aquecimento da hotte o ar é obrigado a entrar para a caixa de ar (desvão sanitário)?

Presumo que seja obrigado a ir buscar à caixa de ar, sendo proporcional com aumento da temperatura da hotte.
Voltar acima
Recém chegado

MensagemColocada: 23 Jan 2015 12:0    Assunto: Responder com Citação

Olá bom dia

Vou só responder ao tópico de ligação da chaminé que é a minha área.

Se tem um tubo já colocado de diam 200 e agora o seu recuperador tem saída de 180 deve colocar um adaptador/redução na ligação entre os dois tubos.
1 redução 200x180 sendo que, diam 200 deverá ser fêmea (204) para entrar por fora do flexível e o diam. 180 deverá ser macho (178) para entrar por dentro do flexível. Assim, garante que em caso de ocorrer condensação esta venha sempre pelo interior do tubo.

Se colocar o tubo de 180 por dentro do 200, o recuperador irá fumar sem problemas, mas não resolve em caso de condensações e poderá ter problemas de cheiro no futuro e estragar até o pladur se for em muita quantidade.

Na prática é um aumento, mas chamamos reduções por apresentar primeiro o diâmetro superior.

Quanto à admissão de ar, a minha opinião, e é só a minha opinião, é que deverá ser independente e dedicada só ao recuperador para não haver possibilidade de retornos casuais que tragam cheiros indevidos. Já tive conhecimento de ligações ao respiros de wc's. Imagine em caso de retorno, o cheiro que será espalhado pela casa.

Alexandra
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
gagocoutinho
Recém chegado

MensagemColocada: 04 Fev 2015 16:0    Assunto: Responder com Citação

Em relação às ligações vou estar atento... no entanto já obtive várias indicações inerentes ao macho ficar por cima/baixo.
Por exemplo, algumas empresas indicam o modo de aplicação http://www.convesa.es/images/05_gamas/catalogos_pdf/psli-enero2013-baja.pdf

Devo colocar tubo de 180 e enfiar por dentro do tubo de 200, a ver vamos qual a melhor opção.

Em relação aos radiadores foram propostos radiadores em alumínio distribuído pela disterm da marca ORION modelo 600/95 o qual emite cerca de 214Watt/elemento para DT de 60ºC segundo EN 442.
http://www.disterm.pt/files/_20_Radiadores_5195f74b7f6fe.pdf

O que tem a dizer sobre este radiador? Existem melhores pelo mesmo preço ou mais baratos?
Voltar acima
Observador
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005

MensagemColocada: 04 Fev 2015 16:0    Assunto: Responder com Citação

A posição de encaixe vai depender da posição da saída de gases da caldeira/recuperador/esquentador e se tem o T para esgoto dos condensados ou não. E não só.

Ou seja, depende da forma como a chaminé for montada.

Por norma é feito ao contrário do que esses espanhóis dizem para não se verificar depois o "babar" das paredes exteriores da chaminé, em virtude do escorrimento dos condensados pela união.

Também depende se os módulos de chaminé são de parede dupla (isolados) ou não.
Situação que deveria ser padrão e não a raridade. Raridade essa que é por causa do encarecimento da chaminé.
Mas depois, para além das condensações, tem outras consequências. Tais como má tiragem pelo chamado efeito de rolha.

Ou seja, numa situação ideal (chaminé de parede dupla e com o T de esgoto/limpeza) as uniões podem e devem acompanhar o sentido de saída dos gases da combustão. Tal como refere esse documento espanhol.

Quanto aos radiadores. Deve escolher uma marca com uma boa garantia/assistência/acabamento/representação e que lhe seja agradável "à vista". Relativamente aos preços eles andam muito "nivelados".
Voltar acima
gagocoutinho
Recém chegado

MensagemColocada: 05 Fev 2015 0:0    Assunto: Responder com Citação

A saída de gases como é comum em recuperadores é com sentido ascendente em parede simples de inox.
A instalação é para um pequeno recuperador com saída directa, sem T, existe necessidade em criar tal T e criar os condensados?
Portanto saída do recuperador até final da chaminé simples e sem emendas.

Como é esse efeito rolha?

Atendendo ao recuperador em causa e ao tipo de instalação como é recomendável a ligação?

Em relação aos radiadores pretendia alguma opinião, porque em termos de potência emanada é considerável. Apesar de ser em alumínio desconheço a qualidade do material e a respectiva durabilidade.
Voltar acima
gagocoutinho
Recém chegado

Estou a achar estranho a potência emitida por elemento, comparativamente como outros é superior.
Para além da informação inicial
http://www.disterm.pt/files/_20_Radiadores_5195f74b7f6fe.pdf

Encontrei mais informação;

características
http://www.lipovica.hr/en/the-orion-radiator.html

declaração de performance
http://www.lipovica.hr/images/stories/content_img/orion_dop_en.pdf

E agora em que ficamos? Para DT 60ºC são 185Kcal ou 185Watt?
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Local/Origem: Faro

Esses espanhóis dizem e muito bem que a parte fêmea das condutas tem que ficar virada para cima, e claro não são apenas os Espanhóis mas sim todas as fabricas Italianas, e Francesas que o dizem !
E claro eu também digo ! E tal como eu os grandes fabricantes do norte da Europa o dizem... ( Dovre por exemplo )

Claro que gostaria que em Portugal soubessem colocar os tubos a começar pelos fabricantes para não acontecer isto:

gagocoutinho escreveu:
.

Como é esse efeito rolha?
.

Deve ser alguma coisa que vem nos livros... Eu não conheço esses efeitos Smile Mas que pode até ter alguma logica ! a ver vamos

No seu recuperador não tem que se preocupar com condensações por varias razões a não ser que pense usar lenha molhada, de qualquer forma pode fazer como diz ( e muito bem ) Alexandra Monteiro que parece que já percebeu bem o problema das condensações ... Só falta agora os fabricantes nacionais mudarem as "setinhas" nos seu tubos Smile

Se fossa á uns tempos colocava logo aqui um link com catalogos nacionais de tubos mal indicados, mas não vou fazer isso, sobretudo porque prefiro produtos nacionais pois eu sei virar as setas de patas para cima.

Uma coisa é certa, assim por alto pelo menos 90 % dos fabricantes de recuperadores e salamandras Europeus são burros que nem uma porta.

Aliás as proprias normas Europeias que certificam os recuperadores são feitas por burros que nada sabem ...

Jorge Santos
Voltar acima
Observador
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 05 Fev 2015 11:0    Assunto: Responder com Citação

O chamado efeito de rolha/tampão é quando os gases de combustão ao percorrerem a conduta de evacuação vertical são arrefecidos pela temperatura exterior às paredes da chaminé (não isolada). Ao serem arrefecidos têm naturalmente tendência a descer. Criando uma "rolha/tampão" que não permite os fumos subirem nem eles mesmo descerem. Ou seja, deixa de haver evacuação/circulação dos gases da combustão.

Enchendo a conduta de fumos até à sua origem, por onde vão passar a sair. Para o interior da habitação.

Estranho muito o Sr. Jorge Santos não saber o que é.
Voltar acima
Recém chegado

MensagemColocada: 05 Fev 2015 17:0    Assunto: Responder com Citação

Ora meus caros amigos

Ando eu neste mundo a tentar virar mentalidades à mais de 18 anos e que ouço de quase todos os instaladores?

Que se o macho não estiver para cima o fumo sai pelas uniões!! Sabem quando aprendem? Quando uma chaminé instalada por eles geme condensação para o exterior da tubagem. Depois, Aqui D'el Rei Alexandra, ajude-me que o cliente final está muito chateado.

Pois fique a saber que à muitos anos que aconselhamos a instalação invertida mas eu, sou só uma mulher teimosa, num mundo de homens "batidos", a tentar meter minhocas na cabeças deles.

Depois, temos uma série de gamas devidamente invertidas e sinalizadas com a setinha que o Jorge refere mas, está no sentido certo, femea para cima. Agora, a gama de parede simples mais comercializada pode ser invertida e NÃO TEM SETA.
É verdade, não tem!!! E agora Jorge? você trabalha mal por causa disso? não. Nem o Observador tampouco.

A verdade é que eu vou travando esta batalha enquanto tiver forças e me quiserem ouvir. Dou formação a clientes, vendedores de clientes, e representantes mas, a verdade? só tenho sucesso 100% nos clientes internacionais. Em Portugal, depois de saberem o que ocorre em caso de condensação, invertem. Aprendem com a experiência.

Nós produzimos os tubos de parede simples inclusive com um friso no macho para o instalador poder colocar um cordão de silicone de alta temperatura para evitar a entrada de água da chuva e, verdade seja dita, estão a utilizar este friso também para evitar o escorrimento de condensações para o exterior.

Agora pergunto eu ao instaladores que acompanham este fórum (já que o Jorge levantou a questão), garantem que na instalação invertida (fêmea para cima) a água da chuva não chega ao aparelho? Colocam sempre o tê ou forquilha, mesmo no sótão, para recolha de condensados e eventual chuva?

Pois é sempre mais fácil atirar as culpas ao fabricante. Só que nós fabricantes não podemos atirar mais trás, então tentamos formar para a frente, para quem aceita ou recorre a nós.

A nossa tabela de preços ajuda os clientes a ter noção da importância e vantagens de uma chaminé invertida, mas vou contra eles? os clientes? NÃO! Senão não vendíamos.

É pena o Jorge não ser nosso cliente, pois saberia do que falo.

Alexandra
Voltar acima
Recém chegado

Ah e o Observador tem razão quanto ao efeito rolha.

É também um dos principais motivos a originar os rios de condensação em algumas chaminés.

Mas para ajudar a resolver existem uns estabilizadores de tiragem para compensar a tiragem da chaminé.

Ahh, pois é, eu não percebo nada disto!!

Mas, concordo que efetivamente aos fabricantes de equipamentos competia alterarem as suas saídas para fêmeas. Os que os fazem acompanham o aparelho com uma união macho x macho, deixando o instalador a olhar para aquilo. A eles também competia formar os seus clientes, que em ultima instância são os mesmos que os nossos. No entanto, só um fabricante nacional me chamou lá para os ajudar a entender a problemática das chaminés e condensações.
Os outros vão um pouco ao sabor da maré. Como o nosso país, enfim, tenho dito.

As normas europeias atuais exigem a recolha de condensados seja na lenha ou pellets.

Alexandra

Editado pela última vez por Alexandra Monteiro Lisboa em 05 Fev 2015 17:0, num total de 1 vez
Voltar acima
Observador
Veterano do Fórum

Alexandra Monteiro Lisboa escreveu:
Ah e o Observador tem razão quanto ao efeito rolha.

É também um dos principais motivos a originar os rios de condensação em algumas chaminés.

Mas para ajudar a resolver existem uns estabilizadores de tiragem para compensar a tiragem da chaminé.

Ahh, pois é, eu não percebo nada disto!!

Explique lá a o que é que chama de "estabilizador de tiragem".

É que no vosso catalogo não encontrei (e o mesmo estando como imagens não dá para fazer pesquisas).
Voltar acima
Recém chegado

O estabilizador de tiragem é uma válvula que se coloca numa chaminé sob a forma de tê ou picagem na chaminé.

Esta válvula está calibrada para 12Pa. Se a chaminé tiver tiragem a mais esta válvula abre permitindo entrada de ar adicional para o interior da chaminé compensando a tiragem excessiva.

Tem razão que o nosso site não permite pesquisas. Um novo vem a caminho.

Alexandra
Voltar acima
Observador
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 05 Fev 2015 19:0    Assunto: Responder com Citação

Alexandra Monteiro Lisboa escreveu:
O estabilizador de tiragem é uma válvula que se coloca numa chaminé sob a forma de tê ou picagem na chaminé.

Esta válvula está calibrada para 12Pa. Se a chaminé tiver tiragem a mais esta válvula abre permitindo entrada de ar adicional para o interior da chaminé compensando a tiragem excessiva.

Tem razão que o nosso site não permite pesquisas. Um novo vem a caminho.

??????

E o que é que essa válvula faz contra o efeito de rolha?

Não é o site que não permite pesquisa. É o PDF dos vossos catálogos que estão como imagens e não texto.
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
Página 3 de 5

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens