Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global
 
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Os nossos conselhos para um telhado ou cobertura saudável

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
telhados.pt
Recém chegado


Registo: 09 Mai 2014
Mensagens: 1
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: 18 Jun 2014 11:0    Assunto: Os nossos conselhos para um telhado ou cobertura saudável Responder com Citação

Pensamos que estes conselhos podem ser úteis para alguns dos leitores deste fórum. Smile

Citação:
Um telhado é como aquelas coisas às quais só damos valor quando não as temos. Está lá sempre mas, nunca nos lembramos dele. Protege-nos mas é muitas vezes ignorado. Um telhado, ao contrário do que lhe possa parecer, tem mais arte do que julga, há pormenores e aspectos que a qualquer pessoa passam despercebidos mas que, para quem faz disto vida, dizem muito sobre quem o fez e os cuidados que tiveram com ele.

Muitas vezes nos contactam com urgência, porque está a chover e a água não para de escorrer nas paredes ou de pingar no tecto. Em quase todas estas situações, alguns cuidados preventivos poderiam ter evitado a urgência e o stress de estar a lidar naquele momento com algo tão enervante, que nos obriga a deixar tudo para trás e ter que montar uma vigilância apertada, sempre à procura do problema e do que poderá acontecer a seguir.

Esta é a nossa lista de conselhos para manter um telhado sem problemas durante muitos e longos anos:

Faça uma manutenção preventiva no início do inverno - quando começam as chuvas, basta um pequeno amontoado de folhas para entupir um ralo, levando a que a água se acumule e comece a penetrar em locais e materiais que não estão preparados para lidar com ela. Por um valor muito baixo, vamos ao seu telhado e fazemos uma vistoria preventiva, com limpeza, para impedir que qualquer problema deste tipo aconteça.

Cuidado com a água que não vê - mesmo que não lhe apareça água em casa, não quer dizer que ela não esteja lá. Muitos telhados têm uma estrutura de madeira, madeira essa que, com água, pode apodrecer. Basta uma pequena infiltração a molhar um dos elementos da estrutura em madeira ao longo de algum tempo, para começar a apodrecer. Se não substituir o elemento apodrecido, o telhado pode desabar! Dependendo do elemento em causa, o custo para resolver o problema irá disparar e custará muito mais que qualquer manutenção periódica preventiva.

A cerâmica das telhas é fantástica mas não é eterna - a cerâmica existe há milhares de anos e ainda hoje em escavações arqueológicas é possível encontrar telhas de civilizações antigas em excelente estado de conservação. Mas, não se encontram todas as telhas, apenas aquelas que foram devidamente preservadas. Com as telhas do seu telhado é exactamente a mesma coisa: se limpas e conservadas periodicamente, aguentam muitos e longos anos, sem ter que gastar dinheiro a comprar novas.

Cuidado com a natureza - seja em forma de ninhos de pássaros, de xilófagos ou de líquens, a natureza existe para se renovar e prosperar, o que de vez em quando vai contra os nossos planos de manter tudo em bom estado. Os ninhos de pássaros podem comprometer a impermeabilidade de um telhado de diversas formas; os xilófagos, bicho carpinteiro ou caruncho, corroem a madeira tornando-a frágil logo, susceptível de partir ou ceder; os líquens ("verdete") podem fragilizar as telhas. Um tratamento preventivo barato, em qualquer um destes casos, como uma simples lavagem, limpeza ou aplicação de um produto insecticida, permite continuar com um telhado em excelentes condições sem qualquer perigo.

Há telhados bem feitos e outros mal feitos, atenção aos defeitos de origem - a chuva cai e a água tem que circular. Em telhados bem feitos, a água circula sem problemas, em telhados mal feitos, a água circula mal, fica estagnada em certos sítios e quando há excesso, transpõe barreiras escassas e baixas, inundando zonas onde não é suposto entrar. É importante perceber quais os pontos em que este circuito de escoamento da água bloqueia ou é insuficiente, impedindo a normal fluidez. Podem ser inclinações reduzidas, caleiras demasiado pequenas, dimensões ou localizações erradas de vários e diversos elementos. A correcção atempada destes defeitos permite prevenir males maiores que, normalmente, só se conhecem quando já é tarde.

Os materiais sofrem a erosão do tempo - com o tempo, muitos materiais, como a madeira, podem começar a perder as suas propriedades e qualidades. A acção de todos os elementos, sol, chuva, frio, calor, humidade, gelo, granizo, entre outros, faz com que nem todos os materiais aguentem imaculados o passar dos anos. Um dos melhores exemplos é o da madeira que é usada nas estruturas: basta que abata apenas alguns milímetros para que se possam formar poças que, por sua vez, começam a ter outro tipo de efeitos nefastos noutros elementos, como as telas asfálticas ou membranas plásticas. Convém sempre prestar muita atenção ao nível de desgaste de todos os elementos de um telhado ou cobertura para que se possa antecipar e prevenir problemas maiores.

Cuidado com aventuras no telhado - só a experiência e os equipamentos de segurança permitem trabalhar em segurança num telhado. Não arrisque aventurar-se no seu telhado sem qualquer um dos dois - a morte por queda é uma possibilidade que não deve menosprezar!

Fonte: http://telhados.pt/

Se alguém tiver mais alguma dica interessante, partilhe. Smile
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group