Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Ainda a humidade!
Ir à página 1, 2  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
rsj
Veterano do Fórum

Registo: 01 Nov 2011
Local/Origem: Safou-se aqui um Galego!

MensagemColocada: 05 Jun 2014 8:0    Assunto: Ainda a humidade! Responder com Citação

Boas amigos,
Porque de momento não moro em Portugal a minha garagem fica muito tempo fechada ganhando muita humidade até ganha caracois nas paredes e os carros ficam cheios de volor!
Procurei soluções na net e cheguei à conclusão que falta luz e ar dentro da garagem!
Para a luz não terei problemas porque visto que tenho estores eletricos vou por o estor a abrir sozinho de manha e fechar à noite, o meu electricista diz que existe equipamento no mercado para o efeito...
A minha grande duvida é quanto ao ar, foi-me proposto instalar ventoinhas de casa de banho, uma a meter ar e outra a tirar!
Mas a ventoinha que mete o ar não mete tambem humidade???
Alguem que tenha passado pelo mesmo ou conheça este tipo de situação pode dar uma ajudinha? Confused

Garagem: 98 m2, não tem muros duplos nem capoto, e o muro mais alto (o das traseiras) tem o muro do meu vizinho contra e está com terra contra até ao meu telhado, visto que os terrenos de tras são muito mais altos....

Obrigado
chorao
Veterano do Fórum

Registo: 28 Mar 2006

MensagemColocada: 05 Jun 2014 15:0    Assunto: Responder com Citação

o ar exterior é sempre menos saturado do que o interior e a sua renovação é uma prioridade em qualquer casa, até por motivos de saúde. Não precisará de uma a meter e outra a tirar basta uma a tirar como nos wc's...
dependendo da área da sua garagem vai ter se saber quantos m3/h de ar vai ter de insuflar... (eu não lhe sei dizer isso mas o recuperador com insuflação de ar do exterior foi a melhor coisa que podia ter colocado na minha casa. obrigado sr. jorge santos)
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
rsj
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 08 Jun 2014 3:0    Assunto: Responder com Citação

Vou por a ventoinha ligada a um relógio mas tou na dúvida se devo por-la a trabalhar durante a noite ou durante o dia! Qual será melhor?
chorao
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 09 Jun 2014 8:0    Assunto: Responder com Citação

isso depende. diria que o verão é mais seco será melhor a noite... já o inverno o dia será melhor por causa do sol... mas eu não percebo nada disso e existem neste forum pessoas mais capacitadas para lhe responder.
Voltar acima
rsj
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 09 Jun 2014 12:0    Assunto: Responder com Citação

chorao escreveu:
isso depende. diria que o verão é mais seco será melhor a noite... já o inverno o dia será melhor por causa do sol... mas eu não percebo nada disso e existem neste forum pessoas mais capacitadas para lhe responder.

Obrigado, vou ficar na esperança que alguém me responda antes das férias de verão. ehehehe
jorgealves
Recém chegado

Registo: 03 Nov 2011
Local/Origem: Algures na via Lactea

MensagemColocada: 10 Jun 2014 0:0    Assunto: Responder com Citação

chorao escreveu:

correcto, o ar a introduzir deve ser sempre aquele que tem menos humidade, mas o importante mesmo é retirara o ar interior saturado,
se a garagem tem 98m2 e assumindo que tem um pé direito de 2,8mt devia "trocar" com o exterior pelo menos 700m3\hr,

e isso não consegue ser feito com um comum ventilador de WC pois estes somente conseguem fazer 50 a 100m3\hr.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
chorao
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 10 Jun 2014 0:0    Assunto: Responder com Citação

o ideal seria isso. mas penso que deve ponderar o custo que isso comporta para uma simples garagem...
minimize a densidade de humidade para que evite a criação de bolores e não pense em investir mundos e fundos.
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005
Local/Origem: Faro

MensagemColocada: 10 Jun 2014 1:0    Assunto: Responder com Citação

jorgealves escreveu:

se a garagem tem 98m2 e assumindo que tem um pé direito de 2,8mt devia "trocar" com o exterior pelo menos 700m3\hr,
e isso não consegue ser feito com um comum ventilador de WC pois estes somente conseguem fazer 50 a 100m3\hr.

Como é que fez as contas ? 700 m3/h ? o quer dizer por dia ?

Se a garagem tiver 2,5 de altura por 98 m/2 são 245 m/3 se segundo a lei Nacional as renovações deve ser 60% p/ h Deviríamos mudar apenas 147 m/3 para cumprir a lei que diz respeito a zonas habitadas....
Nos U S A segundo li a renovação necessária é apenas 35 % ou seja seria 85,75 m/3 p/h .

Como é uma garagem basta mudar de ar uma vez por dia e fica "mais que bom" Se colocar um ventilador a fazer entrar o ara tem a vantagem de poder insuflar ar novo filtrado o que é muito bom para poder minimizar o pó na garagem .
O Jorge Choram já disse tudo ... Melhor que isso seria arranjar um detector de humidade para accionar o ventilador ! Mas um termostato mecânico para ligar só quando há algum calor na rua já é muito bem, pois mesmo que meta humidade, renova o ar o que evita os bolores e tudo o resto .

Jorge Santos
Voltar acima
chorao
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 10 Jun 2014 1:0    Assunto: Responder com Citação

Jorge Santos escreveu:
Melhor que isso seria arranjar um detector de humidade para accionar o ventilador ! Mas um termostato mecânico para ligar só quando há algum calor na rua já é muito bem, pois mesmo que meta humidade, renova o ar o que evita os bolores e tudo o resto .

ora ai está... eu até pensei nisso mas não pensei que tais coisas existissem por isso nem falei no assunto. é bem melhor que um relógio pois só funciona quando é ideal e mesmo preciso...
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 10 Jun 2014 13:0    Assunto: Responder com Citação

Tenho alguns amigos a fazer renovação do ar(filtrado) mesmo com os recuperadores parados, alguns a mais de 20 anos...

Um tem um termostato mecânico colado a uma chapa preta, que quanto a chapa aquece mete ar novo, e claro também tem um relógio .

Um outro amigo tem a muitos anos uma simples ventoinha num hall que é ligada também a um termostato... Acabou com o cheio a bolor em casa.

No seu caso basta usar o recuperador que mesmo que não aqueça muito baixa logo a humidade e renova o ar. Não conheço uma única pessoa que tenha bolor em casa que tenha instalado um bom recuperador de calor a lenha com renovação de ar novo... E devo conhecer quase 500 casos Smile
A uns anos quando renovava o ar das casas das pessoas chamavam-me maluco ... Hoje já o regulamento obriga !

Jorge Santos
Voltar acima
jorgealves
Recém chegado

MensagemColocada: 10 Jun 2014 14:0    Assunto: Responder com Citação

em construção nova e espaços sujos a regulamentação obriga um minimo de 6 renovações hora do volume, não a 60% do volume total,

a forma simples e económica de fazer isto é usar extractores murais com persianas automaticas, tanto podem ser comandados por relogios como termostactos ou higroestactos quer outra coisa qualquer, só depende das necessidades e da vontade, e claro dos €€€€.
Voltar acima
jorgealves
Recém chegado

MensagemColocada: 10 Jun 2014 14:0    Assunto: Responder com Citação

numa moradia pode-se usar esta soluçãohttps://www.dropbox.com/sc/xjej95h7gtnldpe/AABg7uU3U7Y86jS0z8korHdFa

esta solução foi instalada numa moradia em construção na cidade mais alta de Portugal, faz insuflação de ar em todas as divisões com extracção nos WC, num armário\sapateira e na cozinha
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 10 Jun 2014 15:0    Assunto: Responder com Citação

jorgealves escreveu:
em construção nova e espaços sujos a regulamentação obriga um minimo de 6 renovações hora do volume, não a 60% do volume total,

Bem, agora percebo o seu engano Smile

Não são 6 renovações mas sim 0,6 renovações ou seja 60% ... Isso foi muito discutido porque nos estados unidos são 35% pois 60 % é muito !

Se fosse 600 % então era uma corrente de ar ....

Veja aqui na página nº 2 o que diz a lei:

O Sistema Nacional de Certificação Energética e da
Qualidade do Ar Interior nos Edifícios, designado
por SCE

http://vimatri.pt/fotos/qualidade-do-ar-partes-do-regulamento.pdf

Pode ler o regulamento pois está na net, esse pdf é apenas uma copia de partes com interesse, ou seja é a minha cabula !

Quanto ao resto... Haja massa para gastar e um tecnico que perceba do assunto que tudo se consegue

Jorge Santos
Voltar acima
jorgealves
Recém chegado

MensagemColocada: 10 Jun 2014 15:0    Assunto: Responder com Citação

isso é para renovação geral dos espaços habitados,

para renovação de ar numa garagem e mesmo inserida numa habitação não pode usar esses critérios, tal como por exemplo em cozinhas.
Voltar acima
rsj
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 10 Jun 2014 19:0    Assunto: Responder com Citação

Jorge Santos escreveu:
Tenho alguns amigos a fazer renovação do ar(filtrado) mesmo com os recuperadores parados, alguns a mais de 20 anos...

Um tem um termostato mecânico colado a uma chapa preta, que quanto a chapa aquece mete ar novo, e claro também tem um relógio .

Um outro amigo tem a muitos anos uma simples ventoinha num hall que é ligada também a um termostato... Acabou com o cheio a bolor em casa.

No seu caso basta usar o recuperador que mesmo que não aqueça muito baixa logo a humidade e renova o ar. Não conheço uma única pessoa que tenha bolor em casa que tenha instalado um bom recuperador de calor a lenha com renovação de ar novo... E devo conhecer quase 500 casos Smile
A uns anos quando renovava o ar das casas das pessoas chamavam-me maluco ... Hoje já o regulamento obriga !

Como posso renovar o ar de casa com o recuperador?
Adaptar uma ventoinha na chaminé?

Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2  Seguinte
Página 1 de 2

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens