Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Montagem de recuperador
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
fjcns
Veterano do Fórum

Registo: 04 Jan 2008
Local/Origem: Penafiel

MensagemColocada: 10 Dec 2013 21:0    Assunto: Responder com Citação

Verifique tambem se as torneiras de corte (as de baixo) estao totalmente abertas.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Rafael
Veterano do Fórum

Registo: 18 Dec 2005
Local/Origem: Minho

MensagemColocada: 10 Dec 2013 23:0    Assunto: Responder com Citação

rsj escreveu:
Como podem ver na foto a torneira ficou na instalação porque o circuito como anda pelo sótão o vaso aberto fica sem altura suficiente o que faz com que a agua suba ao vaso aberto mesmo fria! Mas se a torneira da imagem ficar meia fechada ou meia aberta como preferirem (nunca fechada por completo) a agua não força a passagem e segue por onde lhe é mais fácil evitando assim o ruído incomodo da agua a cair no vaso aberto!
Agora quanto à segurança ai mora a minha preocupação. O instalador diz que só quando a agua atinge temperaturas de 90 graus ou mais é que ferve e sobe ao vaso, nessa altura a agua pela força do vapor vai forçar a entrada no vaso aberto!!! Na verdade fartei-me de por lenha e o sistema nunca passou dos 65 graus.

So preciso saber se o circulador está no ida ou retorno, e de onde sai o tubo respiro para vaso.
a malta so complica sistemas! até metem purgadores onde tudo pode ser simplificado.
Era bom ver o manual do fabricante da bomba se é essa a posição correta!
rsj
Veterano do Fórum

Registo: 01 Nov 2011
Local/Origem: Safou-se aqui um Galego!

MensagemColocada: 11 Dec 2013 7:0    Assunto: Responder com Citação

Rafael escreveu:
rsj escreveu:
Como podem ver na foto a torneira ficou na instalação porque o circuito como anda pelo sótão o vaso aberto fica sem altura suficiente o que faz com que a agua suba ao vaso aberto mesmo fria! Mas se a torneira da imagem ficar meia fechada ou meia aberta como preferirem (nunca fechada por completo) a agua não força a passagem e segue por onde lhe é mais fácil evitando assim o ruído incomodo da agua a cair no vaso aberto!
Agora quanto à segurança ai mora a minha preocupação. O instalador diz que só quando a agua atinge temperaturas de 90 graus ou mais é que ferve e sobe ao vaso, nessa altura a agua pela força do vapor vai forçar a entrada no vaso aberto!!! Na verdade fartei-me de por lenha e o sistema nunca passou dos 65 graus.

So preciso saber se o circulador está no ida ou retorno, e de onde sai o tubo respiro para vaso.
a malta so complica sistemas! até metem purgadores onde tudo pode ser simplificado.
Era bom ver o manual do fabricante da bomba se é essa a posição correta!

Amigo Rafael, não tenho a certeza mas acho que está na ida, não entendo muito de sistemas de aquecimento mas na foto basicamente mostra tudo! Podemos ver o vaso aberto o tubo da agua fria e todos os tubos que entrao e saem, podemos ver também o tubo junto ao tecto que é o que deita a agua fora para o telhado.
A partir do dia 26/12 estou lá em casa, se o amigo quiser vir beber um copo para mim será um prazer e não terei aquela gente toda em casa como da ultima vez.
Rafael
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 11 Dec 2013 23:0    Assunto: Responder com Citação

Se o tubo de abastecimento está no " fria" a bomba está no retorno!
pode-se ver aqui um esquema simples que até parece mentira:) sem purgador, sem limite de alturas, garantido a funcionar 100%

http://forum.aglobal.com/viewtopic.php?t=1444&start=15&sid=0c771ebbd62e96540059fe510c28e43b
rsj
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 12 Dec 2013 15:0    Assunto: Responder com Citação

Rafael escreveu:
Se o tubo de abastecimento está no " fria" a bomba está no retorno!
pode-se ver aqui um esquema simples que até parece mentira:) sem purgador, sem limite de alturas, garantido a funcionar 100%

http://forum.aglobal.com/viewtopic.php?t=1444&start=15&sid=0c771ebbd62e96540059fe510c28e43b

A primeira agua quente que vem do recuperador passa primeiro na bomba antes de ir para os radiadores, e alguma dessa agua quente vai directamente para o vaso aberto por causa da altura insuficiente!!
Rafael
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 16 Dec 2013 23:0    Assunto: Responder com Citação

Só com fotos pormenor, a altura do vaso é ultrapassada dependendo das ligações!
rsj
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 19 Dec 2013 15:0    Assunto: Responder com Citação

Rafael escreveu:

O instalador diz que vai resolver o problema! Para ja confio no homem.... A ver vamos....
rsj
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 19 Dec 2013 16:0    Assunto: Responder com Citação

Vou tentar conhecer a fundo toda a instalação, a verdade é que alguma coisa não esta bem!
rsj
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 05 Jan 2014 21:0    Assunto: Responder com Citação

Finalmente tudo funciona nas 1000 maravilhas!

Bastou fazer a alteração que podem ver na foto! Basicamente a agua se algum dia tiver de ir ao vaso aberto vai ter de o fazer no retorno!
Como podem ver em outras fotos da minha instalação, a bomba esta instalada no retorno. A verdade é que agora tudo funciona bem, aquece perfeitamente apesar de dar uma trabalheira do caraças manter tudo limpo!!

Rafael
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 08 Jan 2014 0:0    Assunto: Responder com Citação

rsj escreveu:
Rafael escreveu:

O instalador diz que vai resolver o problema! Para ja confio no homem.... A ver vamos....

Já entendi as mas ligações que tem ai, quando diz “ bomba esta instalada no retorno”
Com pouco trabalho resolveu um problema aparente, o Sr. ficou contente mas eu no seu lugar perguntava ao instalador se o sistema estiver a funcionar em pleno e se falhar a energia á circulação durante 15 minutos o que pode acontecer? se ele disser não acontece nada eu fazia o teste com ele presente!
Se estava mal ainda piorou a segurança do sistema, mas não se assuste que não rebenta.
Em sistemas de lenha com vaso aberto usa-se respiro e não esses purgadores automáticos como segurança.
rsj
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 08 Jan 2014 15:0    Assunto: Responder com Citação

Rafael escreveu:
Já entendi as mas ligações que tem ai, quando diz “ bomba esta instalada no retorno”
Com pouco trabalho resolveu um problema aparente, o Sr. ficou contente mas eu no seu lugar perguntava ao instalador se o sistema estiver a funcionar em pleno e se falhar a energia á circulação durante 15 minutos o que pode acontecer? se ele disser não acontece nada eu fazia o teste com ele presente!
Se estava mal ainda piorou a segurança do sistema, mas não se assuste que não rebenta.
Em sistemas de lenha com vaso aberto usa-se respiro e não esses purgadores automáticos como segurança.

O que eu queria dizer é que quando a agua chega à bomba já passou por todos os radiadores. Smile
A segurança é muito importante para mim, mas também quero que funcione, no meu caso não tenho altura nenhuma para o vaso aberto visto que a agua circula apenas um metro abaixo do dito vaso! O que acontecia é que mal a bomba ligava, a agua ia direitinha para o tudo que agora esta "tapado" e perdia-se muito calor, tinha mesmo radiadores que estavam sempre frios, agora se eventualmente a agua ferver no sistema, tem que dar toda a volta pelos radiadores e so depois sobe ao vaso!
Para fazer o teste programei o sistema para ligar a bomba so aos 90 graus "não tive coragem para mais" e correu tudo bem... Um dia se tiver mesmo de ferver e deitar fora estou convencido que melhor ou pior a agua ira ter ao vaso! Assim espero...
Um grande abraço amigo Rafael e um bom ano.
Rafael
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 08 Jan 2014 23:0    Assunto: Responder com Citação

Rafael escreveu:

Alguém lhe disse que o vaso estava baixo e pronto:)

O sistema tem que ser ligado de maneira que com a bomba não circule pelo vaso, mas sem a bomba e com diferencial térmico em ponto ebulição envia o ar para vaso fazendo de purga, mantendo agua no recuperador para isso tem que haver dois tubos abertos ao vaso enchimento e respiro.
Está a pensar que esse purgador resolve problema do ar? se o meteu a 90º era só esperar mais 15minutos e teria uma panela de pressão gigante com direito a inundação até a tampa do vaso lhe saltava.
rsj
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 09 Jan 2014 17:0    Assunto: Responder com Citação

Rafael escreveu:
Está a pensar que esse purgador resolve problema do ar? se o meteu a 90º era só esperar mais 15minutos e teria uma panela de pressão gigante com direito a inundação até a tampa do vaso lhe saltava.

Então existe risco de dar broca? Então se a agua ferver e subir ao vaso não é deitada para a rua? Mesmo que seja muita agua a entrar no vaso, o tubo de saída é mais largo que o de entrada Smile
Pensei sinceramente que tinha o assunto resolvido, mas agora o medo voltou! Na pior das hipóteses o que pode acontecer no meu sistema?
Rafael
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 09 Jan 2014 23:0    Assunto: Responder com Citação

Se a agua ferver e subir ao vaso pode chegar a velocidades que o esgoto não é suficiente, mas nada rebenta o máximo pode acontecer com ausência da agua no recuperador é danificar as ligações (linhos) e começar a largar agua por todo lado.
Outra borrada que tem ai é a bomba estar no sótão, se um dia chegar ao ponto de ferver não pense que a agua vai dar a volta aos radiadores! ela vai em retorno direta ao vaso, e com a bomba nesse ponto vai ficar a trabalhar em seco.

Quando não se sabe o que se faz pelo menos faz-se um teste a funcionar nas piores condições.
rsj
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 10 Jan 2014 20:0    Assunto: Responder com Citação

Rafael escreveu:
Se a agua ferver e subir ao vaso pode chegar a velocidades que o esgoto não é suficiente, mas nada rebenta o máximo pode acontecer com ausência da agua no recuperador é danificar as ligações (linhos) e começar a largar agua por todo lado.
Outra borrada que tem ai é a bomba estar no sótão, se um dia chegar ao ponto de ferver não pense que a agua vai dar a volta aos radiadores! ela vai em retorno direta ao vaso, e com a bomba nesse ponto vai ficar a trabalhar em seco.

Quando não se sabe o que se faz pelo menos faz-se um teste a funcionar nas piores condições.

A seu ver como posso por aquilo 100% seguro?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
Página 8 de 10

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens