Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Gerador eléctrico

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Miguel
Veterano do Fórum

Registo: 17 Set 2006
Local/Origem: Cantanhede

MensagemColocada: 23 Mar 2010 1:0    Assunto: Gerador eléctrico Responder com Citação

Boas

Com as recentes tempestades fiquei privado várias vezes de electricidade, uma vez por quase 24h, como não utilizo gas em casa, fico totalmente incapacitado de aquecer água, comida etc.

Informei-me numa loja e comprei um gerador de 2400w com a confiança de que iria resolver esse problema. A idéia é ter energia para manter o frigorifico a trabalhar, utilizar o micro ondas, a caldeira e algumas luzes.

Ora, fiquei espantado quando vou a ler o manual de instruções e vejo escrito "Não ligar a uma rede eléctrica domestica"...

Agora não sei o que fazer, se experimento ou se devolvo...

Como sei que há por aquí entendidos nisto, gostaria que me dessem uma ajuda.

Se poder ligar, quais os cuidados a ter? O vendedor disse-me para desligar o dijuntor principal antes de ligar o gerador e pronto...será só isto?

Cumprimentos

Miguel Seabra
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005
Local/Origem: Faro

MensagemColocada: 23 Mar 2010 1:0    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Se poder ligar, quais os cuidados a ter? O vendedor disse-me para desligar o dijuntor principal antes de ligar o gerador e pronto...será só isto?

Esta é a minha àrea ...

Quase só isso...

Deve tb desligar os disjuntores das outra maquinas que gastam que se fartam, e de tudo o resto que passa dos 240 watts.

Não vejo problema algum por o ligar à rede da casa, mas atenção que deve colocar um sistema de segurança entre o gerador a a rede , pois o que possui fica desactivado.

Em relação ao fogão, compre um fogão a gás de campismo, dá sempre geito e sai mais barato que fazer a comida com o gerador a gasolina

Jorge Santos
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Observador
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 23 Mar 2010 11:0    Assunto: Responder com Citação

Jorge Santos escreveu:
Citação:

Esta é a minha àrea ...

Quase só isso...

Deve tb desligar os disjuntores das outra maquinas que gastam que se fartam, e de tudo o resto que passa dos 240 watts.

Não vejo problema algum por o ligar à rede da casa, mas atenção que deve colocar um sistema de segurança entre o gerador a a rede , pois o que possui fica desactivado.

Em relação ao fogão, compre um fogão a gás de campismo, dá sempre geito e sai mais barato que fazer a comida com o gerador a gasolina

Na terra do Sr. Santos ainda tem "melhor". É usar os fornos solares que tanto a UA anda a tentar divulgar.
Voltar acima
fjcns
Veterano do Fórum

Registo: 04 Jan 2008
Local/Origem: Penafiel

MensagemColocada: 23 Mar 2010 21:0    Assunto: Responder com Citação

pode culucar uns sinalizadores ligados a entrada do dijuntor da rede para saber quando já tem electricidade da rede pois as vezes ha luz na rua e não em casa devido as diferentes fases, assim evita andar de busca polos a ver se já tem ou não electricidade da rede
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Local/Origem: Faro

MensagemColocada: 23 Mar 2010 22:0    Assunto: Responder com Citação

Ou uma campainha forte.

Assim nem precisa ir espreitar ao quadro. Smile

Jorge Santos
Voltar acima
Miguel
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 23 Mar 2010 23:0    Assunto: Responder com Citação

Boas

Sendo assim, vou aplicar um dijuntor de 10A entre o gerador e a rede e uma luz antes do dijuntor principal para saber quando já chegou a luz. Buzina acho que não, porque assusta cá o pessoal em casa Very Happy

Obrigado a todos.

Cumprimentos

Miguel Seabra
Voltar acima
Seabra
Veterano do Fórum

Registo: 23 Fev 2006
Local/Origem: Portugal

MensagemColocada: 24 Mar 2010 0:0    Assunto: Responder com Citação

Miguel escreveu:
Boas

Sendo assim, vou aplicar um dijuntor de 10A entre o gerador e a rede e uma luz antes do dijuntor principal para saber quando já chegou a luz. Buzina acho que não, porque assusta cá o pessoal em casa Very Happy

Obrigado a todos.

Cumprimentos

Miguel Seabra

Atenção!

Não tente ligar isso directamente à energia eléctrica da rede!

Tem que ter um equipamento de transferência de cargas, que permite ligar o gerador quando falta a energia da rede e inverte quando esta vem. Automático e temporizdo.

Se o grador não for adequado, ou não tiver um inversor de rede, este vai ser destroido assim que o ligar directamente à rede.

Informo ainda que um gerador de 2400W debita essa potência com uma velocidade de vento alta. Terá que verificar a curva característica potência/velocidade do vento. Mas com uma velocidade de 3-4m/s este arranca e deverá debitar uma potência de 100-300W, o que é muito pouco.

Estas informações são dadas sem conhecer o equipamento em causa, mas aplicam-se à maioria dos casos. Se me der mais informações podelo-ei ajudar.

Cumprimentos

Seabra
Voltar acima
Miguel
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 24 Mar 2010 0:0    Assunto: Responder com Citação

Boas Sr. Seabra

Bem, eu acho que o Sr. não entendeu o tipo de gerador que é...não é um gerador eólico mas sim a gasolina, daqueles portáteis para desenrascar nos dias em que falta a luz...

Ou eu entendi mal ou foi você Very Happy

Obrigado na mesma pelo conselho.

Cumprimentos

Miguel Seabra
Voltar acima
Seabra
Veterano do Fórum

Registo: 23 Fev 2006
Local/Origem: Portugal

MensagemColocada: 24 Mar 2010 11:0    Assunto: Responder com Citação

Miguel escreveu:
Boas Sr. Seabra

Bem, eu acho que o Sr. não entendeu o tipo de gerador que é...não é um gerador eólico mas sim a gasolina, daqueles portáteis para desenrascar nos dias em que falta a luz...

Cumprimentos

Miguel Seabra

Ups!!!

Claro!

Mesmo assim tome cuidado. Não ligue directamente à energia eléctrica.

Cumprimentos

Seabra
Voltar acima
Observador
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 24 Mar 2010 12:0    Assunto: Responder com Citação

Miguel escreveu:
Boas Sr. Seabra

Cumprimentos

Miguel Seabra

Já agora (e nunca de de mais alertar). Cuidado onde ele vai ficar.

Não lhe vá acontecer como o relatado há pouco nas noticias.
Por haver faltas reiteradas de electricidade um casal comprou e estava a usar um gerador a diesel na cave.
Alguns não chegaram a acordar.
Voltar acima
Miguel
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 24 Mar 2010 20:0    Assunto: Responder com Citação

Observador escreveu:

Já agora (e nunca de de mais alertar). Cuidado onde ele vai ficar.

Não lhe vá acontecer como o relatado há pouco nas noticias.
Por haver faltas reiteradas de electricidade um casal comprou e estava a usar um gerador a diesel na cave.
Alguns não chegaram a acordar.

Eu tenho um páteo bom para ele trabalhar... Very Happy mas obrigado na mesma pelo conselho sr. Observador.

Cumprimentos

Miguel Seabra
Voltar acima
joedualmar
Recém chegado

Registo: 08 Set 2009

MensagemColocada: 24 Nov 2014 15:0    Assunto: ligar gerador eletrico Responder com Citação

então, mas ligar diretamente na rede elétrica é o quê? não se pode ligar numa tomada da casa ou...? vou comprar um e preciso de saber. obrigado
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
chorao
Veterano do Fórum

Registo: 28 Mar 2006

MensagemColocada: 24 Nov 2014 16:0    Assunto: Re: ligar gerador eletrico Responder com Citação

joedualmar escreveu:
então, mas ligar diretamente na rede elétrica é o quê? não se pode ligar numa tomada da casa ou...? vou comprar um e preciso de saber. obrigado

deduzo que é estar a receber eletricidade de um fornecedor comercial e usar o gerador ao mesmo tempo...
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens