Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

condensaçao nas janelas
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
jbarbosa
Visitante

MensagemColocada: 11 Jan 2006 19:0    Assunto: condensaçao nas janelas Responder com Citação

boa tarde ao novo forum

alguem me pode tentar ajudar ou dar algumas dicas para tentar reduzir a condensaçao que tenho nas janelas.
sao em aluminio, tem vidro duplo sao de abrir e nao de correr, tem portadas pelo exterior tambem em aluminio, colocadas muito recentemente.
apesar de as portadas terem reduzido alguma coisa nao resolveu tanto como esperava.
Desde já aceito opinioes sobre o assunto.
Obrigado
Voltar acima
Visitante

MensagemColocada: 11 Jan 2006 23:0    Assunto: Responder com Citação

A condensação que fala não é mais do que vapor de água que no meio ambiente e á temperatura desta ao entrar em contacto com a superficie do vidro mais fria condensa.
Uma das formas de ultrapassar esse problema seria ter vidros aquecidos em que a face interior estará numa temperatura bem acima daquela normalmente existente nos envidraçados convencionais, mesmo em vidro duplo.
Outra forma passa por equilibrar o teor de humidade na sua habitação e isso passará pela ventilação. Como normalmente em época de frio nos fechamos e a tudo aquilo que introduza ar na habitação facilmente terá teores de humidade que proporcionam esse fenómeno.
Concluíndo acho que se ventilar adequadamente a sua habitação conseguirá diminuir esse problema. Este fenómeno acentua-se em cozinhas devido ao próprio vapor da confecção de refeições por exemplo.

Cumprimentos
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005
Local/Origem: Faro

MensagemColocada: 12 Jan 2006 1:0    Assunto: Responder com Citação

Aquecer os vidros não tira a humidade da casa. E nem vejo qual é o problema da humidade se for só nos vidros.
Antigamente as caixilharias até era construídas com uma peça para receber essas condensações.

Se quiser …

Há uma maneira fácil e económica de evitar as condensações.

É simples e não foi referido.

NÂO AQUECER A CASA ! Smile

Ao aquecer provoca a tal diferença de temperatura que faz com que apareçam as condensações.

Tirar a humidade da sua casa pode não ser interessante, pois a humidade faz falta para a nossa respiração.

Teria que verificar que humidade tem em sua casa.

No entanto permita-me fazer-lhe uma pergunta …

Com são as suas casas de banho ?
Para onde vai o vapor após os banhos ?
Tem quartos com janelas para o exterior e não colocou ventilação porque a lei actual a isso não obriga ? ou tem WC interiores e não estão ventiladas conforme a lei obriga?

Se tem janelas nas Wc nunca as abre para não entrar frio pois não ?

Se for esse o caso, comece por colocar exaustores nas WC e ligue-os sempre que tome banho para retirar a humidade.

Depois poderá dar outros passos, mas não se esqueça do primeiro.

Não basta cumprir e lei, se sabemos fazer melhor … que se lixe a lei !
Façamos melhor.

Como se faz em Portugal:

Tomam-se banhos longos… Enche-se os quartos de humidade, e depois gastam-se fortunas para tirar a humidade, quando teria sido simples instalar uma porcaria de um extractor. Cool

Ainda à pouco mais de um ano. Tive um cliente que queria fazer uma piscina na sala, até a tinha no projecto.

Só que o arquitecto não sabia que uma piscina interior aquecida provoca uns níveis de humidade terríveis e insuportáveis. E eu só o sei porque o meu ultimo cliente que vi com uma piscina interior gastou 4.500 cts só no sistema para tirar a humidade e sem falar no que gastou nos vidros para tapar o ar envolvente evitar que este se infiltra-se em toda a casa.
Ps.
Depois de toda esta conversa espero que o interessado nos diga como tem as WC e como faz quando toma banho. Para podermos continuar com esta conversa.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Visitante

MensagemColocada: 12 Jan 2006 11:0    Assunto: Responder com Citação

É evidente que os vidros aquecidos por si só não retiram a humidade da casa mas podem contribuir para que o fenómeno de condensação nos vidros seja evitado já que o vidro interior terá seguramente uma temperatura muito semelhante á temperatura ambiente do espaço logo, não existirá a diferença de temperatura tipica de um vidro convencional.

Cumprimentos
Voltar acima
JFigueiral
Veterano do Fórum

Local/Origem: Com vista para a Serra da Estrela

MensagemColocada: 12 Jan 2006 11:0    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoal,

Se não possui radiadores debaixo das janelas, com uns bons cortinados, de pano grosso e opaco, consegue diminuir a condensação. Desde que os mantenha fechados durante os periodos de maior diferença termica entre a casa e a rua. Servirão também como retentores de sol durante o dia.

Claro está que esta minha solução serve para atenuar a condensação normal originada maioritáriamente pelos habitantes da casa. Deverá primeiro seguir os conselhos do Sr Jorge Santos.

João Figuerial

Necessitas de informação para construir e/ou climatizar a tua casa?
Clica neste link
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
jbarbosa
Visitante

MensagemColocada: 12 Jan 2006 13:0    Assunto: condensaçao Responder com Citação

sr. jorge santos

tenho janelas em todos os compartimentos da casa, e tambem tenho o problema da condensaçao em todas elas.

nos wc alem de janelas tenho um tubo de ventilaçao junto ao tecto que ainda nao tem extrator, mas que pode levar.

agora nos quartos nao tenho efectivamente ventilaçao, nao sei se deveria ter, porque condensaçao de manha tenho bastante.

como é evidente nao vou de deixar de aquecer a casa pois acho disparatado.

Ventilar a caixilharia de alguma forma, mas como? poderá melhorar?Entro em casas aquecidas como a minha em que nem estores tem e nao vejo grandes condensaçoes, por isso me questiono.

Já agora qual é o grau de humidade aceitavel ou ideal?

Desde já agradeço a disponiblidade de me terem todos tentar ajudar.

quando tomo banho abro a janela e fiva aberta todo o dia, quando chego a noite fecho, de manha quando vou tomar banho já está toda molhada.
Voltar acima
Sim
Visitante

MensagemColocada: 31 Jan 2006 17:0    Assunto: Re: condensaçao Responder com Citação

A grande questão aqui é saber se a casa tem infiltrações, mesmo subtis de humidade, p. ex pelo soalho, paredes etç. Essa é a pior possibilidade, pois enquanto não se resolver, é mto dificil disfarçar a humidade. a casa apanha sol?. Outra possibilidade é a casa estar situada num baixio, onde a humidade atmosférica é maior (qdo se vai a conduzir é nestes baixios q se apanha + nevoeiro).

Sim
Voltar acima
Visitante

MensagemColocada: 31 Jan 2006 19:0    Assunto: Re: condensaçao Responder com Citação

Sim escreveu:
A grande questão aqui é saber se a casa tem infiltrações, mesmo subtis de humidade, p. ex pelo soalho, paredes etç. Essa é a pior possibilidade, pois enquanto não se resolver, é mto dificil disfarçar a humidade. a casa apanha sol?. Outra possibilidade é a casa estar situada num baixio, onde a humidade atmosférica é maior (qdo se vai a conduzir é nestes baixios q se apanha + nevoeiro).

Sim

está realmente num sitio baixo, mas tenho cave por baixo com poliuretano projectado em toda a cave.

portanto conclui que nada posso fazer.

obrigado na mesma
Voltar acima
paulos
Veterano do Fórum

Local/Origem: Braga

MensagemColocada: 17 Nov 2006 11:0    Assunto: Responder com Citação

Viva, eu tenho o mesmo problema numa das janelas da sala e provávelmente é por não arejar a casa Confused para a arejar teria de deixar aberto todo o dia e isso era chato por causa da chuva visto ter as persianas por dentro e caixilharias de batente.
Tenho estratores nos Wc's e ligo durante o banho e deixo ficar depois de sair do wc mais uns 5min.

P.s.- ainda não liguei o aquecimento e a casa costuma estar em 17ºC, fora costuma estar entre 11º e 12ºC, a parede tem 3cm de poliuretano projectado e o apartamento só apanha sol mesmo ao fim do dia durante 1 hora +/-.

Abraço
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
jbarbosa
Recém chegado

Registo: 13 Jan 2006
Local/Origem: braga

MensagemColocada: 20 Nov 2006 13:0    Assunto: condensaçao de janelas Responder com Citação

voltando ao assunto (que ainda nao consegui resolver) ando a fazer alguns testes, e já começo a perceber:

1º ventilar resolve o problema durante o dia (retira toda a humidade que ganharam de noite), mas nao me resolve o facto de manha ter os vidros de todas as janelas a escorrer agua.

qual foi o teste que pra já fiz. Coloquei uma placa de roofmate entre a portada exterior que é de aluminio e a janela interior que tambem é de aluminio e tem vidro duplo e logo na manha seguinte reparei que a humidade nos vidros era nula nessa janela enquanto que nas outras éla lá estava na sua maxima forma.

Já vi que ficar com a janela entreaberta durante a noite está fora de questao, conviver com uma placa de roofmate no interior da janela tambem nao me parece, logo vou experimentar qualquer coisa amovivel (tipo rolo de tela) que me possa resolver aceitavelmente a situaçao e logo partilharei a experiencia.

Se alguem tiver melhores ideias venham elas que eu cá estou para testar.

Fiquem bem
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Endereço de AIM MSN Messenger
JFigueiral
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 20 Nov 2006 13:0    Assunto: Responder com Citação

Olá JBarbosa,

Conheço uma casaq que possuia muita condensação nas janelas de madeira com portadas de madeira. O Dono mandou aplicar umas telas "Black Out" entre as janelas e as portadas e melhorou imenso.... Deixou de ter condensação... Mas tem de abrir as mesmas de manhã e fechar ao fim do dia. Esse problema deve-se ao arrefecimento do vidro.

João Figuerial

Clica neste link
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
jbarbosa
Recém chegado

Registo: 13 Jan 2006
Local/Origem: braga

MensagemColocada: 20 Nov 2006 13:0    Assunto: Responder com Citação

olá sr Figueiral

o que o meu teste comprovou foi mais ou menos isso: isolei o frio exterior dos vidros e acabou a humidade nos mesmos.

Agora quanto a telas tenho de testar pois tambem tenho de ver como se comportam a levar com a humidade pelo lado de fora e por dentro nao(vao se estragar muito . vao ficar cheias de caruncho vao apodrecer rapidamente......???)

Vou tentar fazer um teste e logo se vê

Obrigado
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Endereço de AIM MSN Messenger
Mário Trindade
Veterano do Fórum

Registo: 30 Mar 2006

MensagemColocada: 20 Nov 2006 20:0    Assunto: Responder com Citação

O ideal numa habitação pelo que penso saber é um ar com entre 40% a 60% de humidade.
Fora destes valores o ar poderá considerar-se menos saudável.
O problema aqui em análise é humidade a mais na habitação, que será tb um problema de salubridade, já que proporcionam o aparecimento de fungos etc e tal, cogumelos quiçá.
Quando mais humido fôr o ar maior desconforto térmico sentimos.
É uma questão de saúde a resolver.
Tal como o Sr. Jorge Santos disse acima, as janelas com os tais algerozes, podem funcionar como um desumificador passivo, desempenham mais uma função.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
JFigueiral
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 21 Nov 2006 11:0    Assunto: Responder com Citação

Olá JBarbosa,

Antes de avançar com mais estudos, deve ponderar adquirir um desumificador aí para casa. E começar por desumificar. É que para condensar assim tanto a humidade tem de estar no ar.

Olá Mário,

Sei bem o que é ter uma casa muito húmida e outra sequinha... Numa casa bem seca, está-se melhor com 11º que numa húmida com 18º... Isso sei eu e bem... Para não falar dos fungos nos cantos da casa...

João Figuerial

Clica neste link
Voltar acima
sousap
Participante moderado

Registo: 08 Out 2006

MensagemColocada: 21 Nov 2006 13:0    Assunto: Responder com Citação

na minha opinião há duas soluções:
a) renovar a caixilharia de alumínio para uma que tenha roputra de ponte térmica
b) colocar uma janela adicional no exterior da existente (janela dupla)

P
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
Página 1 de 5

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens