Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Montagem de recuperador de calor para aquecimento central
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Rafael
Veterano do Fórum

Registo: 18 Dec 2005
Local/Origem: Minho

MensagemColocada: 01 Jul 2015 13:0    Assunto: Responder com Citação

Muito tempo nao dou espreitadela por aqui Smile
Nao gosto de ver purgadores a montande da circuladora muito menos circulador no ida!
gagocoutinho
Recém chegado

Registo: 09 Fev 2014

MensagemColocada: 15 Ago 2015 16:0    Assunto: Responder com Citação

Rafael pode desenvolver um pouco mais. Assim ficamos a saber e evitar possíveis erros.

Em breve terei de afinar o regulador de admissão de ar que se encontra na traseira do recuperador. Qual o melhor procedimento para afinar e a que temperatura deve ser o fecho?

Apenas foi utilizado para verificação de funcionamento mas não durante muito tempo, no entanto libertou uma fumaça branca.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
gagocoutinho
Recém chegado

MensagemColocada: 02 Nov 2015 23:0    Assunto: Responder com Citação

Sr. Rafael fiquei curioso com a sua observação.

Com o aproximar do frio o funcionamento do recuperador também se aproxima.
Só foi utilizado 1x para ensaio, na altura detectei que o vaso de expansão aberto tinha a água bastante quente, não verifiquei a temperatura mas devia andar acima dos 60ºC pois queimava a mão.

Em relação à lenha tenho oliveira com 1 ano de secagem e também lenha de pinheiro queimada à 2 anos. Será que esta lenha de pinheiro queimado vai resultar?
Voltar acima
paulos
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005
Local/Origem: Braga

MensagemColocada: 03 Nov 2015 9:0    Assunto: Responder com Citação

gagocoutinho escreveu:
Sr. Rafael fiquei curioso com a sua observação.

Com o aproximar do frio o funcionamento do recuperador também se aproxima.
Só foi utilizado 1x para ensaio, na altura detectei que o vaso de expansão aberto tinha a água bastante quente, não verifiquei a temperatura mas devia andar acima dos 60ºC pois queimava a mão.

Em relação à lenha tenho oliveira com 1 ano de secagem e também lenha de pinheiro queimada à 2 anos. Será que esta lenha de pinheiro queimado vai resultar?

A lenha de pinheiro queimada não dá tanto calor mas, arde...
Ao ter a bomba circuladora no tubo de ida, quer dizer que vai levar com muito mais calor do que se estivesse no tubo de retorno, o que assim vai degradar mais rápidamente a bomba circuladora. Quanto mais frio ela estiver mais ela vai durar.
A fumaça deve ter sido da tinta a "curar".
Rafael
Veterano do Fórum

Registo: 18 Dec 2005
Local/Origem: Minho

MensagemColocada: 21 Nov 2015 23:0    Assunto: Responder com Citação

Mas a bomba está no ida!? eu só disse que não gostava de ver...
gagocoutinho
Recém chegado

MensagemColocada: 25 Nov 2015 13:0    Assunto: Responder com Citação

Ontem foi o dia de meter o recuperador de calor a trabalhar.
Verifiquei como estava o sistema previamente, e detectei condensação nos de cobre junto do recuperador com alguma água depositada no recuperador. Será normal??

A lenha de pinheiro queimado ardeu... A lenha de oliveira aguenta bem mais.
A bomba está ligada no retorno, inclusive tem válvula anti-condensação que permitiu fazer apenas 1 arranque e evitando choques térmicos.

Tive alguma dificuldade em afinar o regulador de admissão de ar traseiro, presumo não ter ficado 100%, mas a rosca do varão ajudou a regular. Tentei regular o fecho aos 75ºC, é o mais adequado?
Voltar acima
gagocoutinho
Recém chegado

MensagemColocada: 25 Nov 2015 23:0    Assunto: Responder com Citação

Chegado a casa mesmo com temperatura da água baixa a entrada de ar do regulador de tiragem estava fechado.
Qual o procedimento correto para afinar o regulador?
A haste tem estar imóvel ou permitir oscilação?
Afinei para os 75ºC com indicação da seta na cabeça do regulador e deixei uns milímetros do fecho contudo não reagiu à variação de temperatura.
http://pt.giacomini.com/prodotti/r158
Voltar acima
paulos
Veterano do Fórum

Local/Origem: Braga

MensagemColocada: 26 Nov 2015 9:0    Assunto: Responder com Citação

Sem fotos para se ver é complicado.
Observador
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 26 Nov 2015 10:0    Assunto: Responder com Citação

Afinou o regulador de tiragem a quente ou a frio?
Voltar acima
gagocoutinho
Recém chegado

MensagemColocada: 26 Nov 2015 11:0    Assunto: Responder com Citação

Tentei a ajustar a quente claro. Pois sem ser a quente e com termómetro não tinha meio de afinar.
A bomba está a ligar aos 60ºC.

Vou explicar o meu procedimento resumidamente;
Fiz coincidir a seta com os 75ºC na cabeça do regulador,
A água atingiu os 75.ºC,
Deixei apenas a brecha na admissão de ar de 2 ou 4 milímetros com a corrente justa.

Na ficha técnica do produto é indicado que existe movimento da haste aproximado de 10mm por cada 10ºC.
Na próxima vez que acender terei de ter em atenção ao movimento da haste sextavda.
Pois pode o parafuso de fixação da haste sextavada estar mal colocado e não conseguir transmitir movimento e consequentemente não conseguir abrir/fechar admissão de ar.
Voltar acima
fjcns
Veterano do Fórum

Registo: 04 Jan 2008
Local/Origem: Penafiel

MensagemColocada: 26 Nov 2015 13:0    Assunto: Responder com Citação

Acho que a água tem de estar a temperatura que está regulada na seta da válvula para que a válvula esteja na posição de fechar a tampa da admissão e depois ajusta a corrente para que a tampa de admissão fique fechada ou quase fechada.
Voltar acima
gagocoutinho
Recém chegado

MensagemColocada: 19 Nov 2017 18:0    Assunto: Responder com Citação

Este vou tentar resolver isso do regulador de tiragem. adquiri um da caleffi. Até aqui tem estado a funcionar sem regulador.

Quanto ao ar nos radiadores, é muito comum surgir ar no radiador mais próximo do recuperador? a temperatura da água no sistema de aquecimento ronda os 70º graus.

Tenho mastique de alta temperatura que está estalado junto à saída do tubo de fumos. O meu receio é que ao ligar o recuperador comece a sair fumo por esta zona. Apenas terei de ter em atenção que o tubo terá de ficar por fora, isto é, o tubo ser fêmea? Ou mesmo colocar gesso com sisal?

Tendo o recuperador cerca de 2 anos de funcionamento, o tubo de fumos apresenta fuligem e as paredes do recuperador também. Qual a recomendação para remover esta fuligem e possivelmente o creosoto?
Este creosoto pode ser aproveitado para proteger madeiras expostas à intempérie?

Em termos de funcionamento estou bastante agradado com o recuperador. Não tenho ideia de comparação com outros pois nunca tive nenhum nem lareiras.
A parte menos boa é a necessidade de limpeza após 2 dias de utilização, quando digo limpeza é essencialmente remover as cinzas.
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5
Página 5 de 5

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens