Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Recuperador de calor - Cheiro a queimado nos quartos

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
amdias
Recém chegado

Registo: 12 Dec 2014

MensagemColocada: 12 Dec 2014 12:0    Assunto: Recuperador de calor - Cheiro a queimado nos quartos Responder com Citação

Olá a todos,

Este ano instalei um recuperador de calor de dupla face, entre a sala e a cozinha. Infelizmente a experiência até agora não tem sido a melhor, apesar da empresa que efectuou a montagem ser bastante prestável.

Nas primeiras duas queimas, havia muito fumo dentro do recuperador e tinha que abrir um pouco a porta para a lenha arder. O fumo era tanto que depois dessas duas queimas, passei umas duas horas a esfregar os vidros, pois pareciam cobertos por alcatrão. O instalador prontamente foi a minha casa e aumentou a altura da chaminé para aumentar a tiragem de fumo e esse problema ficou resolvido.

Foi então que comecei a reparar noutro problema. O próprio recuperador tem um ventilador em baixo, que envia ar para a sala e para a cozinha. Normalmente deixo este ventilador em modo automático e fica sempre ligado desde que o recuperador aquece, até que começa a arrefecer. Existe outro ventilador no sótão que envia ar para os quartos. Este ventilador é manual e deixo-o ligado durante a noite. Acontece que quando vou dormir, o quarto e está quente e sem qualquer cheiro. Mas durante a noite, à medida que o lume se apaga, o quarto vai ficando com um cheiro horrível, ao ponto de que quando acordo de manhã, tenho que abrir as janelas imediatamente! É horrível... É exactamente o mesmo cheiro que está dentro do recuperador de calor. Na sala e na cozinha não há qualquer cheiro.

O instalador diz que nunca viu nada parecido, pelo que estou com um pouco de receio e a pensar deixar de usar a ventilação para os quartos, porque claramente é um risco para a saúde. Nos últimos dias devo ter "fumado" o equivalente a muitos maços de tabaco enquanto dormia.

Encontrei este site (em inglês), que parece explicar o fenomeno. Segundo esse site, o que acontece é que quando a temperatura do recuperador baixa, existe uma inversão do ar na chaminé, que passa a servir de admissão. O ar vem do exterior pela chaminé, passa pelo interior do recuperador e depois vai para os quartos. Parece-me ter alguma lógica, e explica o meu problema. Uma das possíveis soluções é fechar o registo de ar do recuperador quando o lume estiver a apagar (ainda não experimentei).

Alguém concorda com esta teoria? Alguém já teve o mesmo problema? Como é que o solucionou?

Um abraço,
amdias
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
chorao
Veterano do Fórum

Registo: 28 Mar 2006

MensagemColocada: 12 Dec 2014 15:0    Assunto: Responder com Citação

o ventilador do sótão está a sugar ar de onde? da hote? se o sistema de ventilação for independente e estanque do de fumos tal não deveria acontecer... mais: o ventilador do sotão deveria ter um termostato no recuperador para ligar e desligar quando a temperatura baixa...
Voltar acima
amdias
Recém chegado

MensagemColocada: 12 Dec 2014 15:0    Assunto: Responder com Citação

chorao escreveu:
o ventilador do sótão está a sugar ar de onde?

O meu recuperador de calor é este (versão de dupla face). O próprio recuperador tem uma saída de fumo e 4 saídas de ar quente. O ventilador que está no sótão está a puxar ar de uma destas saídas e envia para 4 quartos.

A hotte foi feita em pladur na parte da sala e em baixo existe uma entrada de ar (ou seja, o ar que entra vem da sala). Existe também uma abertura do lado da cozinha que fica acima do recuperador (quase à beira do teto). Hoje de manhã tirei a tampa para cheirar o interior da hotte e não havia cheiro rigorosamente nenhum. Apenas no quarto onde tenho o ar ligado.

Acredito que seja inversão do ar na chaminé, até porque antes tinha uma salamandra mais ou menos no mesmo local, e quanto estava mais vento, chegava a sair fogo pelo registo de ar. Smile

Tenho várias soluções e a mais simples é mesmo desligar o ventilador quando for para a cama. Mas gostava de saber se alguém tem mais ideias sobre como resolver este problema.

Um abraço!
Voltar acima
chorao
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 12 Dec 2014 17:0    Assunto: Responder com Citação

o sr. jorge santos já ai virá com ajuda. isto já ultrapassa os meus conhecimentos...
Voltar acima
amdias
Recém chegado

MensagemColocada: 12 Dec 2014 17:0    Assunto: Responder com Citação

chorao escreveu:
o sr. jorge santos já ai virá com ajuda. isto já ultrapassa os meus conhecimentos...

Obrigado na mesma! Eu também não percebo muito disto e fiquei mais assustado quando o instalador disse que nunca tinha visto nada parecido... O que é certo é que não quero cheiro a fumo dentro de minha casa. Claro que posso desligar o interruptor do ventilador para os quartos, mas e se me esquecer ou se adormecer?

Vou ficar à espera do Sr. Jorge Santos então. Smile

um abraço
Voltar acima
chorao
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 12 Dec 2014 18:0    Assunto: Responder com Citação

amdias escreveu:
chorao escreveu:

Obrigado na mesma! Eu também não percebo muito disto e fiquei mais assustado quando o instalador disse que nunca tinha visto nada parecido... O que é certo é que não quero cheiro a fumo dentro de minha casa. Claro que posso desligar o interruptor do ventilador para os quartos, mas e se me esquecer ou se adormecer?

Vou ficar à espera do Sr. Jorge Santos então. Smile

um abraço

de uma maneira rebuscada, se esse recuperador vai buscar à sala, tanto ar para combustão como para ventilação/aquecimento, é possível que no limite saia ar pela entrada de combustão devido à baixa pressão feita pelo ventilador...
Voltar acima
amdias
Recém chegado

chorao escreveu:

de uma maneira rebuscada, se esse recuperador vai buscar à sala, tanto ar para combustão como para ventilação/aquecimento, é possível que no limite saia ar pela entrada de combustão devido à baixa pressão feita pelo ventilador...

Exactamente, penso que é isso que acontece. Ainda assim, acho que o instalador devia encontrar uma maneira de resolver o problema.
Voltar acima
chorao
Veterano do Fórum

amdias escreveu:
chorao escreveu:

Exactamente, penso que é isso que acontece. Ainda assim, acho que o instalador devia encontrar uma maneira de resolver o problema.

a solução para mim é ir buscar ar (para combustão ou ventilação) a um sitio diferente...

mas o sr. jorge santos ajudará melhor...
Voltar acima
fjcns
Veterano do Fórum

Registo: 04 Jan 2008
Local/Origem: Penafiel

MensagemColocada: 14 Dec 2014 16:0    Assunto: Responder com Citação

O ventilador do sótão esta a tirar o ar da sala e envia-o para os quartos, se as portas estiverem abertas cria-se uma corrente de ar que volta para a sala, se as portas estiverem fechadas o ventilador vai puxar o ar onde for mais fácil.

Se ligar o ventilador do sótão ao termostato do recuperador que faz ligar/desligar o ventilador do recuperador deve resolver o problema, pois quando o recuperador arrefecer o ventilador desliga-se. Tem e de ter atenção a potencia que o termostato do recuperador consegue controlar.
Voltar acima
amdias
Recém chegado

MensagemColocada: 15 Dec 2014 1:0    Assunto: Responder com Citação

fjcns escreveu:
Se ligar o ventilador do sótão ao termostato do recuperador que faz ligar/desligar o ventilador do recuperador deve resolver o problema, pois quando o recuperador arrefecer o ventilador desliga-se. Tem e de ter atenção a potencia que o termostato do recuperador consegue controlar.

Infelizmente toda a instalação eléctrica do ventilador do recuperador foi feita na parte de baixo do mesmo, incluindo o termostato. Agora seria necessário desmontar o pladur para conseguir passar a ligação para o ventilador do sótão. Sad Também acho que esse seria a maneira mais correcta, pois quando o ventilador do recuperador está ligado, obriga a que o ar venha da sala e dessa maneira não tem qualquer cheiro.

Tenho experimentado deixar o registo do ar do recuperador completamente fechado, mantendo o ventilador do sótão ligado a noite toda. Parece que assim, o ventilador não consegue ir buscar ao do interior do recuperador e não tem ficado a cheirar a cinza nos quartos.

Não é a solução ideal porque posso me esquecer, ou adormecer. Mas para já vai ter que ficar assim. Talvez um dia tente ver se é possível melhorar.

Um abraço e obrigado a todos pelas vossas respostas.
Voltar acima
fjcns
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 15 Dec 2014 20:0    Assunto: Responder com Citação

Se fizer um furo do sótão para baixo perto da grelha da cozinha deve conseguir montar um termostato de ambiente para controlar o ventilador, como o termostato e leve pode ate ficar pendurado pelo fio no caso de não ter onde o prender.[/list]
Voltar acima
chorao
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 16 Dec 2014 10:0    Assunto: Responder com Citação

não é o sitio mais indicado mas a chaminé é quente o suficiente para acionar um termostato e essa passa no sótão não?
Voltar acima
fjcns
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 16 Dec 2014 22:0    Assunto: Responder com Citação

Eu dizia furar do sótão para baixo por dentro da hote, onde não fumo, e usar um termostato para controlar o ventilador.
Dois fios ao penduro e um termostato de ambiente(dos antigos com funcionamento mecânico) regulado para 30° pendurado na ponta e esta feito
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005
Local/Origem: Faro

MensagemColocada: 04 Jan 2015 23:0    Assunto: Responder com Citação

Boas

Desculpem não ter aparecido antes, mas à uns tempos decidi deixar de ler fóruns porque me estavam a ocupar muito tempo em especial numa altura de muito trabalho.
Agora a vida vai ser mais calma e hoje vim dar uma volta a este fórum que sem duvida é uma grande base de dados valida.

Pois pelo menos aqui não há moderadores a aconselhar a retirar a segurança dos esquentadores. Smile

Quanto ao ventilador a puxar o ar para o sótão ...

Nunca o deveriam ter feito pois esse recuperador não é apropriado para esse fim.

Tem um recuperador inserível, não dá para colocar ventiladores a puxar o calor pois pode aspirar fumo entre as frestas da porta e o rendimento é pouco .

No seu caso deve estar a criar uma depressão na sala porque está a retirar o ar dessa zona, e quando o fogo está fraco e tiragem é menor e acaba por ser aspirado.

Os recuperadores indicados para colocar ventilação a puxar não podem ter frestas em volta da porta por isso esses que se vendem com ventiladores não deve ser usados com esses ventiladores a não ser que sejam modificados ou seja todas as frestas tapadas e colocada uma entrada de ar por baixo com alguma parte vinda do exterior.

Só um recuperador deste género, garante que não haja fumo nos quartos:

http://www.dovre.be/en-be/products/2180cbccpb

http://www.edilkamin.com/it/focolari_chiusi/focolare_forte.aspx

Nestes dois, o ventilador empurra o ar tal como eu gosto e acho 100% seguros, mas poderia ser aspirado com alguma segurança .

Os inseríveis são indicados apenas para uma saída ou duas num quarto próximo em que os ventiladores existentes consigam levar o ar.
Algumas marcas tem até uma peça para tapar parcialmente a saída de ar para a sala.

No seu caso para minimizar tem que fazer entradas de ar exterior para a sala, mas pode testar deixando durante a noite uma janela entre-aberta.

Ps.

Esses ventiladores normalmente possuem um termostato que acciona o ventilador logo receba ar quente. E ao ficar posicionado por cima recebe sempre ar quente quando o ventilador funciona. O seu termostato foi retirado ?

Jorge Santos
Voltar acima
amdias
Recém chegado

MensagemColocada: 19 Fev 2015 12:0    Assunto: Responder com Citação

Jorge Santos escreveu:
Boas

Ps.

Esses ventiladores normalmente possuem um termostato que acciona o ventilador logo receba ar quente. E ao ficar posicionado por cima recebe sempre ar quente quando o ventilador funciona. O seu termostato foi retirado ?

Jorge, peço desculpa da demora na resposta. O problema era precisamente esse! Como os técnicos que estiveram em minha casa não percebiam grande coisa de electricidade, eu mesmo montei a parte eléctrica ventilador.

Ora, o ventilador não tinha nenhum manual nem instruções de montagem e sem querer desactivei o termostato interno.

Agora, quando a temperatura do recuperador baixa, o ventilador desliga-se e já não vai tanto cheiro a fumo para os quartos.

No entanto, sempre que abro a porta para inserir madeira, tenho que ter o cuidado de desligar o ventilador. Caso contrário, se sair fumo ao abrir a porta, é logo aspirado para os quartos. Se se usar lenha que não esteja bem seca, o problema é ainda maior (pois a lenha mal seca produz ainda mais fumo).

Outro inconveniente deste sistema é que o teto dos quartos está a ficar amarelo, junto às saídas de ar. (outra prova que há fumo a ir para os quartos).

Tenho a esperança que para o ano, usando madeira mais seca, consiga eliminar de vez este problema do cheiro a fumo. É um risco para a saúde... Para já o problema está minimizado.

Um abraço e obrigado a todos!
Américo
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens