Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Tubo exaustão salamandra a pallets

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
andrear
Recém chegado

Registo: 27 Nov 2012

MensagemColocada: 09 Jan 2015 22:0    Assunto: Tubo exaustão salamandra a pallets Responder com Citação

Boa tarde a todos.

Moro numa casa, já há 5 anos, com aquecimento central por radiadores e uma caldeira de condensação a gás natural.
Estou satisfeito com a solução, mas nos meses mais frios e a ligar 4 horas por dia, a 19ºC gasto à volta de 100€/mês. Não acho muito dinheiro, mas gostava de gastar um pouco menos, ter o conforto visual da chama e ter a temperatura um pouco mais alta.

Desde que cá moro sempre que vem o tempo frio tento arranjar uma local para colocar uma salamandra, o problema é o local da chaminé que por não ter pré instalação e dadas as janelas e varandas que tenho é um pouco complicado.

Será que com uma salamandra a pallets posso colocar o tubo de exaustão na fachada sem que esta fique suja? Estava a pensar prolongar o tubo 15cm para fora e e colocar uma terminação a 45º para evitar a entrada de água. Também já me disse uma empresa instaladora que que posso colocar o tubo de exaustão a descarregar num recipiente com água, como a exaustão é ventilada vai funcionar e os residuos que eventualmente saiam ficar retidos na água. Será mesmo assim?

Agradeço comentários.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
chorao
Veterano do Fórum

Registo: 28 Mar 2006

MensagemColocada: 12 Jan 2015 10:0    Assunto: Responder com Citação

tem aqui várias fotografias de salamandras bem instaladas com tubo de fumos pelo exterior (na fachada) é questão de ler e ver as fotografias... http://www.sitiodaslareiras.com/condutas_salamandras_corretas.htm
Voltar acima
Observador
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005

MensagemColocada: 12 Jan 2015 10:0    Assunto: Responder com Citação

andrear.
Não, não pode deixar assim a chaminé.

E pela resposta que lhe deram, fuja desse instalador.

Por outro lado, já pensou que está a usar mal a caldeira?

E para quantos meses/anos de gás não lhe dará o investimento que irá fazer na salamandra?
Voltar acima
andrear
Recém chegado

Registo: 27 Nov 2012

MensagemColocada: 13 Jan 2015 0:0    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelas informações.

Definitivamente vou fugir do instalador que me deu essa dica.

Para colocar o tubo na fachada exterior é complicado, onde a queria colocar tinha de fazer vários desvios, o que ficava muito inestético.

Tenho numa divisão, no piso da sala, que uso como escritório uma corete que passa um tubo de 200mm que era para a caldeira a instalar na cave. Como para uma caldeira de condensação não pude usar esse tubo, que em inox, poderei instalar a salamandra nesse local, mas assim não fica na sala. Só teria de intersetar o tubo e liga-lo à salamandra.

Se a solução fosse fácil já tinha colocado a salamandra à muito...
Voltar acima
Alexandra Monteiro Lisboa
Recém chegado

Registo: 20 Dec 2005

MensagemColocada: 16 Jan 2015 21:0    Assunto: Responder com Citação

Caro André,

Penso que deve ter visto já diversas soluções no mercado de salamandra as pellets.

Pelo que entendo está a procurar uma salamandra a ar para a sua sala, e que já excluiu a hipótese de salamandras a pellets a água, para aquecer os seus radiadores de toda a casa, em vez da caldeira de condensação.

Antes de abordar a chaminé que é efetivamente o que me trás a este comentário, avalie se não faria bem em colocar uma hidro estufa (salamandra a pellets a água), pois pelo preço do gás paga o investimento em pouco tempo.

Indo agora para a sua pergunta inicial sobre a exaustão de fumos da chaminé.
Existem soluções (chapéus) para poder colocar na parede sem a sujar quando o equipamento está em funcionamento.
Este chapéu para pellets é em inox, ideal para utilização em chaminés de equipamentos a pellets.
Foi especificamente concebido para aplicações em aparelhos a pellets e está particularmente preparado para uma aplicação horizontal.
Garante-lhe uma máxima estanquidade ao vento e à água da chuva.

Pode ver a sua configuração e dimensões em :
http://www.ecocasamais.com/joo16/index.php/349/5/chamines/chapeu-pellets-inox-304-05-detail

Devo no entanto salientar que apesar de estes equipamentos terem tiragem forçada (trabalham em sobrepressão), necessitam de chaminé em altura tal como os que trabalham em depressão.

A solução que lhe apresento só deve ser usada quando de todo não é possível elevar a chaminé. Tente colocar pelo menos 1,5mts de tubo até ao chapéu para pellets.

Bom fim de semana.

Alexandra
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005
Local/Origem: Faro

MensagemColocada: 04 Fev 2015 1:0    Assunto: Responder com Citação

Quanto a descarregar o fumo dentro de agua...

Sim pode ser uma solução, desde que bem pensada!
Eu não diria para colocar a conduta dentro de agua pois pode dar erros na maquina, mas até pode não dar se acelerar a tiragem, tudo depende da maquina !

Mas uma cortina de agua resultava com certeza ! Basta que o ventilador de exautor de fumos accione um bomba de agua que faça circular e criar uma cortina de gotas na frente do fumo, como aliás se usa em muitos sistemas de filtragem a mais de 30 anos !

Mergulhada na agua... tenho que testar mas acredito que funcione em algumas maquinas!

Pergunte ao seu instalador se já testou e peça para ver !

Quanto à chaminé "especial" não é má, já fiz algumas, mas se o vento estiver de frente dá falhas em algumas máquinas e pode sujar a parede se o vento empurrar o fumo contra a mesma.

Jorge Santos
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens