Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Ligação vaso expansão aberto (dúvidas)
Ir à página Anterior  1, 2, 3

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
gagocoutinho
Recém chegado

Registo: 09 Fev 2014

MensagemColocada: 10 Set 2014 7:0    Assunto: Responder com Citação

Rafael escreveu:
Se a agua não circula pelo vaso está perfeito! e não circula porque a bomba está jusante do vaso, só agora vi as fotos Confused e se falhar a electricidade também funciona bem como segurança.
nao parece mas está exactamente como este que ainda nao se sabe se foi reparado http://forum.aglobal.com/viewtopic.php?p=20465#20465

Esse sistema parece simples e fiável em termos de funcionamento. Só com a utilização podem dizer mais alguma coisa.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Rafael
Veterano do Fórum

Registo: 18 Dec 2005
Local/Origem: Minho

MensagemColocada: 10 Set 2014 23:0    Assunto: Responder com Citação

Simples está, fiável sim, seguro também está não rebenta! da maneira que está pode acontecer o seguinte:
Se a bomba está entre o vaso e o recuperador vai buscar agua do vaso e mandar pelo respiro de novo para vaso.
Se a bomba estiver antes do vaso, e é isso que me parece quando todos radiadores estiverem abertos e dependendo do caudal na instalação é possível haver depressão no tudo do ida e fazer entrar ar pelo tubo de respiro Wink
Rafael
Veterano do Fórum

Registo: 18 Dec 2005
Local/Origem: Minho

MensagemColocada: 10 Set 2014 23:0    Assunto: Responder com Citação

Neto escreveu:
Na sua opinião, como deveria ser feita a ligação do vaso?

é muito fácil basta analisar o esquema do sistema do rsj que depois eu corrigi, http://forum.aglobal.com/viewtopic.php?p=20465#20465
ora veja ele ja tinha três tubos a ligado ao recuperador, depois do esquema corrigido ficou com quatro e o seu recuperador só tem dois!
Neto
Participante moderado

Registo: 09 Dec 2009

MensagemColocada: 13 Out 2014 8:0    Assunto: Responder com Citação

Boas a todos!!

Estou com uma pequena dúvida em relação à configuração do recuperador.

Na altura da montagem, programaram o recuperador para ligar a bomba circuladora quando a temperatura da água atingisse cerca de 50º.

Acontece que, quando a bomba circuladora liga, "leva" a água quente do recuperador para os radiadores e, como é óbvio, entra água fria. Entrando água fria, a temperatura da água do recuperador desce e desliga a bomba, pelo menos até voltar a ter os tais 50º.

Anda nesse sobe e desce, liga desliga, por algum tempo até estabilizar. Depois normaliza.

A minha dúvida é: Esta é a melhor configuração ou aconselham-me outra?

Esta dúvida surgiu-me porque, ontem, na casa do meu pai, reparei que ele tem o sistema dele configurado para ligar a bomba por volta dos 30º. A primeira impressão que fiquei, foi que os radiadores aqueceram mais depressa. Claro, foi só uma primeira impressão.

Obrigado desde já Wink

Vitor Neto
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
gagocoutinho
Recém chegado

Registo: 09 Fev 2014

MensagemColocada: 13 Out 2014 10:0    Assunto: Responder com Citação

Esse ligar e desligar repetitivo, o que acontece no arranque, implica maior nº de arranques por hora da bomba.
Nota: algumas marcas de bombas tem numero limite de arranques por hora e acabam por danificar e caso de garantia perdem.

Para evitar essas situações e de condensações (normalmente em grandes sistemas) com bastante inercia (volume de água) são utilizadas válvulas anti-condensação, com a seguinte função;

"A válvula anti-condensação, utilizada nas instalações de aquecimento com caldeira a combustível sólido, regula automaticamente, para o valor de regulação, a temperatura da água de retorno à caldeira, prevenindo a formação de condensação do vapor de água contido nos gases."

Do género desta;
http://www.caleffi.com/sites/default/files/file/01223_en.pdf
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens