Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Aquecimento central

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
raven
Recém chegado

Registo: 09 Jan 2009

MensagemColocada: 31 Jan 2011 14:0    Assunto: Aquecimento central Responder com Citação

Bom dia,
Eu tenho em minha casa uma instalação de aquecimento central por caldeira a gás ou recuperado de calor com acumulador de água. Como o gás (propano 45kg) está ao preço que se sabe, eu uso maioritariamente o recuperador de calor para o aquecimento da casa.

Este sistema funciona relativamente bem com o único inconveniente de apenas ser possível aquecer a casa 2-3h por dia (tempo que passo acordado em casa), nas restantes horas não tenho quem me ponha aquilo a arder e o mantenha com lenha. Apesar de ser económico, o conforto é muito baixo e cada vez que acendo o recuperador tenho que tentar aumentar drasticamente a temperatura, o que não é muito sustentável. Para usar a caldeira só para manter a temperatura não me chegam 4 garrafas por mês.

Posto isto, já devem concerteza compreender a minha frustração por ter uma casa bem isolada, aquecimento central e raramente ter uma temperatura de conforto.

Nestes últimos dias tenho pensado numa alternativa. Queria substituir a caldeira a gás por um termoacumulador com um permutador de calor. Esta situação permitir-me-ia aquecer as águas sanitárias no inverno quando ligo o recuperador, só não tenho a certeza que sirva para aquecimento. A minha intenção é ligar sempre o recuperado à noite aquecendo a casa e a água do termoacumulador. Quando o recuperador apaga, a água do aquecimento central continua a circular e é aquecida por permuta de calor com a água que está no termoacumulador. Esta água seria mantida quente pela resistência do termoacumulador durante as horas de vazio (energia mais barata).

As minhas questões são as seguintes. Será que o termoacumulador permitirá ter um caudal recirculante contínuo de 800-1000L/h com água a 60-80ºC usando exclusivamente a resistência eléctrica? O permutador de calor terá um rendimento suficiente que permita operação inversa de transferência de calor da água do termoacumulador para o sistema de aquecimento central?

Agradeço desde já a vossa opinião sobre este sistema ou então sugestões para soluções alternativas que possam resolver o meu problema.

Cumps
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens