Índice do Fórum forum.aglobal.com
forum.aglobal.com
Fórum da Aldeia Global

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

recuperador????
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
nandogonca
Recém chegado

Registo: 17 Out 2008

MensagemColocada: 28 Jul 2010 11:0    Assunto: Responder com Citação

Obrigado a todos pelas respostas, só uma dúvida, este sistema de insuflar ar através de um motor do lado de fora, vai injectar ar no carter, certo??? então pelo que diz o sr observador, tinha que ter outro tubo a vir buscar o ar para a caixa de combustão?
É isso??
Armando Franca as outras casas de banho terão janelas por isso não necessitam daqueles respiros, mas até posso meter para tirar o vapor que se forma ao tomar banho, dos ditos respiros.
Eu ainda estou a ultimar os últimos pormenores no projecto e tudo o que disserem que possa melhorar o ar dentro de casa melhor.
Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Observador
Veterano do Fórum

Registo: 19 Dec 2005

MensagemColocada: 28 Jul 2010 12:0    Assunto: Responder com Citação

nandogonca escreveu:
Obrigado a todos pelas respostas, só uma dúvida, este sistema de insuflar ar através de um motor do lado de fora, vai injectar ar no carter, certo??? então pelo que diz o sr observador, tinha que ter outro tubo a vir buscar o ar para a caixa de combustão?
É isso??

O ar (para a combustão) deverá vir do exterior da habitação.
Poderá ser efectuado um "pré-aquecimento" se passar "encostado" à chaminé.
Voltar acima
nandogonca
Recém chegado

MensagemColocada: 28 Jul 2010 13:0    Assunto: Responder com Citação

Então fora esse ar para a combustão será necessário esse outro tubo com um motor a insuflar ar novo para o carter, certo???
A minha questão era acerca desse ar que será introduzido na casa para ser aquecido no carter e injectado nos quartos/ sala. o outro tubo em princípio não haverá problemas, visto que esse ar sairá naturalmente pela chaminé.
Voltar acima
Observador
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 28 Jul 2010 14:0    Assunto: Responder com Citação

nandogonca escreveu:
Então fora esse ar para a combustão será necessário esse outro tubo com um motor a insuflar ar novo para o carter, certo???
A minha questão era acerca desse ar que será introduzido na casa para ser aquecido no carter e injectado nos quartos/ sala. o outro tubo em princípio não haverá problemas, visto que esse ar sairá naturalmente pela chaminé.

Não sei o que considera "o carter".
O ar de que está a falar é o ar necessário à combustão.
Esse é que deve provir do exterior.
Voltar acima
nandogonca
Recém chegado

MensagemColocada: 28 Jul 2010 15:0    Assunto: Responder com Citação

Aquela caixa que fica à volta da caixa de combustão por onde saem os tubos que levam ar para os quartos.
Essa caixa não é alimentada por ar renovado vindo do exterior através de um motor????
Voltar acima
Observador
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 28 Jul 2010 15:0    Assunto: Responder com Citação

nandogonca escreveu:
Aquela caixa que fica à volta da caixa de combustão por onde saem os tubos que levam ar para os quartos.
Essa caixa não é alimentada por ar renovado vindo do exterior através de um motor????

Para quê?
Voltar acima
nandogonca
Recém chegado

MensagemColocada: 28 Jul 2010 17:0    Assunto: Responder com Citação

Naquelas imagens do sitio das lareiras, aquele motor que metem do lado de fora é só para a caixa de combustão???
sempre fiquei com a ideia que esse tubo que com auxilio do motor injectava ar novo no carter...
Voltar acima
Observador
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 28 Jul 2010 18:0    Assunto: Responder com Citação

nandogonca escreveu:
Naquelas imagens do sitio das lareiras, aquele motor que metem do lado de fora é só para a caixa de combustão???
sempre fiquei com a ideia que esse tubo que com auxilio do motor injectava ar novo no carter...

Para quê?

O que é consumido (ar) é na queima, não na circulação.
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

Local/Origem: Faro

MensagemColocada: 29 Jul 2010 1:0    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Srº Jorge Santos, o engenheiro que me está a fazer o projecto, surgiu-me com uma questão que nunca tinha pensado antes.
Ao falar-lhe sobre a insuflação de ar fresco e renovado para o recuperador, ele pôs-me uma questão que me deixou também em dúvida.
"Se vai introduzir ar renovado para dentro de casa, por onde sai o que está a mais????"
Resumindo, ao insuflar-mos ar para dentro de casa (na ordem dos 400 a 600 m3/h), como é que ficamos dentro de casa com umas horas valentes a insuflar essa quantidade de ar, sem abrir portas e janelas, e assumindo que a casa está bem isolada???
Não vai criar pressão, ou lá o que seja???
Explique-me este pormenor que não sei a resposta.

Viva

O seu eng. deve ser um miúdo inexperiente Very Happy

Na verdade nunca pode ter uma casa totalmente calafetada, seria muito mau, pois precisa de oxigénio para respirar, por isso existe até já um novo regulamento que obriga o uso de entradas de ar pelos quartos etc... Esse seu Eng não deve estar a para dos novos regulamentos.

Voçê tem sempre por onde sair o ar. W C, Saída do exaustor da Cozinha, entrada de ar da cozinha, saída de fumos do próprio recuperador se o mesmo não for estanque.

Tem que ter boas saídas de ar das WC senão fica com a casa cheia de bolor com as humidades dos banhos, e depois culpa a tinta ou o construtor.

Essa discussão sobre a entrada de ar Exterior já eu tive com um cliente à mais de 20 anos, era um alto dirigente de uma das maiores empresa nacionais, Eng. de electrotécnico de formação.

Aconselhou-se com colegas e eles disseram o mesmo que o seu amigo eng.

Para resolver a questão, o que eu fiz foi colocar duas entradas a alimentar o ventilador, uma exterior e outra interior.

Ao fim de 15 dias pediu-me para ir tapar a interior, pois o rendimento era o mesmo e ele preferia ter ar novo em casa a ter ar saturado.

Agora esse ar deve ser filtrado.

Bem, mas pode fazer como eu tenho em minha casa, fica sempre melhor.

Eu tenho o ventilador na rua com entrada de ar exterior, depois tenho outra entrada de ar da própria sala, mas com um tubo comprido para evitar os barulhos.
Alem disso tenho uma entrada de ar interior que vai buscar o ar à parte mais alta de casa, ou seja à caixa da escada.

Pode sempre melhorar, aliás em Ar condicionado por condutas, há sempre uma entrada de ar novo e outra da casa, agora sem entrada de ar exterior isso nunca, até que o ar com o uso continuo de um bom recuperador acaba por ficar muito seco de desagradável, é o que dizem...

Agora em relação ao ar da combustão, muitos recuperadores já têm essa entrada que deve ser ligada directamente ao exterior, ou então adapta-se. Pois o recuperador consome ar da casa, e se não tiver entradas o fumo volta para tráz.

Mas se tiver insuflação de ar novo no circuito de recuperação (com o carter) Esse ar é mais que suficiente.

Agora faça o pergunta ao seu eng. que ele até vai andar de lado....

Pergunte onde vai o exaustor da cozinha buscar o ara quando o mesmo está ligado. Repare que insuflar ar pelo recuperador ou extrair com o extractor da Cozinha vai dar no mesmo.

Numa casa bem vedada, sabe onde o exaustor vai buscar o ar ?

Às saídas de WC que passam a ser entradas e às saídas de fumos das lareiras. Eu sei de um caso em que arrancaram um recuperador, porque cheirava a fumo mesmo com o recuperador apagado. E isto durou 5 anos.

Um dia fui chamado a ir lá "cheirar" ...

Quando vi o "filme" fui logo direito ao esquentador e antes de o abrir eu disse logo que deviam mandar prender o instalador do esquentador, pois a segurança devia estar desligada.

E ele dizia que não... Ao abrir era mesmo assim o FD* desligou o termopar e podiam ter morrido todos na casa nesses 5 anos.

Borraram-se tanto que foram logo mandar abrir uma entrada de ar exterior na WC. E o recuperador novo levou tb uma entrada de ar novo.

Mas há malta muito burra e eu estou a falar de malta com formação em Eng. Tec. Civil. Estou farto de discutir e explicar que as cozinhas têm que ter entrada de ar exterior para alimentar o exaustor, e olhe que neste momento ando em 4 casas que possuem "ilhas" em que sacam da casa 2.000 m/3 p/ hora.

De onde vem esse ar ? È claro que este inverno vou rir com todos eles.

Mas quando o dono da casa é esperto e investiga, usa o bom senso e faz como deve ser.

Se é burro confia nos Eng. Tec. com um curso de 3 anos, e alguns ate de 5 sem nunca terem visto um obra.

E dias um viu gesso com sisal e perguntou-me que material era aquele.

Ao que eu respondi gesso com sisal e ele começou a rir e a dizer isso para o calor ?! Ao que eu respondi perguntando então diga lá o que se deve meter? Ficou logo vermelho .

Bem pergunte ao director do seu curso e ele atrapalhado. Quer ligar para ele ? tenho aqui o numero dele disse eu. O Puto até mudou de cor, pois estávamos ao pé do cliente.

Eu vou ligar e perguntar se na casa dele o gesso com sisal já rachou quer ? Não não vale a pena replicou o rapaz.

Voçê nem imagina o que se passa nas obras com tanta ignorância que há por aí, devido ao facilitismo do ensino em Portugal.

Bem mas me descuidei a escrever, só espero não ter dado muitas patadas pois já nem vou reler.

Jorge Santos
Voltar acima
nandogonca
Recém chegado

MensagemColocada: 29 Jul 2010 15:0    Assunto: Responder com Citação

Muito obrigado pela sua explicação, eu sei que há por ai muito pato bravo, por isso é que gosto de me informar do básico e às vezes até me interrogo, será que custa alguma coisa aos profissionais se actualizarem???
E há aqueles que falamos de um produto "novo" melhor e eles simplesmente dizem "- Isso não presta." porque não dizem antes, "- Olhe eu não tenho conhecimentos desse material." e informem-se...
Mas voltando ao tema, só fiquei com uma dúvida, então basta uma entrada de ar para o recuperador??
Que dará tanto para a caixa de combustão como para o carter, que leva o ar para a habitação???
E ao existir só um tubo não corremos o risco do fumo da caixa de combustão se misturar com o ar que está no carter??? Por exemplo ao ligar o exautor da cozinha não puxará o fumo que já ia a caminho da chaminé???
Não sei se me está a entender???

Em relação a entradas de ar, já estou mais esclarecido, coloco uma na lavandaria que fica ao lado da cozinha, nos wc e nas janelas da cozinha coloco as grelhas que se mete no perfil.
Voltar acima
Miguel
Veterano do Fórum

Registo: 17 Set 2006
Local/Origem: Cantanhede

MensagemColocada: 01 Ago 2010 23:0    Assunto: Responder com Citação

Boas

Em relação a este assunto, posso contar uma coisa curiosa que me aconteceu na minha casa.

Tenho um recuperador a pellets na sala que partilha a mesma chaminé do exaustor da cozinha, embora a chaminé esteja dividida por dentro e tanto o exaustor como o recuperador tenham as suas condutas até áo topo quando ligo o recuperador nos momentos iniciais da queima reparava que saia fumo pelo exaustor Shocked

Nesses primeiros momentos da queima, sái sempre uma bafurada de fumo que depois não fáz mais mas por algum tempo não entendia como é que o fumo descia cerca de 5m e saia pelo exaustor Question

Claro que com os comentários daqui do pessoal aprecebi-me da situação Very Happy se há ar a sair da casa para a rua, tem que entrar por algum lado...e neste caso arrasta o fumo com ele Very Happy

Soluções? Se não estiver muito frio, abro ligeiramente a janela da cozinha por um pouco, caso contrario, ligo o exaustor Very Happy

De qualquer modo, estas situações podem baralhar muito as pessoas e estas podem andar anos com os problemas e as soluções são tão simples.

Cumprimentos

Miguel Seabra
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Jorge Santos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 02 Ago 2010 0:0    Assunto: Responder com Citação

Amigo Miguel, pois pode ser essa uma das causas, mas o ideal seria ter uma entrada de ar para o aperelho e pellts, pois quase todos até têm a entrada de ar da combustão separada.

No seu caso se colocar um T ou um H em cada ponta ou apenas na chaminé da cozinha esse problema pode acabar, mas não é nada garantido como sabe.

Citação:

E ao existir só um tubo não corremos o risco do fumo da caixa de combustão se misturar com o ar que está no carter??? Por exemplo ao ligar o exautor da cozinha não puxará o fumo que já ia a caminho da chaminé???
Não sei se me está a entender???

Bem é mesmo como pensa, esse problema pode acontecer, se bem que ao ter uma entrada de ar no recuperador e outra na cozinha não é fácil, mas pode acontecer por exemplo no arranque do recuperador ou com o recuperador parado voltarem os cheiro para tráz.

O ideal seria um ligação directa só para a combustão, mas isso só existe em alguns (poucos) recuperadores, e essa entrada tem que ser regulada, pois não basta uma abertura da câmera de combustão para o exterior.

Quanto à malta recém licenciada que pouco ou nada sabe, na verdade tudo dependa de escola dos professores e até dos pais.

Posso tb acrescentar que conheço alguns ex alunos de péssimas escola de engenharia (e é que se pode chamar isso) que hoje são excelentes profissionais, pois tiveram a sorte de apanha no terrenos bons mestres.

Mas lá foram não acabam um curso sem saber pregar pregos, aqui desprezam que prega pregos mas um dia vai mudar, pois hoje já há pouco empregos para quem nada sabe fazer, até para os que sabem até dificel.

Amigo nandogonca nunca deixe de investigar e de fazer perguntas, sobretudo a quem trabalha para si, pois só assim perceberam se quem o rodeida sabe alguma coisa, e faça as perguntas repetidas e em varios dias e formuladas de maneiras diferentes
Smile

Jorge Santos
Voltar acima
nandogonca
Recém chegado

MensagemColocada: 02 Ago 2010 16:0    Assunto: Responder com Citação

Ok obrigado, tenho que perguntar nas lojas de especialidades, mas eu pergunto aqui porque sei que há pessoal que percebe da poda, porque já há algum tempo atrás andei a ver algumas lojas (e algumas de renome), e quando disse que não seria preciso lãs minerais, eles olhavam para mim com cara de espanto.
Por isso tento perceber um pouco de tudo, para não ir de olhos fechados, nem que seja para avaliar quem percebe do assunto.
Obrigado pelas dúvidas tiradas, só ,mais uma questão, - só preciso de ter em atenção (na fase da estrutura) para deixar já o tubo da chaminé certificado, a ligação para a entrada de ar exterior e local para colocar o motor a insuflar (será sempre preciso esse motor certo?? e não há motores mais pequenos que aqueles que mostra nas fotos??) e um ponto de luz para o recuperador.
Voltar acima
Jorge Santos
Veterano do Fórum

MensagemColocada: 08 Ago 2010 23:0    Assunto: Responder com Citação

Bem, para já tem que colocar a conduta inox certificada, com 200 mm pois dá para quase todos os recuperadores.

Depois tem que colocar um ponto de luz na zona do recuperador, mas ao lado e não ao centro. O ideal é deixar uma caixa de ligação fora da hotte e um tubo dessa caixa para o interior da hotte, depois logo cortam e ligam.

Quanto às entradas de ar exterior, eu deixaria dois tubos que pode ser em pvc, um de 120 e outro de 150, pois assim se optar por um recuperador com entrada de ar directa para a combustão tem sempre um tubo para ligar e o outro pode ser usado para entrada de ar na hotte ou para insuflação de ar exterior, seja com o motor na rua ou dentro da hotte.

Se ponderar a hipótese de colocar um motor no exterior aí tem que deixar um tubo para passar um cabo eléctrico da caixa que falei até à zona onde irá aplicar o ventilador.

Só assim ficará apto para todas as situações, se bem que não sei se alguém se vai "atrever" a colocar um ventilador no exterior, a maioria dos instaladores foge logo.

Se o recuperador for só para a sala, pode usar um ventilador mesmo na hotte, pois há-os com regulador de velocidade e silenciosos.

Note que nem sempre os recuperadores mto caros são bons.

Jorge Santos
Voltar acima
nandogonca
Recém chegado

MensagemColocada: 11 Ago 2010 0:0    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelas respostas.
Outra dúvida, esses tubos que vão buscar ar ao exterior, podem ser colocados no sotão (não será usado e será ventilado), porque, a parede mais próxima do recuperador é a fachada principal e logo ao lado da porta principal. Se não for essa parede, a mais próxima fica à volta de 7 metros.
E no máximo com quantos metros esses tubos podem ficar??
Em principio será para levar ar quente para 4 compartimentos sendo um deles a quase 7 metros sempre no mesmo nível (casa térrea).
Ainda não me preocupei com a escolha do recuperador, só me preocupa deixar tudo pronto em obra para depois não andar a partir tudo...
Voltar acima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum forum.aglobal.com -> Fórum Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
Página 6 de 7

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens